Resumo de mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Toritama-PE.


Na manhã desta terça-feira aconteceu mais uma reunião ordinária na Casa Legislativa de Toritama, acompanhe agora a fala de cada vereador que usou a tribuna.


Vereador Arimatea: Iniciou sua fala mandando abraços e se colocando a disposição para ajudar a mesma naquilo que for possível. E disse que a mesma é um símbolo na nossa política local.

Voltou a cobrar explicações sobre o aparecimento de novas bancas de feiras de confecções. Chamou de: "A farra dos bancos". Disse que pessoas ligadas a vereadores e os próprios vereadores da base governista.

Disse que é mais uma contradição do atual gestor, que pregou uma coisa na campanha e na prática vem fazendo outra. E parabenizou o vereador José Carlos pelo pedido de explicações sobre essa farra dos bancos.

Também reclamou que está havendo falhas na distribuição de medicamentos. E citou que há pessoas há três meses sem receber sua medicação. E chamou de atitudes vergonhosas por parte do governo municipal. Mas que irá tomar as providências necessárias.


Vereador Morica: Falou que apesar dos transtornos que está ocorrendo, as obras estão acontecendo para atender as demandas da população, em especial as obras de requalificação da feira de confecções. Rasgou elogios ao ex-secretário de desenvolvimento econômico pela condução da pasta.

Disse que as obras e ações do governo municipal estão todas no portal da transparência. Disse que o seu desejo é que a cidade se desenvola e cresça mais. Disse que a cidade está sendo preparada para atender aqueles que vem pra fazer compras em Toritama.

E que em breve teremos mais um dia de feira, pois foi mais uma promessa feita pelo atual gestor e que ele acredita que vai dar certo. E por fim disse que os vereadores de oposição estão dando atenção as Fake News e isso é prejudicial.

E deisse que o ex-secretário é uma pessoa séria e honesta. E que em breve as criticas serão revertidas em elogios.


Vereador Ferrerinha: Falou de sua alegria de poder está naquela casa legislativa para bem representar o povo e o governo municipal.

Disse que tem corrido dioturnamente para atender as demandas da população. E citou suas cobranças junto ao governo e que tem sido correspondido em todas as demandas.

Falou de seus requerimentos apresentados na casa legislativa e que todos são de suma importância para a população. E citou o caso da 'Rua dos 3 Postes'.

E disse que o governo atual tem compromisso com o povo.


Vereador Mava: Mais uma vez fez um resumo e uma reflexão de seus trabalhos dentro e fora da casa legislativa. Falou de seus projetos apresentados em mais uma reunião e destacou a criação da semana de combate ao diabetes.

Pois a cidade tem sofrido com tal enfermidade. Falou também de seu pedido para que a prefeitura construa uma lavanderia mais moderna no hospital.

Também cobrou que a prefeitura possa ajudar no abastecimento de água as comunidades, principalmente as mais carentes, através do carro pipa.

Falou de sua convocação a executiva da COMPESA para darem esclarecimentos sobre o abastecimento da cidade. Falou que irá se reunir com o prefeito e que irá reivindicar a volta do espaço de lazer aos domingos nas vias públicas.


Vereador Birino: Cobrou explicações sobre o porquê da desativação da lavanderia do hospital. Disse que foi até o local e viu que a desativação da mesma é prejudicial pra o andamento dos serviços daquela unidade de saúde. Disse que a desativação deu-se por falta de manutenção nos equipamentos e pediu providências quanto a esse problema. Falou que é um governo midiático e que o governo acostumou-se a receber só elogios e não aceita criticas. Se acha acima de tudo e de todos. Disse que faz as obras, mas esquece de dar atenção e manutenção depois de entregue. Só dar ibope as grandes obras e não dar atenção as coisas consideradas pequenas. Também reclamou das falhas existentes na feira e que o povo busque seus direitos.

