Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião ordinária na Câmara Municipal de Toritama.

Na manhã desta quarta-feria aconteceu mais uma reunião ordinária na Casa Legislativa da cidade de Toritama, onde foram debatidos vários assuntos, entre eles o projeto de requalificação da feira do jeans, falta de medicamentos por parte do executivo e outros assuntos, acompanhe a fala de cade vereador:
Vereadora Rossana: Parabenizou duas famílias toritamense em especial a Aline de Tarcísio que tem realizado relevantes serviços prestados a população na área de saúde. E o outro profissional é o médico Diego filho da professora Solange e Nena pela conquista na área da saúde pública do estado. Também parabenizou o empresário Ezequias por ter sua empresa como referência no comércio, na indústria e principalmente por respeitar o meio ambiente. Agradeceu a equipe responsável pela iluminação pública por prestar relevantes serviços para a população. Disse que hoje a cidade tem um administrador compromissado com o povo.
Vereador Severino Antônio - Birino: Falou de alguns problemas existentes na área da saúde do município, principalmente na distribuição de medicamentos para as pessoas carentes, pois não estão sendo atendidos como deveria ser. E ainda acusou que funcionários públicos ameaçando que essas medicações serão cortadas para essas pessoas. Pediu mais respeito a estas pessoas, pois são pobres em conformidade com a lei e que realmente precisam dessas medicações. Disse que constantemente essas pessoas sofrem na distribuição ou com ameaças de que serão cortados pois o município não tem condições de arcar com essas despesas. Reclamou mais uma vez do projeto que foi aprovado dando ao município a autonomia em adquirir um empréstimo que irá comprometer os cofres públicos. Disse que até citar o promotor eles citam, como se o representante do ministério publico local em suas ações contra as pessoas. E que isso é uma inverdade. E citou que a população busque seus direitos nos órgãos públicos e até a promotoria e até a vara da justiça local. Se colocou a disposição para ajudar as pessoas carentes. Disse que é injusto usar o nome do ministério público em suas decisões pessoais.
Depois voltando ao tempo de Líder da Oposição o Vereador Severino Antônio - Birino: Começou sua fala ironizando o excesso de parabéns dado pela base governista, cobranças feitas por internautas nas redes sociais. Rebateu as criticas feitas pela base governista de que ele teria criticado a secretária de Ação Social. Disse ser mentirosa, mas a sua cobrança foi por conta de um veículo lotado na pasta da saúde que não tem atendido a demanda da população e que há irregularidade na contratação do funcionário da pasta. Pediu explicações sobre as ferragens da obra inacabada nas ruas ao redor do Parque das Feiras, nas ruas do Jeans e da Galinha em especial. E disse que está na justiça um pedido seu para que o governo Flavio Lima e a empresa possa dar explicações sobre a obra e onde foi para o dinheiro publico. Reclamou do empréstimo e falou que nenhuma empresa que esteja de bem com suas finanças adquire empréstimos e pediu explicações. Falou de algumas falhas que são vistas na apresentação da obra e que ninguém da base governista se atentou pra essas cobranças. Falou que há empresa inadimplente com o município, mas que recebeu alvará e licença para construção da prefeitura para obras irregulares. Disse que há ruas que serão requalificadas que em alguns locai não vão poder passar se quer duas carroças. E citou também que há outras irregularidades. E também citou que a secretaria de Saúde possa buscar junto ao Governo do Estado ajuda para combater a epidemia de muriçocas em nossa cidade. Disse que o governo municipal tenha humildade em reconhecer que as ações feitas até o momento não atendeu a demanda e em nada combateu a peste de pernilongos em nosso município. E disse que não tem perseguido o governo municipal, pelo contrário, mais tem ajudado do que aqueles que só sabem parabenizar o governo e nada fazem para resolver os problemas da cidade, mas resolver os seus. E disse que continuará com a sua posição de fiscal do povo.
Vereador Deoclécio Raimundo - Dió do São João: Agradeceu ao governo do município pelas ações que serão realizadas em nossa feira de confecções. E disse que chegou a desacreditar que estas obras sairiam do papel. Mas que hoje com a assinatura da ordem de serviço esse sonho começa a se tornar realidade. Disse que se resolver o problema da feira, a cidade não terá mais problemas. Citou as conquistas desta administração e que não acredita que o atual prefeito não terá adversário nas eleições do ano que vem. Disse que independente de quem vota ou não no atual prefeito, todos reconhecem suas conquistas e o sucesso de sua administração. Disse não acreditar que alguém tenha coragem de se candidatar contra o mesmo. Disse que a reforma da feira é a principal obra desta administração. Disse que Toritama jamais terá um outro prefeito como Edilson Tavares. E desafiou outro prefeito a trabalhar como ele.
