*CALENDÁRIO DO PLANO DE CONVIVÊNCIA ATÉ A ETAPA 11 OU O “NOVO NORMAL”*

Serviços de alimentação têm horário e lotação ampliados. Eventos sociais e culturais serão liberados

_Restaurantes, bares e similares de todo o Estado poderão estender funcionamento até meia-noite e preencher até 70% de sua capacidade a partir de amanhã (24). Eventos para até 100 pessoas serão liberados na segunda-feira que vem para as Geres que chegarem à Etapa 9 do Plano de Convivência_

 

*Recife, 23/09/2020 –* A retomada da economia de Pernambuco dará novos passos. Serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, terão carga horária de funcionamento estendida em mais duas horas e passarão a operar das 6h até meia-noite a partir desta quinta-feira (24). A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%. A decisão vale para as cidades que vão avançar para a Etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19.


“Os primeiros dois meses foram de ajustes para o setor de alimentação. Tivemos problemas pontuais, mas a maioria dos estabelecimentos se mostrou adaptável. Eles conseguiram retomar a rotina como um ambiente controlado e seguro para os clientes e, por isso, decidimos ampliar a carga de funcionamento do setor, já que quase todo o Estado se encontra na ‘área verde’, que significa a estabilização da queda dos casos de contágio”, avalia o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. 


Com a mudança, a distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro. Vale ressaltar que todas as regras para se evitar a disseminação do coronavírus, como a exigência de máscaras para os clientes que não estiverem nas mesas, continuam a valer e podem ser consultadas no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção “protocolos setoriais”.


A partir da próxima segunda-feira (28), os municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) 1, 2, 3, 4 e 12 chegam à Etapa 9 do Plano. Com isso, será liberada a realização de eventos sociais e culturais, assim como a reabertura de cinemas e teatros, com limite de público de até 100 pessoas ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor. O Governo de Pernambuco também divulgou, nesta quarta-feira (23), o cronograma de entrada nas Etapas 10 e 11 para todo o território pernambucano. “A estabilidade dos dados epidemiológicos nos permitiu prever um cronograma para a reta final do Plano, até o que se convencionou chamar de novo normal”, frisou o secretário.


Já as Geres 9 e 10, cujas cidades-polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão, avançam na semana que vem da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de Museus e Espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores. 


Caso os números dos níveis de contágio se mantenham em níveis controlados depois de duas semanas na Etapa 9, as Geres 1, 2, 3, 4 e 12 avançam para a Etapa 10 no dia 12 de outubro. Serão liberados os eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas e os parques de diversão.


CONFIRA O STATUS DAS 12 GERES NA SEMANA QUE SE INICIA NO DIA 28 DE SETEMBRO:


*I GERES (Etapa 9)* – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.


*II GERES (Etapa 9)* - Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.


*III GERES (Etapa 9)* - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.


*IV GERES (Etapa 9)* - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.


*V GERES (Etapa 8)* - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.


*VI GERES (Etapa 8)* - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.


*VII GERES (Etapa 8)* - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.


*VIII GERES (Etapa 8)* - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.


*IX GERES (Etapa 8)* - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.


*X GERES (Etapa 8)* - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.


*XI GERES (Etapa 8)* - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.


*XII GERES (Etapa 9)* - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba.

Da Assessoria de Imprensa.