Como está o cenário político toritamense em meio a pandemia do coronavírus.

A cada dia os números de contaminados do novo coranavírus em Toritama tem aumentado, mas mesmo assim vemos lives, reuniões da Casa Legislativa da cidade e várias redes sociais sendo utilizadas para fazer a famosa política, parece que as mídias sociais ditarão o ritmo da campanha eleitoral deste ano. E olhe que o Superior Tribunal Eleitoral - TSE, ainda não definiu se vai ou não prorrogar as eleições de outubro para Novembro ou Dezembro.

Falando um pouco dos possíveis pré-candidados a prefeito da cidade, começamos pelo atual prefeito Edilson Tavares, que vai à disputa da sua reeleição. Em várias entrevistas o mesmo fala que neste momento está preocupado com a administração da cidade e também no combate à covid-19, mas não tem se furtado de responder quando questionado sobre perguntas em relação ao que vem acontecendo na parte política da cidade de Toritama.

O Presidente da Casa Legislativa, o Sr. José de Arimateia por sua vez, depois que saiu da base governista em dezembro do ano passado, não tem se furtado em mostrar as falhas do governo e principalmente dizer que o governo é feito apenas de mídia e perseguição. Porém o Vovó como é conhecido carinhosamente pelo grupo político, diz em suas lives, que tem feito todas as semanas, por que não tem espaço nas emissoras de rádios da cidade, por isso tem feito suas lives todas as semanas para deixar a população toritamense bem informada. Vale ressaltar que José de Arimateia tem sua mídia na câmara de vereadores todas as quintas-feiras quando as reuniões são transmitidas ao vivo pela rádio líder fm, sem contar com as participações dentro da programação de maior audiência da cidade, o Tribuna do Povo. O Vereador ainda está fazendo sua mídia pessoal junto com seu grupo político, mas não podemos deixar de falar que Ariamteia tem se empenhado em juntar ainda mais as oposições de Toritama em prol do seu projeto político.

A surpresa podemos dizer assim é o sumiço do pré-candidato Adgelson Chagas que depois do começo da pandemia do novo coronavírus, - segundo informações está se guardando pois faz parte do grupo de risco, por isso o motivo de sua ausência, - porém é questionado o porque de não fazer mais as suas lives como vinha fazendo antes, e surge a pergunta: estaria Adgelson desistindo de sua pré-candidatura? Isso só o tempo vai dizer.

Outra pré-candidata que sumiu do cenário político foi a Prof. Irenilda Tavares, pois segundo informações apuradas pela nossa reportagem do Blog, a mesma também é do grupo de risco, mas no seu lugar, seu irmão Nelson Caetano tem feito lives todas as semanas nas mídias digitais. Com isso houve especulações durante esta semana, que o mesmo estaria assumindo no lugar de sua irmã a pré-candidatura a disputa da prefeitura de Toritama. Vale ressaltar que a nossa equipe de reportagem futuramente entrará em contato com Nelson Caetano para saber se sua irmã permanece como pré-candidata ou se isso seriam meras especulações.

Sendo assim este é o cenário político na capital do Jeans em meio a pandemia do coronavírus. Mesmo de forma tímida em relação as últimas eleições na cidade, parece mesmo que a mídia digital mudará o costume da cidade acostumada a viver intensamente as campanhas políticas, abrindo espaço para um debate digital.

Por Éder Tenório.