Na campanha das redes sociais e o apego aos pequenos detalhes, o que de fato reflete a verdade? A opinião pública ou a alienação política?



Bem ou mal avaliados?


No jogo político é natural que cada um dos grupos em disputa apresente vantagens em relação ao seu seguimento, até para não se entregar ao discurso de derrota, porque quem entra na disputa é para vencer, mesmo que a situação não seja das melhores.

Em Toritama, um fator curioso têm demonstrado preocupação em alguns grupos. Uma enquete de rádio com duração de menos de 20 minutos, computou um número de pouco mais de 150 comentários de populares sobre a pergunta: Se as eleições fosse hoje em quem você votaria para prefeito?. O levantamento mexeu com os partidários oposicionistas, por que os números não lhes foram favoráveis, deste modo se utilizaram da acusação de ter sido manipulada, pelo fato do diretor da emissora ser funcionário público. Um detalhe que não faz muita diferença, pois o comunicador do horário não comunga dos mesmos ideais manipuladores oriundos da base governista. Talvez por isso a credibilidade hoje dos comunicadores do município, passe pelo fator individual e não coletivo dos meios de comunicação, que hora ou outra são desmoralizados por suas ligações com o poder executivo. 

Mas voltando para o cenário de preocupação dos opositores em relação aos números da pesquisa, tudo isso se dá porque dos 149 votos válidos, 99 foram para o atual gestor, contra 37 do pré-candidato do PSD. Segundo a oposição, esses números foram por motivos de propaganda interna da realização da enquete, dentro do grupo da situação, de forma antecipada, para garantir vantagem ao prefeito. 

Alguns detalhes porém, chamam atenção sobre as explicações para o fenômeno dos números computados. A enquete foi realizada no último dia 28, e algumas lives de entrevista sucederam o levantamento supostamente "manipulado", coincidentemente o Prefeito e o Presidente da Câmara estavam no ar no mesmo horário, na noite da última terça-feira (28), e assim como a enquete, a vantagem para o Jacaré aumentou em cerca de 200%, no número de internautas que acompanhavam as entrevistas paralelas. Com isso, surgem as dúvidas, se de fato o questionamento da oposição é válido, haja visto que os números refletem a situação da oposição dividida. Os pré-candidatos oposicionistas não empolgam o público? ou realmente eles não conseguiram agradar o público com seus discursos enfadonhos e repetitivos? Este último é o que acredito ser o mais provável. E quando o povo não acompanha a agenda do seu próprio nome para a disputa, a situação realmente fica difícil. É bem verdade também que os altos números de espectadores nas lives do gestor, se dá muito pela participação direta de funcionários do quadro público, mas este é um direito que lhe assiste, até porque quem está na oposição é quem deve conquistar.

É válido se perguntar também, se realmente existem levantamentos internos que apontam a oposição com grande crescimento na luta pelo executivo, porque existe tanta preocupação com uma simples enquete de rádio? Muitas perguntas surgem neste contexto, e só teria um jeito de resolver a situação, ou realizar uma pesquisa manipulada para cada grupo satisfazer o seu ego, ou algo mais complexo, que seria os políticos começarem a trabalhar a política com maior profissionalismo e seriedade, pois brincando de ser homens públicos, a estratégia não está funcionando.

O perigo de tudo isso, é a construção do debate político em meio à campanha, já que ainda faltam mais de três meses para o pleito, e uma enquete sem valor científico ta mexendo tanto com os ânimos dos oposicionistas, como será quando forem registradas as pesquisas? Inclusive a tão famosa pesquisa de João Bertulino.

Está na hora dos políticos e seus pares pensarem mais na cidade, porque a preocupação apenas com as mensagens de redes sociais, e suas enquetes, está deixando a discussão das necessidades do município em segundo plano. Mas há quem diga que ama Toritama.

Por Jessé Aciole