Em coletiva prefeito apresenta segunda escola construída em Toritama.

Na tarde desta quinta-feira (15) Toritama ganhou mais um equipamento no setor de educação, nos mesmos moldes e orçamento da primeira escola recém inaugurada no último dia 02 de fevereiro, e já é a segunda escola das três que deram inicio as obras no ano passado, e desta feita foi construída no bairro do Areal e leva o nome da Professora Elizete Borba.
Durante a entrega, o prefeito Edilson Tavares recebeu a imprensa de Toritama e região em uma das salas da escola para uma coletiva, onde na ocasião explicou e tirou dúvidas sobre a escola, as verbas para construção, as notas do IDEB e a frota da educação, que inclusive tem recebido várias reclamações por excesso de alunos nos ônibus.
Sobre as notas do IDEB, segundo o prefeito o desejo é de alcançar o meio da tabela de municípios já que hoje a cidade encontra-se nas últimas colocações no ranking, sendo uma das piores de todo estado de Pernambuco, e ainda segundo o gestor isso é uma semente que está sendo plantada para dar frutos no futuro, e espera até o final do mandato alcançar esse objetivo.
Em relação as expectativas para conseguir os resultados desejados a gestão acredita que não apenas as estruturas físicas devem ser de primeiro mundo, como também a qualificação dos profissionais para poder melhorar o rendimento, e que apesar dos atrasos no inicio das aulas nesse ano, o prefeito tem certeza de que não afetará o rendimento dos alunos pois serão cumpridos os 200 dias aulas previstos.
No tocante a segurança dos prédios, Edilson foi enfático em dizer que a guarda municipal vai ser destinada a cuidar do patrimônio, garantindo que este seja preservado, sendo uma equipe de efetivos durante o dia e a noite e finais de semana a própria guarda cuidará para que nada venha a acontecer, visto que nos últimos dias foram apresentadas depredações na escola do Deus é Fiel.
Uma outra questão na educação que tem tirado o sossego da pasta é quanto aos ônibus que transportam alunos para as cidades vizinhas com estudantes universitários, isto porque estão sendo recebidas denúncias sobre superlotação nos transportes. E segundo o gestor existe um problema de aumento gradativo de alunos a cada semestre para se dirigir para outras cidades, e como a cidade já adquiriu além da frota existente um número de seis ônibus e mais alguns alugados, e mesmo assim não está suprindo a necessidade, a única saída será limitar o número de passageiros, sendo dada a prioridade aos alunos do ensino superior, universitários e cursos específicos, já que não existe a possibilidade de alugar um número maior de veículos. Por outro lado existe o fato da gestão ter emitido um determinado número de carteiras de transporte e agora poderá não cumprir se assim acontecer de o prefeito limitar alunos de determinados cursos de utilizarem o transporte.
Após a coletiva, o Prefeito juntamente com o Vice e a Secretária, fizeram um tour pelo prédio, que conta com oito salas de aula, entre laboratórios e espaços de recreação, cozinha, um mini parque, duas mini quadras, sendo uma futsal poliesportiva e uma society com grama sintética. Além dos sistemas de isolamento no telhado contra raios e o moderníssimo sistema de reconhecimento facial para facilitar no registro da presença das crianças.
A inauguração oficial só aconteceu já no inicio da noite, após os discursos das autoridades locais e inclusive com a presença do Pároco Janaílton Alves e do Diácono Rivaldo Régis, além dos deputados Federal Jarbas Vasconcelos, Estadual Tony Gel e do Vice Governador Raul Henry.
Por Jessé Aciole