Vereador Birino (Líder da Oposição): Falou que há falhas na administração citando as cobranças das taxas de feiras e impostos. Reclamou dos números de imóveis alugados e outras locações. Citou alguns contratos e pediu explicações. Falou que o governo falta com a verdade em muitas coisas e que os seus defensores na casa comungam do mesmo artifício. E que o governo e seus aliados querem confundir as pessoas, mas o povo tá vendo quem tá falando a verdade. Reclamou da desativação do matadouro e o prejuízo aos toritamenses que vivem daquele trabalho. Falou que dos que abatiam até os que vendem a carne estão no prejuízo, pois com a saída desses serviços da cidade. Pediu providências na reativação do matadouro. Disse que o chefe do executivo não tem sentimento e não ver as pessoas pelo lado sentimental, mas sim o que elas podem ser uteis pra ele. Falou que o governo falta com a verdade, pois prometeu a população uma coisa e na prática até o presente momento não cumpriu, principalmente no que se refere ao matadouro. Falou que os acordos não foram cumpridos. E pediu para que seja avaliado a qualidade das carnes que estão sendo comercializado em Toritama. Lembrou as promessas feitas pelo prefeito nas audiências publicas com os machantes não foram cumpridas. E disse que continuará fazendo o seu papel, que é fiscalizar e legislar em prol da população. E que o povo está atento a tudo e que não vai se deixar levar pelas palavras dos que fazem ao governo.


Vereador Edijan: Entrou criticando as falas dos edis em acusar e não provar o governo municipal de favorecer os vereadores e aliados com bancas nas feiras de confecções. E ainda disse que em outras gestões outras pessoas ganharam mais e ninguém reclamou. Disse que há vereador hoje de certa forma arrependidos por terem saído da base, pois em suas próprias casas estão recebendo pressão de familiares, pois perderam seus empregos e deixaram de ganhar seus cinco mil e hoje tá fazendo falta. E por isso hoje perseguem o governo, mas não provam nada. Só acusa e não provam nada. Disse que não ver vereador cobrando melhorias para a população, não ver mais vereador pedindo para calçar ruas, fazerem obras e etc. Mas de tentar enganar o povo com promessas falsas e de perseguir o governo municipal. Disse que os edis se contradizem quando a atual secretária de saúde não atende as demandas da população, mas quando eram da base só elogiavam pelos trabalhos prestados. Mas que a população está de olho e lhes darão as respostas certas.

Vereador Edijan (Líder do Governo): Disse que apesar das criticas recebidas pela oposição, não tiram o brilho da atual administração. E que a cidade tem avançado e que apesar da crise e das dificuldades a cidade tem ganhado obras e ações. Desafiou os vereadores da oposição a visitarem as ruas, locais e bairros que tem recebido obras e ações da prefeitura e consulte o povo. Disse que o vereador que hoje tá na oposição e critica a administração e se diz defensor do povo e que tem levado o povo pra ser cuidado e outras cidades para serem atendidos nas areas de saúde, só leva quem paga pelos serviços e isso ele não diz. Falou que hoje quem critica, antes elogiava a gestão e principalmente os secretários Edson Tavares e Moisés eram elogiados por eles e hoje são criticados. Disse que os que saíram da base na verdade foram expulsos e por isso hoje mostram sua raiva da gestão. Disse que eles voltaram pra época do atraso e o povo vão lhe dar a resposta. Falou das conquistas na saúde e explicou o motivo da mudança do postinho das pedras para o centro. E disse que a velha política não voltam mais. Disse que o povo quer quem tem compromisso com o futuro da cidade. A cidade tem vivido uma verdadeiratransformação. Reconheceu que há falhas, mas que estão sendo todas consertadas e esclarecidas. Que a gestão atual tem aprovação por parte do povo. E que apesar das perseguições a cidade avança.


Vereador Loló: Disse que não verdade que os vereadores da oposião só criticam e perseguem o governo e nada fazem ou pedem pra ajudar a população. E citou que os pedidos dos vereadores de oposiçã não são atendidos. Pediu explicações sobre os valores que são arrecadados nas feiras de confecções, quanto é arrecadado e onde está sendo investido esse dinheiro. Falou que ele foi um dos que aprovaram o empréstimo de 10 milhões para a requalificação da feira. Disse que são arrecadados mais de 5 mil por feira e nada de explicação sobre onde está sendo investido esse dinheiro. Disse que está vendo a hora de ver a população se revoltar e protestar pelos seus direitos. Falou que há pessoas há meses sem receber sua medicação. E isso é inadimissível. E pediu providências.

Por Wendell Galdino.