Acompanhe o que aconteceu em mais uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores.

Na manha desta terça-feira, aconteceu mais uma reunião na casa legislativa da cidade de Toritama, e agora você acompanha os pronunciamento dos nobres edis.
Vereador Arimatea: Disse que não aceita essa ação de desativar a escola na Vila São Benedito. E disse que irá até o executivo cobrar explicação sobre tal assunto e que não aceitará tal ação e que juntamente com os demais edis lutarão pela continuação da escola na Vila São Benedito.
Vereador Loló: Parabenizou o prefeito pelos relevantes serviços prestados a população de Toritama. Falou que são ações tanto na cidade como na zona rural. E destacou as reformas nas escolas públicas. Mas lamentou a desativação da escola da Vila São Benedito. E se disse contrário a essa ideia de se retirar o grupo escolar da Vila São Benedito. Disse que aquela unidade educacional tem história naquela comunidade.
Disse que lutará até o fim para que a comunidade de Cacimbas não seja desativada. E que o vereador que se colocar a favor da retirada da escola daquela comunidade, estará sendo contra o povo.
Vereador Derivaldo: Reivindicou ao executivo que seja realizado uma ação de obras no trecho que liga o Buraco Quente e o Areal (Trecho principal entre os bairros). Falou da entrega dos equipamentos de proteção aos agentes de saúde e endemias. Citou as obras na educação. E também se colocou contra a desativação da escola na Vila São Benedito. Mas disse que se trata de boatos, pois até o momento a Casa Legislativa Municipal não recebeu nenhum informe sobre tal ato. E pediu paciência aos vereadores de oposição e a população quanto a demora na conclusão de algumas obras por conta da burocracia das licitações. Mas que as respostas serão dadas em tempo hábil.
Eduardo da Saúde: Reclamou de algumas burocracias na entrega de alguns medicamentos que são passadas pelo médico para pacientes. Citou a burocracia para o cadastramento e entrega desses medicamentos e citou as leis que regem a saúde. Pediu o atendimento igualitário para todos. E citou alguns exemplos. Reclamou das falhas nas realizações de ultrassom no município. Solicitou a aquisição de um cardiologista para o município, pois estamos tendo um grande número de pessoas com problemas cardíacos, mas nada foi feito.
Lei é lei e tem que ser cumprida, afirmou Eduardo da Saúde.
E mostrou que na gestão anterior o governo municipal conseguiu cumprir com seus compromissos e as determinações da lei no que se refere ao atendimento da lei. E se disse tranquilo quanto ao seu trabalho como legislador. Disse que o 'Farofeiro' (como foi chamado por alguns aliados do atual prefeito) continuará trabalhando em defesa da população.
"Sou farofeiro, pobre com muito orgulho". Sou um farofeiro que defende o povo!", Disse Eduardo da Saúde.
Eduardo da Saúde: Também se mostrou contrário a ideia da desativação e que além de prejuízos sentimental e principalmente econômico, pois será aumentado os custos com veículos e combustível para se realizar o deslocamento dos alunos. E se disse mais um a lutar pela população da comunidade da Vila São Benedito.
Vereador Morica: Falou da alegria das chuvas caídas no município, dizendo que as águas caídas do céu traz um alívio para a nossa população. Mas lamentou os incidentes ocorridos, principalmente nas ruas que recebem a nossa feira de confecções, mas que haverá uma ação de requalificação de toda a feira é isso trará tranquilidade para todos os que comercializam naquele local. Disse que todos os impostos pagos pelos feirantes está sendo guardado e será todo investido em nossa feira de confecções. "Chega de arrumadinhos, agora é hora de realizar as obras que a feira precisa, a feira terá uma estrutura a altura da nossa cidade. A nossa feira será a melhor da região", afirmou Morica.
Morica: Disse que apoia tal iniciativa e que juntamente com os demais vereadores irão lutar pela permanência da Escola da Vila São Benedito e ainda disse que também solicitará a reativação da Escola do Sítio Mangas.
Ferreirinha: Agradeceu a presença da população na inauguração da pavimentação da Rua Bom Jesus.
Agradeceu ao secretário de obras por ter atendido as suas reivindicações.
E citou as mesmas.
Falou da sua reunião com o prefeito. E se disse confiante que as obras vão acontecer em nosso município. Falou que o prefeito falou dos desafios, mas que tudo acontecerá dentro do tempo determinado.
Disse que espera que o assunto referente a desativação da escola na Vila São Benedito, seja só boatos. E que se isso acontecer, se colocará contrário a essa ação.
Pois acredita que seja apenas boatos, pois a equipe do prefeito Edilson é competente e compromissada com a população.
Pediu que fosse acelerado as obras da Escola Belmiro Gonçalves, pois as obras estão sendo realizadas com a escola em funcionamento.
Vereador Doutor do São João: Falou de sua solicitação para que o município de Toritama possa por em prática o "Projeto Mãe Carinhosa. Que é uma espécie de mini-creches. E que o intuito desse projeto é ajudar as mães carentes a deixarem seus filhos enquanto elas trabalham. "Não quero acabar Escola para se fazer uma Creche". Pelo contrário, quero que a escola funcione juntamente com a creche!"
