Missa de 100 anos de Dom Augusto Carvalho.

No inicio da noite da ultima sexta-feira (26), aconteceu a celebração dos cem anos de nascimento do 2º Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Augusto Carvalho. Natural do sertão do estado, Dom Augusto foi Bispo da Diocese de Caruaru de 1959 à 1993, conhecido por suas obras evangelizadoras, o cuidado com os mais humildes, foi um dos maiores empreendedores da Diocese. O Bispo morreu em 1997 aos 80 anos de idade, e era detentor do título de Bispo emérito de Caruaru. Seu corpo foi sepultado no interior da Catedral de Nossa Senhora das Dores.
A Concelebração contou com a presença do celebrante o Bispo Diocesano Dom Bernardino Marchió, o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, além de vários Padres e seminaristas. A ómilia ficou por conta do Monsenhor Olivaldo, que usou da palavra para comparar os feitos e o legado deixado por Dom Augusto.
Após a Concelebração, aconteceu a benção dos restos mortais de Dom Augusto Carvalho e Dom Costa - ambos estavam sepultados ao lado do presbitério da Catedral, e em sequência aconteceu o translado das urnas até o novo local, por trás do presbitério, em uma nova cripta. A mudança faz parte das obras de reforma da Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Familiares de Dom Augusto estiveram presentes na celebração, e ao final do ato solene conversaram com nossa equipe;Prudêncio Gomes, sobrinho de Dom Augusto.
´´O nosso sentimento hoje, é de muita satisfação de termos tido em nossa família um homem de uma fé grandiosa, que sempre cuidou dos mais carentes, mesmo nas dificuldades ele estava dividindo o pão, foi um empreendedor absoluto nos cuidados com o patrimônio diocesano e com certeza deixa um legado grandioso para todos aqueles que caminham na fé e buscam servir assim como ele serviu.''
Lourenço Gomes - Diácono Permanente, sobrinho de Dom Augusto.
''Quero agradecer aos amigos de Caruaru e todos que vieram acompanhar o ato, a todos que sabem do trabalho que foi feito por ele, e também os ensinamentos que ele deixou para todos nós. E muito feliz estou por ser parte da família que seguiu a vida religiosa e hoje faço parte como Presbítero Permanente da Igreja Católica, e levo comigo a sua mensagem que sempre foi cuidar dos mais carentes.''
As celebrações que homenageiam o centenário do nascimento de Dom Augusto, começaram no dia 24, com solenidade no Colégio Diocesano, adquirido pela Diocese durante o seu Bispado, seguiram no dia 25 na Fafica, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, por ele fundada, e se encerraram na sexta-feira dia 26, com a Concelebração Eucarística e mudança do local de depósito das urnas com os restos mortais para a cripta localizada por trás do presbitério.
Matéria e Fotos: Jessé Aciole.