Resumo da Reunião da Câmara de vereadores de Toritama nesta quinta-feira 23.

Vereador Derivaldo: Agradeceu a Deus por mais um ano de vida, aos amigos pelas felicitações. Também se disse realizado em puder junto ao prefeito entregar as obras que a população merece e fez menção a entrega da creche municipal. E se disse a disposição da população Toritamense.
Vereador Edijan: Parabenizou o vereador Derivaldo pelo aniversário. Falou de sua felicidade com a entrega da creche. Falou que quis o destino que ele voltasse a vida pública para entregar junto ao prefeito, uma obra iniciada quando ele era vereador na gestão de Flávio Lima e que só agora com Edilson Tavares conseguiu entregar esta importante obra. Falou da sua felicidade e satisfação de poder estar realizando grandes obras e conquistas a população. Falou da importância dos vereadores no sucesso da atual gestão. Falou dos desafios não só na entrega das obras, mas a manutenção das mesmas. Parabenizou o prefeito por mais uma obra entregue a população.
Vereador Doutor do São João: Agradeceu ao apoio e a atenção dispensada por parte do prefeito e secretários. Agradeceu a sua presença em mais uma inauguração. Se disse atendido pelo prefeito em suas cobranças e reivindicações. E parabenizou o prefeito pela brilhante administração.
Vereador Ferreirinha: Se disse feliz e realizado por ter sido mais uma vez atendido pelo prefeito. Pedido de conclusão das obras da creche municipal e aproveitou para solicitar ao executivo o início das obras da academia das cidades. É mais um sonho realizado. Falou da importância da obra. E por fim Parabenizou Derivaldo pelo seu aniversário. E por fim mandou abraços para seus amigos que estavam de data nova. E disse que tem cobrado do governo municipal a conclusão de outras obras.
Vereador Arimatéa: Parabenizou Derivaldo e Aurismendes de Carvalho pela passagem de mais um aniversário.
Vereador Mava: Se disse feliz por ter sido atendido em mais um pedido seu. E no que se refere a creche, o nome da Professora Dodora. Falou da sua luta através da Compesa para que a cidade fosse abastecida por completo. Se disse triste que outras pessoas queiram ser o pai de sua luta. Cobrou da secretaria de obras um calendário da varrição e limpeza das ruas e logradouros. E citou o bairro do Buraco Quente que há quase vinte dias não recebe tal serviço. E por fim Parabenizou o prefeito pela luta e atenção aos seus pedidos.
Vereador Birino: Falou de sua visita a um logradouro no Sitio São João com o irmão do prefeito, o Sr. Édson Tavares e que ficou acordado uma coisa e na prática fez outra. E pediu providências. Reclamou que há abuso de poder por parte de órgãos da administração pública. Fez menção do que está acontecendo. Pavimentação de ruas sem saneamento básico, como por exemplo. Reclamou que parte da casa legislativa tem agido com conivência com o indicado pelo executivo. E citou a participação do irmão do prefeito em reuniões das comissões. Chamou o a base aliada de anexo da prefeitura. E pediu providências a presidência da Câmara Municipal. E falou que é ilegal a participação de alguém do executivo nas reuniões da casa legislativa municipal.
Chamou o prefeito de faltar com a verdade com a população. Dizendo que o prefeito não tendo resposta para a população, busca colocar a culpa nos vereadores da base de oposição. Disse que pelo contrário do que o prefeito fala, a oposição tem mais ajudado pela oposição, do que mesmo pelos aliados. Disse ser mentirosa a declaração que os vereadores de oposição tem atrapalhado e travado obras, ações e serviços do executivo. Pediu respeito e que ele fale a verdade e não minta. "Agindo assim prefeito, você não fala a verdade e mentir não é correto", falou o vereador.
Agradeceu ao vereador Ferreirinha por solicitar ao executivo que reative as escolas públicas nos sítios Mangas, Travessias e Vila São Benedito.
Falou que o prefeito atenderá a esse pedido por força da justiça, pois não é sua vontade. E lamentou a forma de como os aliados tem trabalhado para realizar a vontade do governo municipal. Chamou a câmara municipal de anexo de executivo municipal. Lamentou que o prefeito tenha dito a um agente de saúde que um projeto que lhes beneficiam foi proibido pelos vereadores Birino e Eduardo da Saúde. Disse que não é verdade tal declaração ao cidadão. E por fim informou que através de seu gabinete conseguiu para o município, principalmente da zona rural que conseguiu umas cisternas e que a secretaria de ação social cadastre o pessoal no programa bolsa família, para facilitar que as pessoas sejam contempladas. Falou que o trabalho da secretaria de saúde tem sido feito para coibir que as pestes se ampliem em nosso município. E citou as ações da referida secretaria e pediu que as pessoas busquem a secretaria para buscarem repelentes e se informarem sobre o que fazer para coibir a proliferação de doenças em nosso município. E pediu respeito por parte do executivo e que só fale a população a verdade.
Vereadora Rossana: Parabenizou o governo municipal pela escolha do nome da Professora Dodora a creche municipal inaugurada na quarta feira. Desejou boa sorte aos profissionais que ali irão trabalhar naquele local. Fez votos de aplausos ao Dr. Diego filho da Professora Solange e do amigo Nena. Pela atenção dispensada a ela e sua família durante o período que a vereadora esteve internada no hospital em que o mesmo exerce suas funções. Parabenizou Derivaldo pelo seu aniversário.
,
Vereador Dió: Falou de sua atuação na vida pública. Informou a ausência na cerimônia de inauguração por conta de assuntos pessoais, mas o o prefeito por entregar a população mais uma grande obra. E aproveitou para confirmar o que a imprensa havia anunciado, que era a sua mudança de apoio aos candidatos a deputados nas eleições deste ano. Falou da mudança de Aline Corrêa (Estadual) e Marinaldo Rosendo (Federal) para Alessandra Vieira e Fernando Filho. Segundo ele a amizade com Alessandra e Edson Vieira fez ele tomar essa decisão, mas que em nada muda a sua participação no governo municipal. Disse que ambos entenderam a sua decisão. "A minha amizade e aproximação com Edson Vieira e Alessandra Vieira falaram mais alto", disse Dió.
Por Wendell Galdino.