Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião da Casa Legislativa João Manoel da Silva de Toritama-PE.

Vereador Edijan: Iniciou sua fala parabenizando toda a equipe prestadora de serviço em nosso hospital municipal. Parabenizou todos os funcionários que ali trabalham. Disse que os mesmos tem tido trabalho reconhecido pela população, não só de Toritama e região. Disse que o trabalho está bom, mas que o governo está trabalhando para ampliar o número de atendimento e que solicitou do governo municipal a aquisição de mais um médico para o atendimento na nossa unidade hospitalar. Falou da alegria em ver ruas dos bairros sendo calçadas e pavimentadas, e citou o bairro do Novo Alvorecer. Falou do trabalho da equipe que é responsável pela coleta de metralhas em nossa cidade. E disse que solicitou que a prefeitura adquira equipamentos "Papa - Metralhas" pra ajudar no trabalho de coleta nas construções em nosso município.
Depois voltando ao tempo de Líder da Situação o Vereador Edijan: Rebateu as críticas feitas pelo líder da oposição, dizendo que ele é de Toritama, trabalha e vive aqui e que conhece a realidade da cidade, sim. E indagou o vereador da oposição sobre qual era seu trabalho, a não ser perseguir o governo atual. E citou que o mesmo vive querendo mostrar erros da administração através de vídeos e áudios, pra denegrir a imagem do prefeito. E disse que não é verdade que falte medicamentos e outros itens da saúde. E disse que os que falam contra o prefeito é porque não tem compromisso com a cidade. Disse que o prefeito tem se preocupado com todas as áreas da cidade e citou o campo de futebol, a feira e outras coisas. Disse que o que vê é uma oposição frustrada e derrotada, por não aceitar o sucesso da atual administração. Se disse feliz e realizado por ser um vereador ao lado de um prefeito que trabalha. Disse que foi mal interpretado quando fez discurso do porque não votar a favor das contas do antigo gestor. Que não aprovou pois seguiu o tribunal, pois os gestores anteriores não cumpriam suas obrigações e o resultado foram obras inacabadas, verbas desviadas e outros males que fizeram a cidade. A realidade de Toritama é outra totalmente diferente. Hoje eu e a cidade tem orgulho de dizer que a cidade tem prefeito. A cidade tem problemas, sim, mas estamos trabalhando para resolver eles, mas que muito já foi feito e mais ainda será feito para o bem da cidade. E por fim pediu rezas e orações para o nosso prefeito para que ele possa realizar seus trabalhos.
Vereador Loló: Falou de seu trabalho na saúde e na câmara e citou seu requerimento principalmente para o Coqueiral. Pediu que fosse cavado poços artesianos nas localidades que falta água. Disse que é o vereador que menos coloca requerimentos, mas os poucos que colocou foi pra ajudar a população.
E cobrou a retirada do canal próximo a um poço que serve a população do Coqueiral. E fechou dizendo que é um vereador livre e tudo o que peço é pra população.
Vereador Eduardo: Fez reclamações quanto ao abastecimento de água no município. Falou da ida dos vereadores a sede da Compesa e que foi prometido que algumas atitudes seriam feitas para solucionar este problema. Reclamou do não cumprimento das promessas feitas pelo governo do estado e da própria companhia e isso é inadmissível para uma cidade da importância de nossa Toritama.
Respondeu críticas que havia 1.159 marajás nas gestões anteriores, não é verdade. E citou que ele era uma dessas pessoas que prestou serviços a população e citou seu trabalho e exemplo. E cobrou explicações sobre os recursos públicos designado para a saúde e outras profissionais não pode ser gasto com obras de calçamento. E pediu que o governo municipal e ao líder de governo seja mais verdadeiro nas suas colocações. E citou que ele citou isso no seu discurso durante a inauguração de uma obra. E pediu que o mesmo provasse o que diz e fechou pedindo que o líder do governo tenha cuidado com o que fala e prove.
Vereador Arimatéa: Falou de sua ida ao Tribunal de Contas e no Instituto Tavares Buril e que no segundo órgão solicitou que seja feito no município um ponto para que sejam confeccionadas novas carteiras de identidade.
Falou que não vai mais a Compesa cobrar nada, pois não foram atendidos como deveria. E que deram o privilégio ao prefeito que marcou uma reunião com os representantes da empresa depois dos vereadores e foi atendido antes dos vereadores.
