Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na casa legislativa João Manoel da Silva em Toritama.

Na manhã desta quinta-feira aconteceu mais uma reunião na casa Legislativa João Manoel da Silva, e você acompanha agora as falas dos nobres Vereadores.
Vereador Doutor do São João: Falou de seu pedido de providência na melhoria no atendimento oferecido pela agência dos Correios de nossa cidade. O parlamentar solicitou uma audiência pública com a presença dos responsáveis pelos correios de Toritama.
Vereadores Rossana: Parabenizou o empenho entre a casa legislativa e a emissora lider da cidade para que haja as transmissão das reuniões da casa legislativa municipal. Enalteu a mudança do prédio da policlínica do antigo prédio na Rua Manoel Borba para a Rua 04 de Outubro. E que no antigo prédio sediará a Apae - Toritama. E por fim fez duras críticas ao governo federal e pediu que o povo não vote em nenhum político ligado a Michel Temer. E citou os deputados federais Bruno Araújo e Mendonça Filho. Pediu que o povo vote certo pois são os destinos do país por mais quatro anos.
Vereador Mava: Fez críticas referente a pessoas (Estudantes) que estão indo da cidade até a Vila São Benedito a pé. Ele pediu providências a secretária de educação e, segundo o vereador a secretária não gostou das cobranças e indagou o vereador se ele era situação ou oposição? Aí ele refutou a mesma dizendo que é vereador do povo. E que independentemente de seu lado partidário, irá cobrar sempre que for preciso e que as falhas sejam corrigidas. E exigiu que a mesma se intere mais sobre o que está acontecendo em sua pasta. Agradeceu ao prefeito por ter atendido o seu pedido que fosse disponibilizado veículos para os estudantes que estudam em Belo Jardim. Fez ciência de seu pedido a respeito de alguns ajustes na lei que garante o transporte escolar, principalmente para os estudantes universitários.
Vereador Birino: Falou das contrariedades nas declarações e falas dos vereadores situacionistas que criticam o Governo Temer, mas esquecem que o atual gestor é do mesmo partido do presidente Temer e mais, boas partes das ações da atual gestão são as mesmas que vem sendo realizada pelo governo federal. E citou as cobranças de impostos cobrados pela gestão municipal.
Depois usando seu tempo Birino (Líder da Oposição): Rebateu as críticas feitas pelo líder do governo. Disse que o líder do governo tenta o colocar contra a população e citou algumas críticas feitas pelo líder do governo acusando o mesmo de agir contra o governo, que Birino tem perseguido o governo. Criticou o governo municipal de tratar as pessoas com acepção de pessoas. Disse que pra uns a atual gestão tem agido com severidade e pra outros a mão amiga. Chamando de injustiça para com a população. Disse que os vereadores situacionistas faltam com a verdade quando o chamam de perseguidor e que toce pelo quanto pior melhor. Voltou a cobrar explicações sobre os marajás que o prefeito tanto criticava e falava que iria extermiar? Cobrou explicações sobre as origens dos recursos desses equipamentos que estão sendo adquiridos pelo município. Pediu explicações sobre os valores arrecadados nas feiras de nossa cidade e impostos.
Criticou algumas ações realizadas pela gestão nas primeiras etapas do parque das feiras, coisa que não vem sendo feito da mesma forma na terceira etapa. E pediu explicações ao executivo.
Vereador Dió: Agradeceu ao prefeito por atendido no pedido de colocação do pó de brita nas ruas que comportam as feiras de confecções.
Reclamou de alguns vereadores que ao invés de usar a tribuna para debater assuntos relacionados ao nosso município, estão debatendo assuntos nacionais. Coisas além da nossa realidade. Pediu providências em diversas áreas do município. E afirmou que só cobra porque sabe que o governo vai atender. E fechou sua fala dizendo que o atual prefeito fez em dois anos o que não fizeram em trinta e dois.
Vereador Derivaldo: Falou de suas visitas nas mais diversas localidades do município. Reclamou de algumas ações da oposição são prejudiciais a população. Pediu que seja feito uma oposição consciente e com responsabilidade e qualidade. Não vamos prejudicar o povo com essas perseguições. Lamentou a proibição da retirada de Pissarra da serra para serem colocadas nas ruas que ainda não estão pavimentadas e estão intransitáveis por conta das chuvas. E pediu que seja feito política com responsabilidade tanto da situação quanto da oposição.
