Ministro das Cidades Bruno Araujo faz visita a Municípios do Agreste Pernambucano.



O ministro das Cidades, Bruno Araújo, cumpriu agenda nesta sexta-feira (9) nas três cidades do Pólo de Confecções do Agreste pernambucano: Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Em Caruaru anunciou a liberdade de recursos para obras de saneamento básico no município. O anúncio foi feito na Associação Comercial e Empresarial (ACIC) ao lado da prefeita Raquel Lyra (PSDB) e de outras autoridades.

Em seguida, o ministro seguiu para Toritama, onde vai vistoriou o terreno onde serão construídos novos empreendimentos do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

Em seu discurso, Bruno Araújo falou das suas ações a frente do ministério. As visitas e vistorias das obras em todos os estados da federação. Falou que é gratificante e que é uma exigência do seu cargo, ou seja faz parte do seu trabalho.

"Em Toritama obviamente tem que ser diferente, porque aqui nós estamos em casa", disse Bruno Araújo em seu início de fala.

O Ministro falou das dificuldades encontradas. Segundo ele, eram dificuldades que inviabilizavam o ministério a tocar qualquer obra. Diante da desorganização e problemas deixados pela gestão passada.

"Ao assumir a pasta, eu assumi um compromisso comigo mesmo, de jamais anunciar qualquer obra, ação ou empreendimento que não tivesse posição firme, ou seja a certeza de entregar a população aquilo que nós havera anunciado. Pra não dizer que viemos fazer uma visita a um terreno onde nós vamos pensar o nós vamos fazer. Não, pelo contrário, nós viemos aqui hoje, anunciar que a Caixa Econômica está autorizada a contratar a empresa para dar início a obra", disse o Ministro Bruno.

São obras que dará novas oportunidades de vida pra muita gente, desde a construção até a entrega da obra. Que beneficiará pessoas tanto com o sonho de ter a sua casa própria, como também os empregos ofertados e rendas geradas com tal ação. Lembrou também Bruno Araújo.

"Nós autorizamos 2 bilhões de reais em obras, 200 mi foram para o estado de Pernambuco. E não é só por que, eu seja o ministro de estado. É porque Pernambuco foi um dos estados menos assistidos pelo governo federal nesses últimos anos. E enquanto eu estiver no ministério, nós vamos tirar o atraso que o país teve com Pernambucano. Estamos fazendo por dever de justiça", disse Bruno.

Bruno disse acreditar que está obra e outras ações e serviços apresentados pelo seu ministério, ajudará a melhorar cada vez mais o nosso comércio, gerando empregos e rendas pra mais pessoas.

Disse também que acredita nas obras, por conta da luta dos municípios, que estão se adequando a realidade e se preparando para receber recursos para a realização de muitas obras, ações e serviços, que beneficiaram a população.

"Nós estamos trazendo recursos através do cartão reforma, minha casa, minha vida, e outros meios que estão a disposição através do Ministério das Cidades. Tudo isso para fazermos obras de saneamento, calçamento, pavimentação das vias e etc. Eu estarei sempre ao inteiro dispor para fazer mais pela população", disse Bruno.

"Em Toritama eu me sinto em casa. A minha volta para Toritama, hoje, é um reencontro não só de amigos, mas um reencontro de um representante seu, que veio dizer que: os municípios e o estado de Pernambuco, voltaram a se encontrar com o Brasil. Através de um governo federal que volta a ter capacidade de investimento, realizar obras, gerar empregos e cumprir o seu papel perante a população. Tenho certeza que iremos comemorar tudo isso juntos e não parar continuar buscando novos investimentos para a região", fechou sua fala o Ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Quando indagado sobre as críticas de parte oposição de que estas ações, seriam de cunho eleitoreiro, pensando no ano de 2018. Bruno Araújo rebateu dizendo que: "Enquanto eles falam, eu trabalho!".

Já sobre a crise que passa o país, o ministro disse que, a única forma de vencer a crise, é com o trabalho. E que não pode se entregar a crise, mas vencer ela.

Depois, de Toritama, o Ministro seguiu para Santa Cruz do Capibaribe, ao lado do prefeito Édson Vieira (PSDB), o ministro também visitou o terreno onde serão construídas 500 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” com recursos de R$ 50 milhões.

Mesmo confiante, essa tenha sido talvez seja a última visita de Bruno Araújo a Pernambuco como ministro de estado. É que está agendado para a próxima segunda-feira (12) uma reunião do PSDB para decidir se continua no governo de Michel Temer.
Porém o Ministro se disse tranquilo, pois o compromisso do PSDB é com o Brasil. E que vai sair da reunião, com este mesmo compromisso, de encontrar o melhor caminho para encontrar as soluções que o país precisa". "Estou confiante na nossa permanência e na permanência do Presidente Michel Temer a frente do governo federal", falou Bruno Araújo.

O PSDB ocupa quatro pastas no governo federal e se a decisão for pelo “desembarque”, todos entregarão seus cargos mas com o compromisso de continuar apoiando as reformas previdenciária e trabalhista ora em tramitação no Congresso Nacional.







Matéria de Wendell Galdino.
Fotos: Jessé Aciole.