Minha vontade é que em cada comunidade a prefeitura possa ter uma creche e uma escola.
Vereador Birino: Disse que a situação parabeniza a saúde do município, mas esquecem de elencar as falhas que acontecem diariamente no município. Falou que negaram alimentação para pessoas na casa de apoio no Recife. Reclamou da burocracia para entregar a medicação a medicação para aqueles pacientes que conseguiram esse direito através da justiça. O vereador reclamou que a atual gestão tem recorrido dessas ações por entender que isso causa um custo extra para os cofres públicos. E que só dará a medicação as pessoas que conseguirem provar que são pobres em conformidade com a lei.
Reclamou da falta de planejamento pela gestão no que se refere as obras de requalificação dos prédios públicos.
Disse que a gestão tem se preocupado em fazer grandes obras, mas esquecem o restante da cidade.
Lembrou que se for verdade a desativação da escola na vila São Benedito será uma grande perda não só para a localidade, mas para a cidade. Citou também a superlotação nas escolas recém inauguradas. Reclamou das falhas na atenção básica no município.
Depois usando o tempo de Líder o Vereador Birino (Líder da Oposição): Voltou a falar do assunto referente as falhas nas feiras de confecções. E pediu uma ação emergencial para aquele local. Disse que até o presente momento a prefeitura não tem tido uma atenção para os bueiros. Disse que o que foi feito até agora nada foi feito.
Disse que a população tem cobrado do executivo e tem recebido como respostas, um 'não'. Pediu explicações sobre a coleta de lixo e limpeza das vias públicas, córregos e até da área ribeirinha.
Disse que há perseguição contra o funcionalismo público, e citou uma funcionária que não está tendo acesso ao ônibus. E cobrou uma explicação ao executivo sobre essas falhas na atual gestão.
Pediu para o prefeito e os vereadores da base do governo vá até a Vila São Benedito para ver se a escola está funcionando e dê a população a explicação que o povo está cobrando.
E voltou a falar do descaso com a área da feira e pediu que algo fosse feito o mais rápido possível.
Reconheceu algumas ações realizadas com êxito pela administração pública e que o mesmo aconteça com a feira de confecções.
E voltou a cobrar a limpeza nos bueiros principalmente os próximos as ruas que comportam a nossa feira.
Disse que é uma grande mídia em poucas ações.
E pediu mais atenção para com o povo de Toritama.
E que o 'Farofeiro' (como está sendo chamado pelos aliados do prefeito) continuará seu trabalho e suas ações, sem ódio e sem medo.
Vereador Dió do São João: Falou da atual situação do descaso existentes na nossa feira de confecções. E disse que tais falhas trazem prejuízos não só para os confeccionistas, mas para os clientes e principalmente para a cidade.
Disse que entende perfeitamente a preocupação do secretário de desenvolvimento econômico, mas que não há mais tempo a se perder, é preciso se fazer alguma coisa urgente pela feira. Até que seja concluído o projeto de requalificação da nossa feira de confecções.
Não podemos mais esperar, enquanto não tem a solução definitiva, é preciso se ter um paliativo urgente. Segundo o parlamentar, é preciso ser feito algo logo, antes que percamos clientes e comerciantes.
Ali está a mola mestre da nossa economia. E citou os trechos mais cruciais da feira e pediu uma ação urgente para que esses problemas não voltem acontecer em nossa feira.
Vereador Edijan (Líder da Situação): Parabenizou o ex-vereador Zé Neto pela idealização da Casa de Apoio no Recife e disse que o povo tem que lhe reconduzir aquela casa legislativa.
Rebateu as críticas de que pessoas teriam sido proibidas de se alimentarem na Casa de Apoio. Dizendo que o prefeito não é condizente com isso e que buscará informações sobre o assunto e se realmente aconteceu, providências serão tomadas.
Falou da distribuição de peixes as famílias carentes do município. 'Este ano serão 12 mil quilos de peixes distribuídos'.
Rebateu as críticas em relação a saúde, dizendo que a atual gestão, é a que mais fez e está fazendo pela saúde nos últimos anos. E citou a aquisição de veículos, móveis e imóveis para a saúde do município. Elencou os investimentos em equipamentos hospitalares e salários do funcionalismo público, principalmente na saúde. E criticou que as falhas que acontecem na atenção básica, a culpa é do governo federal e não do municipal.
Em relação a escola da Vila São Benedito, disse que não passa de boatos, pois nas conversas com o prefeito do município, ele nunca falou em desativar aquela unidade educacional.
Pelo contrário, que o prefeito fez duas escolas, uma terceira está sendo entregue, que as obras de recuperação dos prédios públicos estão acontecendo e que muito mais será feito.
Falou de suas visitas as diversas partes da cidade e que ao lado do prefeito estão buscando melhorias para a população.
E por fim, desejou uma feliz Páscoa para todos
E assim aconteceu mais uma reunião ordinária na casa legislativa João Manoel da Silva.
Por Wendell Galdino.