Vereador Derivaldo: Agradeceu a secretaria de obras por lhe atender numa ação de realizar uma passagem molhada entre os bairros do Buraco Quente e o Areal. Falou também do bom trabalho realizado pela equipe de saúde, principalmente no hospital municipal. Falou de sua felicidade em estar presente no processo de licitação da construção do nosso estádio municipal. E falou da importância de termos o estádio de futebol para o desporto da cidade e a saúde da população. Falou de sua incansável pelo esporte toritamense. Lamentou que há dez anos estamos sem a nossa principal praça esportiva, que é o campo de futebol. Falou de sua alegria e confiança nas obras de requalificação da nossa feira de confecções, onde dará as condições devidas aos nossos sulanqueiros e principalmente dos nossos clientes. Disse que é a retomada do sucesso do nosso comercio.
Vereador Edijan: Falou de sua felicidade de estar juntamente com o prefeito na assinatura da ordem de serviço das obras de requalificação da nossa feira. Disse que os comentários negativos sobre as condições da feira acabou, pois a partir de hoje essa triste realidade vai acabar. Disse que Toritama não merecia ter passado o que passou, por conta de administradores ruins que só sujaram a nossa imagem, mas essa realidade acabou pois hoje Toritama tem um prefeito que trabalha dia e noite pra fazer uma cidade melhor pra todos. Disse que hoje a cidade tem um prefeito de todas as áreas, saúde, educação, ação social, infra-estrutura e agora mudando pra melhor a realidade do nosso comércio. Disse que Toritama hoje vive novos tempos. Falou que o prefeito não tem dia, local e nem horas para trabalhar. Disse que Edilson já pode ser chamado de o melhor prefeito da história de Toritama. Falou de uma conversa que teve com a primeira-dama e secretária de ação social, onde ela contou de suas conquistas e seu trabalho a frente da pasta e ainda estar ao lado do prefeito tomando outras decisões que são importantes para a população. Disse que as criticas feitas a primeira-dama são injustas, pois a mesma tem mostrado seu trabalho.
Depois voltando ao tempo de líder da situação o Vereador Edijan Enildo: Parabenizou o trabalho realizado pela secretaria de saúde e citou as conquistas e ações da pasta e parabenizou em especial a secretária Andréa Melo. Disse que lamentou que alguém tenha usado de má fé e feito um vídeo onde uma senhora falou que não estava sendo atendida pela pasta de saúde de Toritama. Pois tanto ele quanto outros vereadores já haviam resolvido essa questão. E que hoje a cidade, diferente de anos atrás, agora é atendido pelo nosso governo municipal. Disse que acredita que a senhora tenha sido induzida a fazer aquilo, pois é uma pessoa humilde e que jamais iria se passar para denegrir a imagem da nossa saúde. E disse que hoje a cidade tem uma administração voltada para o povo. Se disse que ficou triste com a exposição da pessoa através do vídeo e que a pessoa que gravou aproveitou da fragilidade dela e se aproveitou para atacar o governo municipal. Mas que a verdade prevalece. Ele também cobrou da pessoa responsável pela luta contra as muriçocas um reforço nas ações e se for preciso buscar apoio junto a Secretaria Estadual de Saúde que se vá antes que haja um surto de doenças em nosso município. Pediu que a população também possa fazer sua parte, cobrindo os tanques, limpando os muros de suas casas, evitando água parada entre outras ações. Pediu que o pessoal do fumacê dê uma atenção nos córregos, canais, terrenos baldios e nossa área ribeirinha. E encerrando a sua participação convidando a população para se fazerem presentes na cerimonia de assinatura da ordem de serviço das obras de requalificação da nossa feira de confecções. Pediu que todos possam ir abraçar o prefeito na assinatura dessa importante obra.
Vereador Edmilson Dionízio - Loló: gradeceu a Deus por mais um dia de trabalho. Falou de sua ansiedade para estar presente na hora da assinatura da ordem de serviço de requalificação da nossa feira. E deu explicações de seu voto a favor do emprestimo. Disse que não é sulanqueiro, mas conhece a feira de confecções. Disse que hoje Toritama tem um prefeito compromissado com a cidade. Falou que foi convidado para ver as falhas da feira. E que acredita que este projeto do empréstimo vai ajudar a prefeitura a realizar as obras que a feira precisa. Disse que não é sulanqueiro, escolheu ser politico, mas que acredita que o prefeito fará tudo aquilo que a feira merece. Falou que o nosso hospital hoje até parece uma Santa Efigênia, quando se compara com as administrações anteriores. Mas que a saúde merece um reforço em outras áreas e cobrou a aquisição do bloco cirúrgico. Reclamou ações referentes a pavimentação das vias da cidade ruas e principalmente a nossa avenida. E por fim disse que não ver adversário para vencer o atual prefeito. E que segue a opinião do Vereador Dió, que não acredita que terá adversário nas próximas eleições. E que semana que vem irá pra o Juazeiro pedir proteção a Deus.
