Compesa dá inicio aos testes na Adutora do Pirangi.

A "Compesa deu inicio nesta sexta (10), os primeiros testes na adutora do Pirangi, em Catende, na Mata Sul de Pernambuco". Pela primeira vez, a água passou pelo canal de captação do Rio Pirangi e vai seguir por seis quilômetros até a Estação Elevatória de Água Bruta 2, também localizada em Catende.
De acordo com a Compesa, se tudo ocorrer conforme o planejamento, os testes continuarão na EEAB 2 para transportar água por mais 21 quilômetros até os poços de sucção da Barragem do Prata, em Bonito. A previsão é chegar água no Prata pelo novo sistema até no domingo (12).
Os testes vai durar o tempo necessário para realizar os ajustes e correções na adutora. A equipe de engenheiros vai regularizar a vazão da Barragem do Prata em 500 litros por segundo, para beneficiar 800 mil pessoas nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
O sistema Pirangi é uma das maiores obras do estado, para conter a crise hídrica da população do Agreste de Pernambuco. Foram investidos R$ 60 milhões no empreendimento por meio de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Compesa com o Banco Mundial.
A obra do Sistema Adutor do Pirangi é uma luta do Governador Paulo Câmara que ainda prevê duas etapas, que estão em andamento. Na segunda fase será feita a troca dos conjuntos de motobombas do Sistema do Prata, com o objetivo de levar mais água para Caruaru, reforçando as Estações de Tratamento de Água (ETA) Salgado e Petrópolis. “Com o acréscimo de água do Rio Pirangi, a Compesa também prevê que, dentro de mais algum tempo, possa atender, por um dos trechos da Adutora do Agreste, as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe”, acrescenta Judas Tadeu de Souza, gerente de Obras Especiais da Compesa.
Da: Assessoria/Compesa Fotos: Arquivos do Blog.