Acompanhe o que aconteceu na Primeira Reunião Ordinária do ano de 2018, na Câmara de Vereadores da Cidade de Toritama.

Na manha desta segunda-feira aconteceu a primeira reunião ordinária na casa legislativa da cidade de Toritama, vamos acompanhar as falas dos nobres vereadores na Tribuna daquela Casa.
Dió do São João: Inicialmente falou dos desafios do ano de 2017 e da esperança de que o ano de 2018 seja de grandes conquistas para todos.
Disse que espera mais obras e ações por parte do executivo municipal, pois em 2017 ele fez muito com pouco recursos, e que este ano terá mais recursos para fazer mais obras e ações para o povo de Toritama.
Enalteceu o pagamento do funcionalismo público em dias. "Eu não tenho dúvidas que 2018 ficará na história de Toritama, no que diz respeito a administração pública".
Derivaldo: Refletiu sobre o ano que se passou e se disse esperançoso com o ano de 2018. E pediu que a população avalie os nomes que irão vir a Toritama pedir seu voto que analise direito e vote em candidatos que tenham compromisso com o povo de Toritama.
Pediu união na casa legislativa municipal.
Edijan: Falou de sua alegria de estar com um prefeito que organizou de verdade a cidade. Disse que o prefeito de Toritama será contemplado com um prêmio que lhe elegeu como, "o melhor prefeito do estado". Enalteceu as conquistas do ano passado e que em 2018 será muito melhor. Se disse feliz em saber que a cidade de Toritama hoje é tema de boas notícias nos meios de comunicação. Disse que Edilson Tavares mudou a imagem de Toritama. "Prefeito Edilson Tavares afirmo meu compromisso com você para fazer a melhor história política de Toritama".
Depois o mesmo voltou como lider do Governo e falou de um projeto seu (ainda no primeiro mandato) que proibia a entrada de veículos de grande porte (caminhões e carretas) nas vias urbanas, principalmente no horário comercial. E disse que reforçará o pedido junto ao prefeito, sobre o assunto. Reclamou que em muitas ruas já estão sem pavimentação há anos. E que será um dos grandes desafios da atual gestão. Falou da sua visita as escolas que estão sendo construídas em nosso município, falou do adiantamento das obras e que serão escolas modelos. Falou de seu entusiasmo com a chegada da nova secretária de educação municipal.
Disse que está esperançoso com a administração pública neste ano de 2018.
"Acredito que teremos um ano melhor do que o ano passado, se o ano passado foi bom, este ano será melhor e quem ganha é a população".
Eduardo da Saúde: Reclamou a falta de informações reais por parte do executivo. Criticou a educação municipal do ano passado, enumerou as falhas e pediu providências urgentes no que se refere a educação tanto no material humano, como nas estruturas dos prédios e móveis que são usados pela educação do município. Na saúde pública reclamou das falhas que houveram no decorrer do ano passado. "Eu espero que as falhas como falta de médicos e principalmente de remédios e materiais usados na saúde no ano passado, não se repita este ano". "A saúde tem que ser bem feito, pra isso tem que haver um planejamento". Reclamou que no primeiro mês do ano os postos de saúde estão abertos, mas sem os médicos e demais profissionais da área.
E solicitou respostas convincentes sobre a saúde pública. É claro que na educação houveram falhas e mais ainda, que não houve planejamento algum.
E citou que houve escolas que ficaram muito tempo sem professores em diversas matérias.
Agradeceu a todos os Toritamenses pelo carinho e apoio de todos. Disse que irá fiscalizar cada setor com compromisso e seriedade. Vou cobrar pra que haja seriedade e transparência nos serviços prestados ao município. E desejou a todos paz e harmonia.
Arimatéia: Falou de suas funções no poder legislativo municipal. Disse que o seu papel é dirigir a casa legislativa municipal. "Sou um intermediador dessa casa". Enalteceu o trabalho da secretaria de obras pelos serviços prestados, principalmente na limpeza pública. E reconheceu que o atual prefeito tem dado autonomia para decidir as ações e serviços. E deu toda honraria ao diretor de obras, Manassés Santana.
Morica: Parabenizou a aquisição de Douglas Costa para ser o assessor de comunicação da casa legislativa municipal.
