Cerimônia de inauguração do Corpo de Bombeiros em Toritama.

Em uma cerimônia que contou com a presença do Secretário de Defesa Social do estado de Pernambuco, Antônio de Pádua, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) inaugurou a Seção de Bombeiros de Toritama. O evento aconteceu na tarde na dessa segunda-feira (01/10).
A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do CBMPE, Coronel Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho (tem em seu currículo 18 condecorações na corporação), e contou ainda com a presença de diversas autoridades civis e militares, inclusive do prefeito de Toritama, o Sr. Edilson Tavares.
A Seção de Bombeiros de Toritama está situada em uma região estratégica da cidade, da região e do próprio estado, fica às margens da BR-104, rodovia que liga as principais cidades do polo das confecções, e, por isso, registra intensa movimentação de veículos, incluindo caminhões e carretas. O município ainda é conhecido nacionalmente como a capital do jeans, o que atrai semanalmente grande número de turistas para a região.
A chegada da Corporação ao município teve como principal objetivo reduzir o tempo de resposta, salvar mais vidas e expandir a abrangência geográfica do CBMPE em Pernambuco. Essa meta foi destacada pelo Comandante-Geral do CBMPE. “A Seção de Toritama dará suporte a mais de setenta mil pessoas. Reafirmamos, hoje, o compromisso de que os bombeiros militares, que aqui trabalharão, irão assumir, com o profissionalismo e dedicação, a missão de vidas e bens salvar”, ressaltou.
O prefeito Edilson Tavares ressaltou que a chegada do CBMPE à cidade é um marco histórico. “Esta é uma das primeiras ações a reavivar a face estratégica para a construção de uma nova história para o município. É um indutor de uma nova era de prosperidade”.
A solenidade foi marcada pela alegria dos moradores de Toritama, que fizeram questão de prestigiar a chegada do CBMPE ao município. Pois era uma cobrança de muito tempo, pois Toritama é uma cidade 100% industrial e tem em seu histórico alguns incidentes ocorridos que ocasionou alguns estragos e prejuízos causados por incêndios e explosões em fábricas de jeans e lavanderias, como o último ocorrido em 12 de junho do ano em curso, quando um depósito de recicláveis pegou fogo e o incidente ocasionou o prejuízos não só aos proprietários do local, mas a todos os moradores da localidade que tiveram que deixar suas casas até que as autoridades autorizassem a volta das famílias as suas casas.
Com a chegada do Corpo de Bombeiros, Toritama fica agora assistida com mais um órgão de segurança para a população. Vale salientar que a corporação também intensificará nas ações educativas e preventivas para a segurança da população.
Este Pelotão irá atender outros municípios da região do agreste e que também estão inclusos no polo das confecções do agreste de Pernambuco.
Por Wendell Galdino