Em jogo do estadual, Sport teve em campo time com quatro gerações diferentes da base.


No Sport, após o fim da Série B, surgiu a expectativa do uso da base, ao menos no começo do Campeonato Pernambucano. Na prévia de competição, esta possibilidade ficou em xeque após entrevistas do diretor de futebol, Nelo Campos, e do técnico Guto Ferreira, que indicaram indefinição quanto à utilização destes. No entanto, por conta da punição sofrida na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), o Leão não conseguiu inscrever 17 jogadores e precisou contar com atletas formados no clube.

Na estreia, contra o Náutico, foram oito jogadores da base. No último jogo, diante do Vitória-PE, foram nove. Tal necessidade resultou, diante do Tricolor das Tabocas, em quatro gerações diferentes de pratas da casa no clube. E isso ocorreu após a entrada do atacante Júlio, atacante do sub-17, no segundo tempo do jogo.

Ao entrar em campo, esteve ao lado de Ronaldo, mais antigo jogador da base no clube; Mailson, Adryelson e Chico, que jogaram juntos no sub-20 há quatro anos; além de Juninho, Pardal e Alê Santos, que se destacaram no vice da Copa do Brasil sub-17 em 2016; e, por fim, Ewerthon e Júlio, os mais jovens, estiveram juntos no Campeonato Brasileiro sub-20 ano passado.

Vale citar que Pardal e Juninho alternaram em alguns momentos passagens junto a Adryelson e Chico na base, por exemplo, assim como figuraram nos profissionais em outras ocasiões.

Júlio, aliás, foi um dos seis jogadores utilizados na Copinha deste ano que foram acionados de última hora por Guto para estar no banco. Além dele, o zagueiro Pedrão, o lateral direito Rafael, o meia Adson, e os atacantes Danrlei e Douglas. Todos nascidos a partir de 2000. Ainda, vale lembrar, tem o lateral esquerdo Vicente, de 24 anos. O jogador não foi propriamente formado no clube, mas chegou em 2018 para defender a equipe de Aspirantes (sub-23), vindo da Jacuipense.

A tendência, no entanto, é que o Sport passe a utilizar menos atletas de agora em diante. Livre da sanção na CNRD, o rubro-negro teve oito atletas regularizados no BID na última quinta-feira, que já viram opções para a estreia na Copa do Nordeste, neste sábado, contra o CSA, às 18h, no estádio Rei Pelé.
“A gente tem que, lentamente, seguir o processo (de inserção dos pratas da casa), oportunizando, na medida que a gente esteja mesclando para que os jogadores mais experientes estruturem os mais jovens para a gente encorpar”, avaliou Guto sobre as revelações.

Jogadores da base treinando no profissional

- Goleiros: Mailson (1996) e Adriano (2002)
- Laterais direito: Ewerthon (2000) e Rafael (2002)*
- Laterais esquerdo: Luciano (1999) e Vicente (1995)
- Zagueiros: Adryelson (1998), Chico (1998) e Pedrão (2000)*
- Volantes: Ronaldo (1994) e Alê Santos (1999)
- Meias: Pardal (1999), Júlio (2002)* e Adson (2001)*
- Atacantes: Juninho (1999), Pedro Maranhão (1999), Danrlley (2001)* e Douglas (2000)*

Geraldo Rodrigues /Diario de Pernambuco