Entrevista com o Ministro dos Transportes Maurício Quintella.

Por quê se demorou tanto pra se tetomar as obras desse trecho da BR 104?
Maurício Quintella: Quando assumimos o ministério encontramos diversas obras paradas em todo o país. E esta obra da BR 104 era que mais me era cobrada, pois se tratava de um trecho importante para a economia do estado de Pernambuco. Daí então levamos até o presidente o tanto de demandas e a importância da retomada urgentemente dessa obra para a economia de Pernambuco. Foi então que o presidente nos deu carta branca para retomar todos os trâmites legais junto ao governo estado de Pernambuco e as entidades envolvidas. A parceria entre o governo federal e o governo do estado proporcionará a qualificação de um trecho de pouco mais de 16 Km, entre os municípios de Toritama e Taquaritinga do Norte, e um investimento de quase 80 milhões, onde o estado entra com a sua contra-partida e o governo federal com a maior parte dos recursos e o compromisso de finalizar a obra. Demorou sim, mas só agora foi viável dar a ordem de serviço dessa obra.
Esta obra foi paralisada em 2012 e só agora graças ao empenho dos governos estadual e federal a obra será reiniciada. Mas não faltou quem fosse ao ministério cobrar a retomada dessas obras. Podem ficar tranquilos, pois o dinheiro da obra já está em caixa, a empresa devidamente regulamentada para tocar a obra. Pra o início já se tem em caixa. São 18 milhões iniciais em caixa por parte do governo federal e mais 7 milhões por parte do governo do estado, isso dentro do planejamento de 2017 e pra 2018 todo restante das verbas já estão orçadas e aprovadas.
Qual tem sido o maior desafio de sua pasta, já que você disse que assumiu um ministério travado e com muitas obras paradas?
Foram vários desafios. O primeiro deles foi a retomada das obras, principalmente nas rodovias. Vale lembrar que assumimos um ministério em meio a uma crise política e econômica. E me deparei com inúmeras obras paralisadas, boa parte por abandono e falência de empresas, outras probidas de realizarem obras por estarem envolvidas na lava jato, poucos recursos, revisão de contratos das empresas, sem falar nos poucos recursos. Foi preciso rever tudo isto e isso requeriu um certo tempo, mas o mais importante agora é a retomada das obras, como esta da BR 104 por exemplo. Atualmente o Ministério dos Transportes tem rodado o país inteiro. Tudo isto graças a recuperação econômica do país através do governo federal.
Apesar desse momento especial de lançamento da retomada das obras, existe a possibilidade desta obra paralisar novamente?
Maurício Quintella: Não, não existe possibilidade nenhuma da mesma parar. Volto a dizer que a primeira parcela dos governos federal e estadual já estão em caixa, como também o orçamento para o ano que vem. É um compromisso em conjunto, junto aos governos estadual e federal.
Qual a previsão de entrega da obra?
Maurício Quintella: A obra está prevista para ser concluída em sua totalidade em no máximo em dois anos. O mais importante é que as obras comecem o mais rápido possível, que tenha todos os cuidados possíveis para entregáramos as obras na data certa.
O que você espera da região após o anúncio do início das obras?
Maurício Quintella: Esperamos que sejam realizadas diversas ações no que se refere a geração de empregos e o fortalecimento da nossa região do Polo dss Confecções. Sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, mas que a obra seja feita com seriedade e compromisso. Espero que a obra tenha seu ritmo natural e que seja concluída o mais rápido possível e assim possa beneficiar a população.
Matéria de Wendell Galdino.