Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na casa legislativa João Manoel da Silva na manhã desta quarta-feira.

Vereador Rossana: Parabenizou o trabalho dos motoristas das ambulâncias do município citando o motorista da Sítio São João. Parabenizou o presidente da Casa Legislativa, por ter a sua genitora homenageada com o nome na ultima escola construída e entregue a população. Parabenizou a equipe do NASF em especial os três profissionais em especial de Aline pelos serviços prestados a nossa população. Parabenizou as entidades comerciais de Toritama, ACIT, Prefeitura, Parque das Feiras e demais entidades pelo lançamento do Festival do Jeans 2019.
Vereador Birino: Fez duras criticas ao governo municipal no que se refere ao assunto do prédio do nosso matadouro. Disse que faltou mentira que o prédio do matadouro não estava inscrito nos imóveis do município. E citou que há um documento que dá fé a compra do terreno pelo saudoso prefeito Valdomiro Izidio - Galego ao cidadão Teófilo. E voltou a reclamar do prejuízo que o município e principalmente os machantes estão tendo atualmente. Tanto na arrecadação do município, como dos que comercializam com a venda de carnes em nossas feiras e frigoríficos da cidade. E pediu explicações ao executivo. Disse ser um ato de covardia essa situação vivida pelos toritamenses.
Depois usando o Tempo do Líder o Vereador Birino (Líder da Oposição): Rebateu as críticas do vereador Derivaldo quanto as suas cobranças nas obras realizadas no município, principalmente a retomada das obras no campo municipal e que se continuar errado, o mesmo irá pedir explicações perante a casa legislativa. Citou que não é verdade quando o governo e seus aliados dizem que o mesmo tem atrapalhado a administração. E que as obras de pavimentações e outras que tiveram que ser paralisadas ou houve atraso no inicio das mesmas, deu-se por conta de irregularidades nas licitações. E isso o governo e seus aliados não dizem. Voltou a reclamar do fechamento do matadouro e a falta de resposta de quando serão retomadas as obras de requalificação do mesmo. Disse que o governo falta com a verdade quando diz que o terreno onde está localizado o matadouro, não é do município, pois tem em mãos os documentos que diz o contrário. Que o terreno é do município e foi adquirido pelo ex-prefeito Galego. Reclamou da falta de medicamentos. Lembrou que o prefeito tem desempregado os filhos de Toritama e que o governo seja mais transparentes. E que assumam os seus erros e não fique colocando culpa na oposição. E que irá cobrar tudo aquilo que for de sua competência e que está cobrando com conhecimento de causa e não só por ser contra o governo. Disse que é funcionário do povo e é a esse povo que ele deve respostas.
Vereador Derivaldo: Falou de sua alegria em ver a retomada das obras do estádio de futebol. E disse que está tudo dentro do que se é permitido e solicitado pelos técnicos e engenheiros. E fez críticas as declarações de um vereador da oposição quanto a obra. Disse que o mesmo critica, mas não tem o conhecimento legal. Pediu que fosse feito oposição com qualidade. Pediu que as cobranças tem que ser feita com conhecimento e não apenas por ser contra o atual governo. Disse que a oposição tem dado com "os burros na água", quando faz criticas sem fundamentos e citou que houveram criticas as obras de pavimentação e outras obras realizadas pela gestão, mas sem fundamentos e conhecimentos. E disse que as cobranças tem que existir, mas com conhecimento de causa e disse que antes de falar algo que busque junto aos órgãos competentes, engenheiros, fiscais e etc.
Vereador Edijan: Iniciou sua fala agradecendo a Deus pela vida, a família e por poder estar trabalhando em prol da população da cidade. Falou de sua alegria em ver as obras acontecendo e a população sejam beneficiadas com essas obras e ações. e citou a entrega da terceira escola municipal e outras ações que estão sendo feitas para a população. Disse que a meta da prefeitura é cuidar da cidade começando da periferia até o centro da cidade. E disse que a população está vendo e reconhecendo o trabalho do prefeito Edilson. Falou que o prefeito tem cumprido uma agenda bastante corrida e produtiva em prol da população. E que tanto o governo como a cidade está no rumo certo, pois tem um governo compromissado com a população.
Depois o mesmo usando seu tempo de (Líder do Governo)o Vereador Edjan: Falou de sua felicidade em ver os moradores felizes com as obras, conquistas e avanços dessa administração e citou as obras e as declarações da população. Disse que os ratos e baratas faziam parte do cotidiano da população da periferia, mas que isso tem mudado com essa administração. Onde antes eram buracos e becos, hoje são avenidas pavimentadas e a população feliz. Parabenizou o prefeito Edilson Tavares tem cumprido uma agenda extensa para tentar atender a demanda da população. Parabenizou o Secretário Edson Tavares (a quem ele chamou de prefeito) pelas ações e obras da secretária de desenvolvimento econômico. E agradeceu ao secretário pelas obras no novo local onde será a nossa feira de frutas e verduras. Parabenizou a todos os secretários que estiveram com ele e o prefeito numa reunião, parabenizou o secretário de governo Moisés pela atuação no governo. Disse que o prefeito lhe confidenciou as ações e obras que serão realizadas em 2019. E citou a construção de mais três escolas, dentre elas a tão esperada escola de Marcelo Andrade, como era conhecido. E disse que Toritama está vivendo e viverá novos tempos. Lamentou que o prefeito tenha que gastar com prédios que eram locados e que agora pra serem entregues a prefeitura está tendo que arcar com os prejuízos deixados nos prédios de forma precárias.Mas que esta triste realidade está no final, pois as metas do atual gestor é entregar todos ou a maioria dos prédios locados por novos prédios e todos nossos. Disse de sua luta para que tenhamos um Natal Luz a altura da nossa cidade. E que juntamente com os secretários e o próprio prefeito tem se engajados em buscar parcerias públicos privados com as principais empresas que prestem serviços ou tenham ações e lojas na cidade, para ajudar nas despesas do nosso natal. E disse que a população tem visto quem tem trabalhado pela cidade.