Vereador Edijan: Agradeceu as mais diversas áreas da administração municipal por atenderem aos suas pedidos. E citou alguns exemplos um na área de iluminação pública e o outro na área da saúde no atendimento a um pedido feito para que fosse atendida uma fumcionaria sua que precisou ser atendida e assim aconteceu. E por fim agradeceu a todos por ser sempre atendido pelo governo municipal.
Depois usando seu tempo de Líder do governo o Vereador Edijan (Líder do Governo): Parabéns ao prefeito pelas ações em nosso município. Citou as conquistas da atual gestão, como as ambulâncias, as escolas, as ruas calçadas, equipamentos para o hospital municipal, a entrega da creche, as águas que está chegando em nossa cidade, a casa de apoio na capital pernambucana entre outras. Se disse preocupado com a população e com o próprio prefeito para que o prefeito faça as obras e ações para o nosso povo. Creditou ao prefeito a chegada da delegada e sua equipe ao nosso município. E disse que muito mais conquistas virão por aí. E disse que irá faltar trajes para os vereadores acompanharem o prefeito nas inaugurações. E que a atual administração está trazendo novos empreendimentos comerciais para empregar o povo da nossa cidade. Falou que a farmácia municipal está superlotada de medicamentos pra todas as áreas. E por fim disse que o compromisso dele e do prefeito é com o povo de Toritama que acreditou em suas promessas. E que os críticos antes de falar, vá nos locais das obras.
Vereador Eduardo da Saúde: Fez críticas a algumas falhas na saúde da família. E citou a falta de um médico em uma unidade de saúde em um dos bairros da cidade. E citou como se deve funcionar as unidades básicas de saúde. Pediu providências para que os problemas sejam resolvidos em tempo hábil, pois há metas a serem cumpridas. Pediu explicações a secretaria de saúde que sejam dadas as explicações devidas e principalmente que sejam resolvidos para o bem da população.
Vereador Arimateia: Falou da satisfação do acordo realizado entre a emissora Lider e a Casa Legislativa para a transmissão das reuniões. Falou da importância das transmissões para que a população saíba o que cada parlamentar e a própria casa legislativa vem realizando em prol do povo. Reconheceu a importância das transmissões e agradeceu a direção da emissora por também ser sensível com a causa da casa legislativa. Sobre o âmbito nacional, o vereador repudiou a intenção do governo federal em querer fechar agências dos correios em todo o país. Lamentou o aumento excessivo dos combustíveis. Repudiou as ações do governo federal e pediu a população que este ano vote consciente e diga não aos políticos envolvidos em corrupção.
Vereador Morica: Rebateu o vereador Dió quando disse ser inútil usar a tribuna para se falar de assuntos nacional. Ele disse que a política deve ser discutida em todos os âmbitos municipal, estadual e federal. Disse que é sim importante o vereador no uso da tribuna da casa legislativa municipal para informar a população o que está acontecendo e o que deve ser feito para mudat essa triste realidade. E relacionou diversos pontos como a corrupção na política e as ações do atual gestor federal. E voltou a falar do golpe sofrido por lula e Dilma. Disse que os vereadores são importantes nesses esclarecimentos, pois só assim o povo vai entender a sua importância na hora de mudar essa triste realidade. Disse que é preciso votar certo para não pagarmos em mais quatro anos. E por fim criticou as ações atitudes do vereador líder da oposição Birino. Dizendo que ao invés de fiscalizar o executivo está perseguindo o executivo e assim prejudicando a população.
Vereador Ferreirinha: Falou do adiamento da solenidade das ordens de serviços por conta das chuvas, mas que uma nova data será marcada. Falou do compromisso dele e do prefeito com a população. Disse que desde que assumiu o mandato travou uma luta em defesa da população. E citou suas solicitações atendidas pelo executivo municipal. Agradeceu a Deus pelas chuvas caídas em nossa região. E falou de seus pedidos junto aos órgãos e citou a compesa e a prefeitura.
Vereador Fofão: Reclamou das críticas sofridas por parte da base situacionista. Mas disse que tem feito seu papel de cobrar explicações por parte de executivo, como também tem feito pedidos através de requerimentos, mas que não tem sido atendido pelo executivo. Citou o pedido das bueiras do município. Reclamou da forma como a secretária de educação tratou os vereadores quando fizeram as denúncias de algumas falhas na sua pasta. E citou o fato das crianças que foram a pé pra cacasaSe disse vítima de críticas e perseguição por parte do executivo municipal. Mas que vai continuar trabalhando pelo povo.
Matéria do Repórter Wendell Galdino.