Lamentou que após o Governo Arraes nenhum outro governo atendeu os vereadores de Toritama como se deve.
E fechou sua agradecendo por terem tapado um buraco na sua rua e que a demora foi a falta de material. E que cobrou de Sérgio Colin e foi resolvido.
E reclamou que um funcionário público foi e fez o serviço por sua conta pra se promover e isso atrapalha o andar dos serviços públicos. E por fim cobrou que seja tapado o buraco em frente a casa legislativa.
Vereador Morica: Iniciou sua fala fazendo uma reflexão sobre a nossa feira de confecções de nosso município. Lamentou mais uma vez a mudança de horário das feiras. E pediu a atenção do secretário de Desenvolvimento Econômico do Município. Disse que se as nossas feiras de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe não prejudica a nossa. Pois segundo ele, as pessoas vem pra cá primeiro e depois é que vai pra Santa Cruz do Capibaribe. Falou que asa feiras aos domingos só beneficia as pessoas que vem de outras cidades e prejudica os nossos comerciantes. E pediu que se tome as providências quanto ao horário definitivo, pois da forma que está, só prejudica a nossa cidade. E se mostrou mais uma vez contrário as feiras aos domingos. Disse que o horário correto é da madrugada do domingo para segunda feira. Segundo o vereador esse horário beneficia a todos que fazem a feira e o nosso comercio. E disse que espera que diante dessa experiência seja mantida o horário da feira. E por fim parabenizou o cantor Nixon Tavares pela bela apresentação na TV.
Vereador Ferrerinha: Mais uma vez se disse feliz por mais uma oportunidade de estar ali pra representar o povo. E mais uma vez parabenizou as pessoas que participaram no ato chamado de Mutirão de Exames de Vista. Se disse muito feliz pelo inicio das obras nos bairros, foi mais um pedido atendido pelo prefeito. E mandou o recado para a população do Coqueiral que logo as obras chegaram lá. Tudo pedido dele junto ao prefeito.
Falou que são tantas obras em curso e outras entregues que nem dá tem para inaugurar, pois são várias e não há tempo hábil. E pediu pelo amor de Deus que o secretário atenda ao povo do 'Morro do Cocô' que tá uma situação terrível. Disse que pede por que é atendido. E também falou das cobranças da população e que tem ido aos bairros, da mesma forma que ver o vereador Eduardo da Saúde que também tem ido ao povo. E parabenizou o vereador de oposição tem feito um bom trabalho e é exemplo.
Vereador Doutor: Rebateu as criticas feitas pelo Vereador Eduardo da Saúde que o mesmo se equivocou quando disse que houve pronunciamentos dizendo que só havia marajás. E pediu que eles busque se informar melhor. E voltou a citar que a oposição temo mal costume de distorcer as coisas ditas pela situação. E voltou a lembrar que há vereadores que passa os quatro anos cobrando e batendo no governo, aí quando vem as contas provando que as cobranças estavam certas, eles votam contra o que cobraram por quatro anos e votam a favor do infrator e contra o tribunal e ainda cita que o órgão é um órgão de faz de contas. E pediu respeito a população e aos órgãos competentes. E que o povo está vendo e até citou que a casa legislativa foi orientada pelo promotor de como fazer e agir como parlamentar. E disse que espera que eles revejam seus conceitos e que façam valer o que cobram na casa, mas que cobrem com responsabilidade.
Vereador Mava: Falou de suas conquistas junto ao governo municipal e citou as obras de pavimentação nos bairros, no trânsito e pela cidade. E que o seu trabalho é pra o povo e não pra se engrandecer. E citou as cobranças de obras e serviços em várias localidades de Toritama. E agradeceu ao prefeito por sempre lhe atender em suas demandas. Voltou a falar de sua ida a sede da Compesa em busca de melhorias para a população. E citou que foi em loco conferir o aumento das águas de Toritama.
Vereadora Rossana: Deixou seu apreço aos Conselheiros Tutelares e parabenizou o trabalho realizado pelo órgão. Também parabenizou o jovem Adenixon pela apresentação na TV e levar o nome de Toritama para o Brasil e o mundo. Parabenizou os jovens que estão no Projeto Movimento e citou a palestra bastante proveitosa. Disse concordar comas cobranças feitas pelos vereadores que lhe antecederam, nas cobranças junto aos outros órgãos. E citou obras e ações em outras cidades realizadas pelo governo estadual e federal e nada em Toritama. E citou que parece que a cidade não tem representatividade e nem políticos. Disse que não viu esse aumento de água na cidade, pois pelo que sabe a água distribuída não tem atendido a demanda da população. E disse triste por ver tanto falta de atenção por parte dos órgãos e governos para com a nossa cidade e disse que irá cobrar até ser atendida.
