JATAÚBA ESTÁ NA LISTA DOS 19 MUNICÍPIOS QUE PODEM TER ELEIÇÕES ALTERADAS, SEGUNDO O TRE-PE.

As eleições majoritárias estão pendente de decisão judicial nos municípios de Jataúba, Belo Jardim, Gravatá, Amaraji, Riacho das Almas, Casinhas, Cabrobó, Ipojuca, Chã de Alegria, Cortês, Santa Filomena, Xexéu, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Cedro, Cumaru, Dormentes e Ipubi.
Dos 19 municípios, 13 processos estão deferidos com recurso. Desses 13, nove já estão em Brasília. Os municípios dependem de julgamento final com trânsito em julgado, com destaque para Belo Jardim, Jataúba, Ipojuca e Cabrobó, onde o eleito tem mais votos que o adversário, e estão com o registro indeferido e com recurso tramitando. Caso seja confirmada a situação pelo Tribunal Superior Eleitoral, poderá haver outras eleições. Dessas cidades, apenas o processo referente à Ipojuca já está em Brasília. Os outros três ainda estão pendentes no TRE-PE.
Em relação a Antonio de Roque (PMDB) em Jaraúta, o mesmo é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de estar inelegível por ter tido prestações de contas rejeitadas devido a não aplicação correta de recursos federais. Em sua defesa, o prefeito sustenta que os atos não causaram desvios ou prejuízo ao erário público.
Segundo o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, a estimativa é que até o final deste mês todos sejam julgados no TRE-PE e que o principal objetivo é que nenhum prefeito deixe de ser diplomado por problemas judiciais.
Em novembro já foram marcadas sete sessões da Corte do TRE-PE. Entretanto, a responsabilidade sobre a posse dos candidatos é da Câmara Municipal de cada cidade.
Fonte: Blog do Igor Maciel