Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na Câmara de Vereadores de Toritama.


Na manhã desta quinta-feira aconteceu mais uma reunião ordinária na Casa Legislativa João Manoel da Silva, onde os vereadores abordaram vários assuntos, mais o que mais ganhou destaque foi a respeito do sarampo, e precisou até do pronunciamento da Secretária de Saúde Andreia Melo na Reunião de hoje a respeito do assunto, vejamos o que falou cada Vereador:


Vereador Morica: Saudou a todos em nome do Presidente da ACIT, Douglas Costa e fez menção honrosa ao seu trabalho a frente da entidade comercial.

Falou que teve uma reunião com o prefeito e nessa reunião as notícias foram tão boas que até se emocionou e ficou até rouco. Anunciou que em breve a cidade ganhará um banho asfaltico, principalmente nas vias centrais, ou seja será colocado asfalto nas ruas do centro da cidade. Disse que o governo municipal começou a trabalhar de fora pra dentro, começou pela periferia e agora chega no centro. Falou que a cidade está preparada pra atender a população na área da saúde e citou a camapanha de vacinação contra o sarampo. Disse que está feliz em estar na base governista, pois percebe que a cidade avança e que mais e mais obras e conquistas virão. Citou que novas escolas e classes serão construídas ainda nessa gestão pra atender a demanda dos nossos alunos. Falou do inicio das obras da nova escola. Rebateu as criticas vindas por parte da oposição e disse que o governo cumpre regras. E citou (surpreendendo a todos) que a escola se chamará Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Disse que o sucesso da administração é o apoio tido na Casa Legislativa. Fez defesa do possível erro do material didatico que foi notícia nas ruas e nos meios de comunicação. Disse que o governo não errou e que a cidade só tem avançado.


Vereador Ferrerinha: Iniciou falando de sua alegria em poder anunciar as respostas dadas a população através de seus pedidos e leis. E citou as ações e disse que tem ido até a população pra ver de perto as demandas da população. Agradeceu ao secretário de obras por lhe atender em seus pedidos. Agradeceu ao prefeito por atender aos seups pedidos, principalmente no que se refere as obras de pavimentação e requalificação das vias publicas, principalmente os da periferia. Reafirmou seu compromisso com o povo. Disse que o trabalho continua e que continuará até o fim do seu mandato. Pois foi um compromisso firmado com o povo.


Vereador Mava: Falou da sua participação no congresso em Triunfo. Falou de seus pedidos a vice-governadora que envie recursos para o município de Toritama para realizar uma obra de requalificação da nossa avenida principal. Falou de sua participação na reunião junto a secretaria de emprego e renda do estado de Pernambuco, onde foi discutido e debatido mais apoio a nossa produção da confecção. Falou de seus requerimentos e ações junto ao governo municipal. Falou da sua participação nos eventos que são importantes pra população. Falou de sua luta em defesa da população. E citou a participação em eventos e as suas solicitações junto ao governo municipal. E se disse feliz por estar sendo atendido pelo governo municipal. Falou de suas ações de educação no transito e vias publicas.


Vereadora Rossana: Falou da importância do papel da câmara junto ao governo. Disse que o sucesso e as conquistas da atual gestão dar-se ao bom relacionamento entre os governos legislativo e executivo. Disse que essa é a mais atuante dos ultimos tempos. Disse que a atuação dessa legislatura dar-se ao empenho de cada vereador, principalmente os da base governista. Citou que em breve a APAE será entregue a população e citou o empenho dos que estão envolvidos. Disse que quem está ao lado do prefeito sabe da importância dos vereadores ao governo e que os acertos da gestão tem a marca da casa legislativa. Pediu que a população analise o papel de cada vereador. E fechou dizendo que o sucesso dessa administração é por conta da capacidade dos que ali estão. Disse que renovar as vezes é preciso, mas que veja que os experiêntes contribuem muito pra o sucesso da atual gestão. E que renovar com pessoas inesperiêntes podem travar o desenvolvimento da cidade. Não é renovar por renovar, mas se for pra renovar sem qualidade é melhor deixar como está. E por fim falou de sua participação nas ações de segurança no transito citando até que até então não fazia como deveria, mesmo o mototaxista pedindo a mesma se recusava, mas agora depois da ação, sabe da importância de se usar os equipamentos corretos e que a partir de agora vai fazer sua parte.


Vereador Birino: Falou da ordem de serviço dada para a construção da nova escola e que falta informações mais claras a população. Citou os valores que serão gastos na cosntrução da nova escola. Falou do aumento dos valores que serão gastos na nova escola. Comparou a que foi dado inicio as obras em comparação com as construídas anteriormente, aumentou quatro salas a mais do que as que foram feitas anteriormente, e se aumentou 1,6 mil a mais.E pediu explicações ao executivo.


Vereador Dió: Iniciou sua fala respondendo ao vereador Birino dizendo que todo o investimento na educação é pouco, não tem preço. E citou que o vereador líder da oposição se equivoca ao dizer que é muito dinheiro em mais duas salas de aula. E citou que é papel da oposição reclamar, mas deve reconhecer que a cidade vive outra realidade. E citou os avanços e as conquistas e citou que hoje tem transportes escolares de qualidade, mais escolas, salas climatizadas, material de primeira, diferente do passado e citou as falhas das gestões anteriores. Disse que está feliz por ver um prefeito que trabalha e não tem limitado a investir na cidade e principalmente na educação. Disse que investir na educação não tem preço. E que não precisa de líder na situação, pois todos são ouvidos de forma igual. Disse que a imagem da câmara é positiva, por que trabalha ao la que mais tem feito pela cidade. E que a população tem reconhecido o trabalho da casa, principalmente dos que fazem parte do governo.


