Arraes e Eduardo Vive!

Nos principais eventos políticos realizado neste sábado (03), tanto em Surubim como em Caruaru, os ex-governadores Miguel Arraes de Alencar e seu neto Eduardo Campos foram citados nos discursos boa parte dos oradores.
O calendário político foi bastante movimentado neste sábado. Em Surubim aconteceu um evento de apoio a pré-candidatura da Vereadora Marília Arraes (PT) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que contou com a presença de diversas lideranças políticas do estado, como: a Vereadora Ivete do Sindicato (PT de Surubim) a Deputada Estadual Teresa Leitão (PT), o ex-deputado federal Fernando Ferro, os líderes sindicais Doriel Barros (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco) e Doriel Barros (CUT), o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), além de prefeitos, vices, vereadores, lideranças políticas e comunitárias de várias partes do estado. O evento contou com um bom número de pessoas que se aglomeraram no interior do local do evento (salão de eventos do sindicato) e na rua em frente ao local.
Para se ter uma ideia, o evento superou as expectativas de todos, principalmente no tocante a presença de políticos, personalidades e lideranças políticas e comunitárias vindas das mais diversas áreas do estado. O número dessas lideranças foram tantas que a organização teve que quebrar a cabeça para selecionar os oradores que ali estavam e faziam questão de anunciar seu apoio a Marília Arraes.
A cada discurso as palavras eram de apoio ao projeto de candidatura própria do partido dos trabalhadores, e que este nome seja Marília Arraes. Criticaram os governos estadual (repudiando a tentativa de união entre PT e PSB), criticaram as ações do governo federal, sempre o chamando de 'Governo Golpista e Ilegítimo'. Mas uma coisa que chamou atenção foram as citações aos nomes de Lula e ao ex-governador Miguel Arraes de Alencar. Lula na defesa de sua candidatura nas eleições deste ano. E citaram as conquistas do povo brasileiro no período de seu governo. Coisas que já estamos acostumados a ouvir dos seus aliados, discurso que se repete a todo instante.
Mas outro nome bem citado é que em alguns momentos não só arrancou aplausos, mas gritos eufóricos e até aquele brilho nos olhos das pessoas que ali estavam. Principalmente nos olhos dos homens e mulheres que vivem ou viveram no campo (zona rural) no período em que Arraes governou o nosso estado. Arraes foi responsável por grandes conquistas para o nosso estado, mas uma ação (hoje considerada simples) foi um marco dos seus governos. O Luz Para Todos (Eletrificação Rural), o Cestão do Povo (Uma espécie de supermercado popular, que vendia Feijão, Farinha, Açúcar e outras especiarias oriundas da nossa própria região).
Bom, disso todos já sabem a história. Mas o que nos chamou a atenção foi o resgate do nome de uma das maiores lideranças políticas do nosso estado e do país, que voltou a ser lembrado não só no nome estampado na neta e pré-candidata, mas nas lembranças dos oradores no momento de suas falas. E o mais bonito é ver na emoção dos semblantes daqueles que ouviam os discursos e por um instante viajavam em pensamentos há épocas passadas, mas que permanecem vivas na memória daqueles que viveram de perto tudo aquilo que era falado ali novamente.
O discurso mais entusiasmado referente a citação de Arraes, foi o da própria neta, não poderia ser diferente. Marília lembrou de sua trajetória política ao lado do seu avô e ídolo (Miguel Arraes), disse que não tinha como não se emocionar ao ver homens e mulheres que ainda hoje reconhece em Arraes as conquistas sociais que perduram até hoje. E isso faz com que ela renove suas forças a cada dia para continuar na luta em busca de uma oportunidade de poder fazer o que Arraes fez e fazer muito mais pelo povo.
Já no outro lado, em Caruaru, Arraes também foi lembrado em alguns discursos, principalmente no discurso de Antônio Campos (Tonca - Neto de Arraes e Irmão de Eduardo Campos), mas o mais lembrado foi outro neto de Arraes, desta feita o ex-governador Eduardo Campos (Falecido em 2014). Ex-aliados e até adversários lembraram do ex-governador mais elogios do que críticas.
É daí que deu pra se perceber que Arraes e Eduardo Campos serão protagonistas dessa campanha eleitoral. Já deu pra perceber que esses dois nomes estarão presentes no decorrer de toda a campanha, vão utilizar esses nomes no intuito de sensibilizar o descrente eleitorado. Pois perceberam que apesar dos pesares na política há sentimentos. Sentimos de amor e gratidão, não só sentimos de ódio, rancor e descrença como temos visto nos últimos dias.
Por Wendell Galdino.