Vereador Eduardo da Saúde: Fez duras criticas a gestão no que se refere a um projeto do executivo na casa legislativa que pede autorização para remanejamento de verbas de uma pasta para outra, caso seja necessário. O mesmo se disse contrário, pois se aprovado este pedido, pode acarretar prejuízos a população. E voltou a cobrar algumas ações e aquisições para a área da saúde. Pediu para que seja adquirido o mais rápido possível a aquisição do gerador para o hospital, que as ultrassom e outros serviços médicos sejam realizado no município. Pediu que seja inaugurado o bloco cirúrgico do nosso hospital para que sejam realizadas cirurgias de pequenas complexidades, cesarianas entre outras. E disse que não aceita que o governo municipal tire recursos da saúde para outras áreas. Que ao invés de tirar, aumentar esses recursos. Disse que saúde se amplia e não se diminui, pois quanto mais se investe, mais a cidade ganha com isso.
Vereador Arimatéa: Fez duras criticas ao governo do estado pelo excesso de cobranças de impostos. E por essa prática tem afastado os clientes da nossa região. Lamentou que isso volte acontecer novamente, principalmente num momento de aquecimento em nossas vendas. Disse que o mesmo enganou a população com obras e ações para enganar o povo, conquistar os votos e agora está arrecadando para poder cumprir as promessas feitas durante a campanha. Disse que o governo tira do povo recursos através de impostos e fiscalizações para poder cumprir o que prometeu. Reclamou das ações do DETRAN-PE em nosso município trouxe um prejuízos a nossa população e aos nossos cidadãos. E disse que as autoridades do município, especialmente o prefeito que tomem providências quanto a essa situação em que nos encontramos. Pediu que as fiscalizações sejam sessadas e ao invés de fiscalizações e perseguições que sejam colocadas segurança nas estradas durante o período de final de ano.
Falou da felicidade de ter sido homenageado com o nome de sua genitora na nova escola recém inaugurada. Disse que não sabe agradecer a todos pela justa homenagem. Pois sua mãe foi não só um exemplo de mulher, companheira, mas de uma pessoa que se doava em prol ao próximo. O prefeito fez no pior terreno a melhor escola da cidade e que ela leva justamente o nome da minha mãe, não poderia ser melhor, obrigado prefeito e a todos que reconheceram a importância da minha genitora, disse o vereador.
Vereador Morica: Saiu em defesa da união entre as cidades que compõem o nosso Polo das Confecções. E pediu que haja uma tomada de atitudes por parte dos que fazem as nossas feiras que cheguem a um consenso em termos de ajustes de horários e outras ações que melhorem a nossa feira. Reclamou que não é bom para a nossa população as feiras realizadas aos sábados e domingos. Assim tudo está contribuindo para o caos em nosso polo de confecções. Feiras aos domingos tem feito o nosso povo escravo, sem se quer poder curtir com a família um final de semana. E pediu que as feiras voltem para as madrugadas dos domingos para o amanhecer da segunda feira. Pediu que a prefeitura de Toritama tome uma atitude e entre em contato com as outras cidades para que essas feiras sejam feitas em sintonia e não escravize os nossos confeccionistas. Da forma que está, todos nós estamos no prejuízo. É preciso se pensar numa saída que seja boa para todos, temos que pensar na nossa região com responsabilidade, pois está em jogo o futuro da nossa economia e a saúde do nosso povo. Não estou aqui para prejudicar ninguém, mas é preciso se tomar decisões que a principio pode até causar estranheza, mas no futuro todos vão concordar, compreender e agradecer.
Vereador Ferrerinha: Se disse feliz pela forma de como a casa legislativa tem tratado os temas nessa reunião. Disse que no que se refere a nossa feira de confecções o mesmo tem cobrado ao prefeito e secretários no que compete a prefeitura, para que haja uma solução aos problemas da nossa feira, a começar pelo horário. Se disse muito feliz por poder passar nas localidades e a população está lhe parabenizando pelas obras realizadas, e citou as ruas. Citou outras localidades que o mesmo tem visitado e levado as demandas para o prefeito. E que o prefeito se comprometeu em atender todos os pedidos feitos pelo vereador. Fez um voto de pesar as famílias das vitimas do ocorrido na lavanderia, onde vitimou duas pessoas.
Vereador Loló: Falou de sua felicidade em ter sido o autor do projeto que fosse construída uma escola no bairro Izidio Tavares. Pois tem visitado a cidade como num todo. E disse que antes cavou um poço que tem matado a sede dos que moram no referido bairro. Disse que o prefeito nem pensava em na cidade, quanto mais construir uma escola naquele local. E hoje é um sonho realizado e que o povo tem reconhecido seu trabalho por dois mandatos, que é do povo, disse o vereador. Disse que é pobre e que veio do povo e que tudo o que faz é pensando no povo.
Por Wendell Galdino.