ENTRE O PRESENTE E O FUTURO.

A indefinição no quadro eleitoral em Toritama, em plena campanha, está deixando os grupos políticos receosos. No entanto, as conversas de esquinas, as rodas de bastidores nos dão informações de quem serão os protagonistas desse pleito.
Após 22 dias de campanha eleitoral, em que todos os candidatos à Prefeito oportunamente se apresentaram a sociedade, seja pelas redes, sociais, pelas entrevistas em rádios, pelos guias, além das militâncias que colaboram diariamente com a campanha, mas o maior termômetro desta corrida são as festas. São delas que o eleitor pode tirar suas conclusões através do conhecimento empírico. Das manifestações individuais e coletivas ao mesmo tempo, tendo uma percepção do eleitorado de cada partido.
Os três candidatos fizeram seus eventos nos últimos dias. E nos trouxe muitas surpresas.
O primeiro candidato que teve a ousadia de usar o espaço da “castanhola” para fazer um movimento eleitoral foi Edílson Tavares na chamada “Arena 15”. Todos viram que o local foi tomado por uma multidão vestindo verde, onde puderam ouvir o candidato e depois sair pelas principais ruas da cidade, levantando a bandeira da Renovação e da Esperança.
O candidato Odon Ferreira, segundo informações vêm ressuscitando do túmulo, mesmo com uma alta rejeição, para contrariar ainda mais a disputa. Comprovando o poder aglutinador da máquina administrativa, mesmo tendo Toritama uma história de poucos Prefeitos reeleitos. O que pesa sobre Odon são as promessas não cumpridas, além da falta de capacidade visível do gestor.
A candidata Lucinha Pereira fez propaganda de seu evento durante uma semana, e para a surpresa de muitos, inclusive de partidários seus, o resultado não foi nada tranquilo, e muito menos favorável. A quantidade de pessoas no evento, segundo informações, não superou à do Prefeito no dia anterior, levando-se em consideração ser um domingo.
Poderíamos atribuir alguns fatores para essa queda da candidata Lucinha. Talvez a indicação do seu Vice que não surtiu o efeito esperado, além de não representar nenhuma mudança. Ou talvez a descoberta da farsa de apresentar um Plano de Governo copiado internet, demonstrando que para ela não importa o que vai fazer, mais sim chegar ao poder.
Isso nos leva refletir sobre a principal conversa da semana na Capital do Jeans. Que a candidata Lucinha poderá mais uma vez numa disputa ficar em terceiro lugar. Ou seja, a “briga” eleitoral ficará entre Odon e Edilson Tavares.
Ou seja, entre o presente e o futuro.
FILIPE LUCENA Acadêmico de Direito.