Grupo de trabalho discute melhorias para a feira do jeans de Toritama.

Com o objetivo de iniciar ações articuladas para beneficiar a feira do jeans de Toritama, representantes dos feirantes, dos lojistas, da administração do Parque das Feiras, da ACIT – Associação Comercial e Industrial de Toritama e do Uai Shopping, dentre outros, se reuniram na manhã desta terça-feira, 20, no auditório do NTC-PE e deram início as discursões e reunião de dados para o planejamento da feira do jeans, a partir 2017.
O grupo de trabalho procurou detectar as ameaças e as oportunidades existentes na feira do jeans de Toritama. A falta de segurança e de iluminação, problemas de estacionamento, atraso na coleta de lixo e a indefinição do dia e do horário de ocorrência da feira foram as principais ameaças que foram debatidas pelos representantes.
Cada um dos participantes presentes teve a oportunidade de expressar suas experiências e apresentar sugestões, visando a resolução dos problemas. Os representantes do Parque das Feiras, Prudenciano Gomes e o da Afest, Fábio Florentino comunicaram dados de uma pesquisa de opinião sobre a satisfação e vontades dos feirantes, dos guias de excussões e inquilinos do Parque das Feiras, relacionados aos dias e horários preferidos para a ocorrência da feira. Prudenciano disse que a feira do jeans está ruim porque o poder público municipal não acompanhou a importância de Toritama, como a cidade detentora de 16% da produção nacional do jeans. Ele sugeriu que haja mais associativismo e novas parcerias para reerguer a feira em 2017.
Ronaldo Jonas, presidente de ACIT lamentou que a feira de Toritama tenha se transformado numa feira de passagem, em razão de não ter uma organização efetiva. Ele defendeu os feirantes, ao falar que sequer há uma iluminação adequada destinadas aos bancos. O presidente Ronaldo, disse que primeiro será necessário planejar uma completa organização da feira, para assim, surgir alguma capacidade da feira do jeans competir com outras feiras.
Um dos representantes dos lojistas, Hélder Torres lamentou a falta de infraestrutura da feira por vários anos e denunciou grupos organizados e particulares que agem na feira e que determinam por si só, os horários e o espaço de funcionamento da feira, função que deveria ser de responsabilidade da prefeitura municipal, opinou Hélder.
O vereador Maviael comunicou que é necessário vigiar e determinar os locais destinados aos camelôs para evitar invasões no espaço de estacionamento dos ônibus. Ele comunicou sobre a necessidade de uma haver um grupo de fiscais honestos e que seja determinado um horário de início da feira que venha a facilitar a segurança dos compradores e vendedores, opinou.
O representante do Uai Shopping disse que veio para desmistificar a importância do empreendimento. Ele afirmou que o Uai Shopping é um parceiro e não um inimigo na organização da feira do jeans. Sugeriu que uma ação de fiscalização efetiva resolveria a organização da feira em tempo imediato. Na opinião do representante do Uai é necessário ouvir mais opiniões antes de determinar o dia e o horário de funcionamento da feira.
A primeira reunião entre o grupo de trabalho que visa a organização da feira do jeans de Toritama foi encerrada sem decisões determinadas, embora, entre os participantes houve um consenso de que a feira não poderá continuar do jeito que está no próximo ano. Ficou determinado, entretanto, a realização de uma nova reunião a ser realizada em breve.
Por Éder Mateus