Pedalada e caminhada dos Toritamenses fazem parte dos 50 anos da Paixão.

Como já é tradição, todos os anos, grupos de pessoas saem de Toritama na sexta-feira da Paixão rumo à Fazenda Nova, seja em caminhada ou pedalada, como forma de atividade física, e também para prestigiar e participar das festividades da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, onde é encenada a peça teatral mais famosa do Brasil.
Já nas primeiras horas da sexta-feira, os grupos tomaram a estrada, contabilizando centenas de pessoas, e além de Toritama várias outras cidades da região participam da movimentação.
A prática é uma tradição que acontece todos os anos, e a cada realização tem aumentado o número de adeptos, especialmente os ciclistas que este ano deram um show de participação. Do lado dos que preferem a caminhada, o público fica com sua maior os fiéis que de certa forma já estão acostumados a esse tipo de romaria.
Durante todo o percurso, muitos carros e pontos de apoio estavam preparados para atender segurança, água e alimentação aos participantes. Que ao chegarem em Fazenda Nova, lotaram as ruas do Distrito de Brejo da Madre de Deus, e movimentaram ainda mais o comércio local, do alimentício ao transporte.
Com o sucesso desta edição, a promessa é de que o ano que vem será ainda maior e melhor, a julgar pelo ânimo de quem participou.
Após a caminhada várias pessoas voltaram para seus pontos de partida em transportes complementares e outras preferiram retornar da mesma forma com que foram.
Texto: Jessé Aciole