Comissão de Toritama visita obras da Adutora do Pirangi.

As obras estão na sua fase de conclusão, com expectativa de finalização no final de Janeiro, e levará água do Rio Pirangi para o Polo das Confecções através da Adutora do Agreste.
Na manhã e tarde da última quinta-feira (10), uma comissão formada por vereadores, imprensa, representantes da Compesa e populares, foram vê de perto o andamento das obras da Adutora do Pirangi, que está com 80% concluída e deverá ser entregue no final de Janeiro de 2017, garantindo a recuperação dos recursos hídricos do reservatório do Prata, que hoje já abastece algumas cidades do agreste.
A visita teve como ato inicial uma rápida palestra na sede da Compesa em Caruaru, com apresentação das obras que estão sendo executadas na região, como é o caso da Adutora do Agreste. A Gerente da unidade Nyadja Menezes e Mario Heitor representante da Companhia em Santa Cruz do Capibaribe, estiveram mostrando um pouco da importância da obra e quais municípios ela irá atender, como é o caso em especial para o trecho central que liga o Polo de Confecções.
Em seguida, com um grupo ainda maior e representantes de outras cidades envolvidas no projeto, os casos de Santa Cruz, Caruaru, Jataúba e outros, seguiram de ônibus até o foco principal da obra, na região zona rural da cidade de Catende, onde será capitado os recursos hídricos do Rio Pirangi. Lá, outra apresentação por parte dos representantes da empresa que está realizando a obra, com mais detalhes do andamento e os números sobre a realização da mesma, a obra que está orçada em mais de 60 milhões entre a obra principal (40 mi) e em outros pontos que farão parte da transmissão (20 mi), interligará o Rio Pirangi até a Barragem do Prata e de lá através da Adutora do Agreste, terá uma distribuição abrangendo 10 cidades ao todo.
A obra teve inicio em Junho deste ano e conta com duas estações elevatórias, uma na beira do rio EEAB I, e a outra às margens da PE 120 EEAB II, as estações terão uma vazão de 500 L/s, e percorrerá 27 Km, com tubulações de 600 mm e 700 mm, até chegar na estação elevatória do Prata. A expectativa de conclusão das elevatórias é até o mês de Dezembro, ficando apenas o restante da encanação do trecho até o Prata que se encontra em processo avançado, e deverá chegar ao termino no final de Janeiro.
Durante a visita estiveram representando a cidade de Toritama, os Vereadores, Maviael Xavier o qual atentou para o convite da visita, Dió do São João e Morica, além do ex gerente da unidade da Compesa no município Aelson, e do Presidente do Parque das Feiras Prudêncio Gomes, que por sua vez mostrando-se preocupado com a situação em que vive a cidade e a região no tocante ao abastecimento de água, falou sobre a importância da obra está chegando ao seu grau de conclusão, e com isso ganharão todos que aguardam ansiosos por esta tão importante obra. Além destes outros populares estiveram no local. Das outras cidades estiveram representantes da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, e outros representantes de Caruaru e Jataúba.
Em relação as obras da Adutora do Agreste a Compesa informou que as obras estão em andamento, e dentro do prazo que ainda não foi especificado para o término, mais tudo indica que será em tempo hábil para receber a passagem da água que virá do Pirangi. Frisou ainda o representante da Companhia Pernambucana de Saneamento, que a intenção é concluir as obras o mais rápido possível pela grande preocupação que a companhia tem com Toritama, que hoje está sem nenhum tipo de abastecimento através da Compesa, - ''Toritama é um caso especial que nós estamos tratando''.
Por Jessé Aciole.