Primeiro debate entre candidatos a prefeito de Toritama

 Edilson Tavares e Andson Nunes eleva nível do debate, enquanto Arimateia e Nelson Caetano forma o mais do mesmo.

Na noite de ontem aconteceu o primeiro debate tão esperado pela população toritamense. O grupo Avant Comunicação e mídia, através do Santa Cruz Online, Blog do Ney Lima e plataformas parceiras, levaram até o povo as ideias de cada candidato que postula ao cargo do executivo municipal, no próximo dia 15 de novembro.

Dos cinco candidatos a prefeito que temos em Toritama, quatro se fizeram presentes ao debate, o Prefeito Edilson Tavares, o professor Andson Nunes, o Presidente da Câmara José de Arimateia e Nelson Caetano Sobrinho.

Entretanto, vimos que apenas dois candidatos estavam realmente preocupados em mostrar projetos para a cidade. O prefeito e candidato à reeleição Edilson Tavares e o professor Andson Nunes que é candidato pela primeira vez, os dois chamaram a atenção pelo alto nível do debate entre eles, embora em um breve estante o debate tenha saído da proposta para Toritama e ido para o lado pessoal entre os candidatos.

Já os candidatos Arimateia e Nelson não passaram de mais do mesmo, acusações muitas vezes sem provas e direcionadas ao prefeito, esquecendo de oferecerem seus planos de governo para a população.

Edilson apostou em alguns momentos no contra-ataque, respondendo de forma firme a acusações de Nelson e Arimateia quanto a sua gestão, também deixou de responder indagações importantes como a compra do gerador para o hospital municipal que segundo o mesmo havia comprado e a queda da nota do IDEB na educação, mais também apresentou suas propostas para Educação, Saúde e Infraestrutura da cidade.

O professor Andson Nunes mesmo sem experiência na política, apresentou suas propostas para Educação, área que o mesmo diz amar muito e parece que será o carro chefe de um possível governo. Porém quando indagado por Edilson de o porque não se apresentar para trabalhar no município quando sua licença havia terminado, o mesmo disse ter conseguido o direito através da justiça e que nele o prefeito não mandaria.

Quanto a Arimateia o homem mais experiente da política esbarrou em um discurso copiado por sua assessoria, e por muitas vezes se contradizia mesmo lendo ainda não falava as coisas claramente para a população, e se orgulhava de ter construído o parque das feiras, empreendimento este que é privado e que o mesmo era vereador na época que foi construído. Esbarrou muito em seu passado, mais esqueceu de explicar ao professor Andson Nunes e ao prefeito Edilson o que marcou sua história política dentro de Toritama a 38 anos, 3 deles dentro do atual governo aprovando e sendo conivente com tudo aquilo que hoje o mesmo repudia desta mesma gestão.

Nelson usou toda artilharia contra o atual prefeito e a única coisa que falou que estava dentro do seu plano de governo, foi dizer que iria exterminar com as muriçocas da cidade, e ficou num jogo de compadre e comadre com o presidente da câmara legislativa que até parecia que foi combinado, ou que Nelson ao final do debate iria anunciar a desistência de sua candidatura e a parti de então votaria no vovô.

Por tanto meus amigos este foi o primeiro debate histórico que foi realizado na cidade de Santa Cruz, com os candidatos a prefeito da cidade de Toritama, e agora cabe a você eleitor avaliar quem dos 5 candidatos merece governar a cidade pelos próximos 4 anos.

Por Éder Tenório.