Falou das conquistas alcançadas pelo município no ano passado e do desafio de realizar mais em 2018.
Disse que o maior desafio da atual gestão é superar o seu primeiro ano de mandato. "Ele já mostrou que é o prefeito que mais trabalhou em seu primeiro ano de mandato, na história de Toritama".
Disse que o maior desafio é colocar em prática a obra de revitalização e qualificação da feira de confecções de Toritama. Edson e Edilson Tavares tem em mãos o maior desafio da história de Toritama. Mas disse que acredita que os grandes feitos serão feitas em Toritama. E desejou boa sorte e se colocou a disposição para ajudar no que for necessário.
Ferreirinha: Iniciou sua fala agradecendo as pessoas que estiveram presentes na sua caminhada em seu primeiro ano de mandato.
Falou de suas cobranças junto ao prefeito no que diz respeito a limpeza de córregos e canais de nossa cidade. Reclamou da falta de equipe médica nos primeiros dias do ano.
Quanto ao caso das barracas que terão que ser retiradas de seus locais, que o governo municipal tenha um olhar carinhoso para com o assunto. E pediu que a casa legislativa municipal se unam em defesa dos barraqueiros.
Doutor do São João: Iniciou sua fala fazendo de seus projetos para o fornecimento da nossa juventude. Falou da APAE que não só vai servir as famílias e as pessoas que desejarem participar do projeto. Disse que espera contar com os poderes e as entidades do município. E se colocou a disposição para esclarecer a população de Toritama tudo sobre o projeto.
Mava: Agradeceu a todos pelo apoio obtido no ano passado e renovou seu compromisso com o povo este ano.
Disse que já pediu ao prefeito que busque uma solução para este caso das barracas. E espera ser atendido pela atual gestão.
Pediu ações e a retomada do tapa buracos nas vias urbanas da cidade.
Fez voto de pesar pelo falecimento do Sr. Elizeu.
A respeito da ação do tapa buracos com asfalto em nossa cidade disse que foram conquistadas pela sua amizade com as entidades.
Rossana: Iniciou saudando a todos. Fez votos de pesar as Famílias de Seu Pedro do Queijo, Jota Filho, Elísio e Dindo Lima e tantos outros que se foram.
Disse que referente as lutas do ano passado servirá de preâmbulo para este ano.
Lamentou a saída do Padre Monsenhor Roque. Lembrou que no dia 29 de dezembro esteve em nosso município, o governador Paulo Câmara inaugurando uma importante obra para o município. E disse que espera que as obras se realizem, mas que tragam a tão sonhada água.
Falou da saída do lixão as margens da BR 104. E pediu a colaboração e a participação do povo.
Birino: Reclamou que o prédio privado foi locado para atender uma escola, mas que terminou o ano e o prédio não foi entregue a população.
E pediu explicações sobre o mesmo, principalmente no que se refere ao pagamento de aluguel.
Rebateu umas críticas recebidas por parte do chefe do executivo e seus aliados, sobre a construção da quadra no sitio São João. E disse que diferente do que foi dito, que o vereador torcia pelo quanto pior melhor. E citou ações que o mesmo tem sido acusado de colocar a população contra o governo municipal. Disse ser mentiras e explicou toda ação.
Lamentou a forma de como a prefeitura tem tratado os barraqueiros e aqueles que negociam com peixes. Disse que não há nenhuma sensibilidade por parte do governo para com os barraqueiros e peixeira.
Reclamou da aquisição de uma pessoa de fora do município para comandar a nossa educação. Disse que a troca era necessária por conta do desempenho a baixo da média da secretária de educação no ano passado. Mas que a cidade detém de bons nomes para qualquer área do município. Falou que os vereadores defendem o indefensável. Pediu que antes de realizar essa ação da retirada das barracas, que sejam colocados em um local pavimentado e de fácil acesso. E disse que se o Ministério Público determinou a retirada das barracas, é porque ele foi provocado por alguém. Pediu respeito ao povo de Toritama. E que as defesas do aliados sejam com coerência.
E finalizou reclamando que os processos seletivos realizados na atual gestão seja para beneficiar os filhos de Toritama.
E pediu que seja cumpridos todos os requisitos da lei
E assim terminou mais uma reunião da Câmara Municipal de Toritama
Por Wendell Galdino.