Procon-PE interdita duas financeiras de crédito em Camaragibe.

Dando continuidade as ações de fiscalizações as empresas financiadoras de crédito, o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Pedro Eurico, fiscais e gerentes do Procon-PE realizaram, durante toda a manhã da ultima terça-feira (18.06), averiguações em estabelecimentos do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Seis empresas foram visitadas, das quais duas interditadas e uma notificada.
A PG Empréstimos e a W.A Promotora de Empréstimos foram fechadas por tempo indeterminado, por funcionarem de forma irregular. Nenhuma das duas possuía documentação necessária de regularização para a prestação do serviço. Já a Amadin foi notificada e terá o prazo de 10 dias para apresentar documentos. “A punição chega aos que não estão regulares. A intenção da fiscalização é garantir que o consumidor seja atendido por empresas que atuam de forma lícita no mercado” explica Eurico.
Só este ano, seis novas empresas foram interditadas. O Procon-PE iniciou as fiscalizações em junho do ano passado, após receber denúncias de diversos consumidores com empréstimos renovados sem permissão, juros acima do permitido, entre outras irregularidades. Até o momento 21 correspondentes financeiros foram fechados.
Entre os pontos fiscalizados nas financiadoras de crédito estão: contrato de prestação de serviço do correspondente com os bancos; autorização do Banco Central para funcionamento; devida identificação dos funcionários; se o consumidor recebe impresso todas as informações sobre o serviço contratado e se o local tem disponível um serviço de atendimento ao cliente (SAC).
BANCOS – Na semana passada em uma reunião com o todos os bancos, Procon-PE e a SJDH, o secretário Pedro Eurico apresentou às entidades as irregularidades que vêm sendo apresentadas. Os bancos participantes se mostraram dispostos a unir forças com o órgão de defesa do consumidor no sentido de combater as fraudes das empresas de empréstimos. Eles irão fornecer ao Procon a lista das financeiras que estão devidamente cadastradas para oferecer o serviço de empréstimo.
Para que aja um acompanhamento de perto das atividades, trimestralmente o mesmo grupo se reunirá para alinhar informações sobre o assunto. A próxima reunião já ficou pré-marcada para o dia 11 de setembro.
Da Assessoria.