Vereador Birino: Fez criticas as falas de vereadores em agradecer e parabenizar secretários e diretores por exercerem suas funções. E ainda falou das contradições dos vereadores da base, que parabeniza e ao mesmo tempo cobra ações simples que já passam de meses e alguns até ano. E citou alguns exemplos citados pelos vereadores. Falou que após suas cobranças a prefeitura tem atendido, mostrando que ele está certo. Falou que o prefeito falta com a verdade quando diz que os quadros da educação estão completos. E citou algumas escolas que estão faltando professores e cobrou explicações do executivo e pediu que os vereadores da base deixem de tá parabenizando tanto e esquecem de ir aos órgãos públicos fiscalizar os serviços.
Depois usando seu tempo de Líder da Oposição o Vereador Birino: Voltou a fazer críticas com base nas suas visitas as localidades e citou escolas faltando itens como copos descartáveis em escolas e outras repartições publicas. Falou que há localidades sem agentes de endemias e até agente de saúde. Falou que há funcionários realizando funções que não são as suas. Fez acusações que os recursos não estão sendo investidos como se deveria nas feiras. E citou valores, formas de pagamentos e ainda criticou as licitações, a quem ele chamou de licitação fraudulenta. Lamentou que a casa legislativa tenha aprovado uma lei dando total direito para fazer as cobranças das formas que quiserem, sem ter que passar pela casa legislativa. Pediu esclarecimentos sobre esta situação das pessoas que estão realizando funções diferentes das que eles foram contratados. Pediu explicações sobre os recursos arrecadados no município para onde tá indo e onde tá sendo investido. Disse que o vereador líder do governo não conhece os problemas da cidade, pois só passa o dia em seu empreendimento e a noite volta pra sua casa em Caruaru. E que ele busque informações sobre os problemas existentes na cidade. Disse que ele é inventor de mentiras pra defender o governo.
Vereador Dió: Iniciou parabenizando o cantor Nixon pela apresentação e por levar o nome de Toritama em rede nacional. Falou das falhas existentes na nossa feira de confecções. Disse que é a pior gestão até o presente momento. Disse ser uma desgraça a atual situação de nossa feira. Cobrou explicações daquelas pessoas que viviam criticando o governo e as feiras ou seja principalmente nas feiras. "Aonde estão os que criticavam a falta de organização da feira de confecções. O que aconteceu com os críticos. Cadê as filmagens." Reclamou que o empreendimento é uma das responsáveis pelo não cumprimento dos horários do inicio das feiras, disse que este empreendimento nunca cumpre os horários e ainda incentiva as pessoas a não cumprirem. Disse que está cansado de tanta promessa de haverá mudanças na feira, que nunca vem. "Parei de mentir pro povo" (No que se refere as promessas das datas de mudanças nas feiras). Pediu que o próprio secretário e o prefeito vá as rádios e ao povo dizer o que está acontecendo e não pedir para os vereadores falarem por eles. E afirmou que está havendo a velha prática de cobranças de pagamento de solo onde estão as bancas de feiras pagos em mãos e pediu explicações. Já que tal prática era repudiada pelas gestões passadas e aos poucos está voltando na atual.
Vereador Derivaldo: Falou de sua preocupação com o desporto toritamense. Disse que é constantemente cobrado pela falta de um espaço digno para a prática de nosso futebol.
Falou dos desafios da atual gestão para reconstruir um novo campo de futebol. Mas que a culpa disso foram as más gestões anteriores. E lamentou que prefeitos passados tenham destruído o único estádio municipal e não concluído outro a altura da população. E que recursos foram desviados, as obras não foram entregues e quando as contas desses gestores chegam a casa legislativa, os edis em sua maioria aprovam suas contas como nada de mal tivesse sido feito por eles contra a nossa população.
Reafirmou seu compromisso com os desportistas e que lutará até o último instante pra que a cidade volte a ter seu estádio de futebol.
Lamentou o que passou, mas que agora é daqui para frente e não se cansará de buscar pela construção de um novo estádio, pois o esporte não só forma campeões, mas esporte é saúde e forma cidadão.
Por Wendell Galdino.