Vereador Arimatéa: Disse que cobrou do prefeito um banho asfáltico para as vias do centro da cidade e que o prefeito disse que irá lhe atender em breve. Disse que também pediu ao prefeito a volta do nosso matadouro e que atualmente os nossos machantes estão sofrendo sem ter onde matar os animais, pois fora não somos bem tratados. E disse que a nossa carne sendo matado fora não tem a qualidade que a nossa cidade merece. Referente a saúde, o mesmo falou do hospital, que hoje é um hospital regional, pois tem cuidado de pessoas de várias cidades da região. Disse que se tem muito o que se fazer, mas muito já foi feito. E parabenizou o atual governo por atender os vereadores em seus pedidos. Disse que as melhoras da saúde foi graças a seus pedidos e sua experiência politica. Falou que a sua neta que trabalha na saúde não tem horas para trabalhar é dia e noite. E deu racado ao povo que os parabéns é porque as coisas estão indo no caminho certo e no final convidou a população para assistir a ordem de serviço de qualificação da feira. E se disse realizado por fazer parte da hist´rora da feira e da política da cidade.
Vereador Morica: Em sua fala cobrou que a prefeitura faça as obras de saneamento nas ruas e vias do Sítio Mangas o mais breve possível. Se disse feliz por ter aprovado o projeto que dar direito ao município adquirir o empréstimo que servirá para requalificar a nossa feira. Disse que a principio vieram as criticas, mas com o passar dos dias e com a obra a população vai entender. Parabenizou o secretário de desenvolvimento econômico pela forma brilhante e inteligente de administrar a pasta. E que essa obra trará um benefício muito grande. E disse que as criticas serão revertidas em elogios por parte da população. E fechou sua fala dizendo que comprou uma roupa nova pra parabenizar pessoalmente o prefeito e o secretário por esta conquista que ficará para a história de Toritama.
Vereador Ferrerinha: Falou de sua alegria, a maior da sua vida como vereador. Disse que não ver a hora de ver o prefeito assinar a ordem de serviço na feira de confecções. Disse que muitas vezes ficava indignado com as criticas feitas com a feira. Disse que a partir de hoje o sulanqueiro será atendido em suas demandas. Se disse orgulhoso em fazer parte de um governo que tem feito pela cidade como num todo. Falou de algumas experiências de algumas feiras. Lamentou que pessoas mal intencionadas divulgavam as nossas falhas e que sempre se revoltava, mas que hoje essa história começou a mudar. Se disse muito feliz por fazer parte desse governo. Disse que está feliz por ter dado seu voto a favor do emprestimo. E por fim convidou a cidade para assistir este ato histórico.
Vereador Doutor do São João: Se disse feliz por tudo que o governo atual tem feito por nossa cidade. E disse que é motivo de alegria e que o povo tem que agradecer a Edilson Tavares por tudo o que tá acontecendo. Comparou esse projeto de requalificação da feira com a da criação do moda center em Santa Cruz do Capibaribe. Disse que será uma grande conquista e criticou as administrações passadas e citou a cobertura da rua da feira que de nada serviu. Disse que agora a feira terá a estrutura que a feira merece. Pediu paciência a oposição, pois o projeto vai dar certo. Falou do evento cultural que irá acontecer no Sítio São João.
Vereador Mava Leite: Cobrou da equipe de iluminação ações nos sítios Oncinha, São João até próximo a Santa Maria. Pois a falta de iluminação em alguns trechos chega a dar uma sensação de insegurança naquelas localidades. Cobrou uma ação de apodação das árvores da cidade. Disse que tem cobrado várias ações principalmente no conserto de saneamento em algumas áreas da cidade e reposição de calçamento em outras partes. Solicitou a volta da ambulância na UBS de Fazenda Velha. Pediu obras de terraplanagem nas estradas vicinais do município. Citou várias ações solicitadas por ele, mas que até então não foi atendido. E disse que é o seu papel pedir em prol da população.
Matéria de Wendell Galdino.