Vereador Derivaldo: Falou de seu trabalho, disse que entende o papel de todos, mas que a sua função é fazer o papel de fiscalizar de forma imparcial e com a verdade. Falou que não faz política de quanto pior , melhor. Lamentou que a cidade tenha sido fiscalizada por membros to Tribunal de Contas, por conta de denuncias infundadas por parte da oposição. Pediu que ajudasse e não atrapalhasse. Disse que o vereador tem que ajudar o governo e não atrapalhar. Citou que o governo já avançou e muito em comparação aos governantes anteriores. Citou as conquistas, as obras que virão e citou que em janeiro a cidade ganhará um banho asfaltico em suas vias centrais, o matadouro será reformado e em breve entregue a população. Disse que Toritama vive novos tempos e que é daqui pra melhor. E pediu que a oposição deixe de tentar atrapalhar a administração com picuinhas e que fiscalize com responsabilidade. E fechou dizendo que é daqui pra melhor.


Vereador Edijan: Falou que não é um líder, mas um amigo de todos. Disse que a reunião realizada esta semana com o prefeito e os vereadores, foi um pedido seu pra que o prefeito informasse a todos das conquistas que estão por vir. Falou da escola que vai ser construída nos padrões do DIOCESANO DE CARUARU. Disse que essa escola tratará as crianças como elas merecem. Parabenizou o prefeito pelas conquistas e disse que isso é compromisso com o povo. E indagou os governantes anteriores perguntando onde foram investidos os recursos publicos nas gestões passadas. Que dêem respostas ao povo como Edilson tem dado com obras de primeira qualidade. Aproveitou para informar a todos que nesta data ele está comemorando mais um ano de enlace matrimônial com a sua esposa Katia Cilene e também parabenizou seu sogro pela passagem de mais um ano de vida.


Vereador Loló: agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho. Agradeceu ao prefeito por ter atendido seus pedidos através de requerimentos. Pedidos que segundo ele trará soluções para os problemas da população. E citou as dificuldades enfrentadas pelos moradores da periferia. Fez outras cobranças e disse esperar respostas rápidas. E citou os problemas de falta de obras de saneamento básico, calçamento, limpeza pública entre outros.

Disse acreditar no atual prefeito que atenderá a população através do seu pedido. Agradeceu a Compesa por ligar a bomba d'água no Deus é Fiel, que era um pedido seu de anos. Agradeceu ao Secretário de Obras por lhe atender em suas demandas e que atenda as demais demandas.

Disse que a atual gestão deve dar uma atenção especial nas ruas que ainda estão sem saneamento.

Afirmou que saneamento básico é saúde e que todo prefeito inteligente faz saneamento. E pediu ao prefeito que realize o maior número de saneamento básico possível.


Vereador Eduardo: Rebateu as criticas recebidas pelos vereadores da base governista que chamaram os veradores da oposição de perseguidores e de agir com politicagem. Disse qer mentirosas tais colocações e deu a resposta de suas fiscalizações. E citou que há contradições entre os membros do governo municipal no que se refere as informações sobre a vacinação contra o sarampo.

E disse ser sabedor que na cidade já há casos e pediu que a prefeitura busque junto ao governo do estado um reforço nas vacinas para imunizar a nossa população. Disse que essa sua preocupação é séria e sem partidarismo. Falou da importância de se fazer o bloqueio em nossa cidade.

Cobrou mais atenção por parte do governo do estado. Disse ser um caso sério e que deve ter a atenção de todos.

Disse que em conversa com a própria secretária, ela confirmou que em nosso município já há caso confirmado. E pediu que fosse feito uma ação o mais rápido possível, pra imunizar a nossa cidade. Pois Toritama é uma cidade que recebe gente de todos os lugares do país e do mundo.

Disse que é preciso uma ação do governo municipal em conjunto com a câmara municipal pra buscar ajuda para a população. Fez acusações que a secretaria de saúde não tem informado quase nada para os membros do conselho municipal de saúde e isso é ilegal. Citou que a falha da educação que foi notícia essa semana também deu-se por não passar pelo conselho tais informações.

Disse que não passando nada pelos conselhos, é inconstitucional. A constituição fala que tem que passar pelos conselhos e a atual gestão não tem atendido essa norma. Disse que não passando por conselhos o município descumpre as leis, sem falar no desrespeito aos membros dos conselhos municipais.

O correto tem que se fazer em conformidade com as leis.

E que a situação saiba destinguir o que é fiscalização e o que é politicagem, pois politicagem não é e nem foi e nem será papel do mesmo durante seu mandato.


Vereador Arimatea: Falou de sua felicidade em saber que verbas destinadas pelo Deputado Federal André de Paula será empregado em veículos para a prefeitura e que serão para o uso do cidadão. Falou de sua alegria em ver a saúde avançar em nossa cidade. Se disse preocupado com a situação sobre a vacinação de combate ao sarampo. Pediu que haja por parte da secretária uma ação para buscar junto ao governo do estado um reforço nessa área.

Depois o Presidente da Casa José de Arimateia abriu para que a Senhora Cida Mãe de uma criança com suspeita de Sarampo pode-se fazer alguns esclarecimento a respeito do caso de seu filho e fosse feitas cobranças a secretária de saúde para que a mesma toma-se providencias dentro do município.

Por fim falou a secretária de Saúde Andreia Melo, acompanhe o vídeo a baixo:



E Assim aconteceu mais uma Reunião na Câmara de Vereadores de Toritama.

Matéria: Wendell Galdino.
Fotos e Vídeos: Éder Tenório.