Confira mais um resumo da reunião da Câmara de Toritama.

Dió - No início fez votos de pesar pelo falecimento do ex - vereador Chico Lagoa, ocorrido no final da manhã desta quinta feira.
Voltou a solicitar serviços e ações ao executivo municipal.
E citou como por exemplo algumas falhas na construção da cobertura do canal.
Como também o excesso de metralhas, lixo espalhado e etc.
Informou também que o lixão passou dias queimando e a fumaça atingindo as localidades circunvizinhas. E lembrou as promessas feitas pelo atual prefeito durante a campanha política de que resolveria tal problema.
E por fim pediu providências.
Loló - Falou de seu trabalho e disse que faz por amor. Falou de sua felicidade em ver uma rua no bairro da COHAB calçada na atual gestão. E disse que depois de Marcelo Andrade, só a atual gestão tem tido um cuidado especial com a população daquele bairro.
E disse que a atual gestão cuida de todos sem excepção de pessoas. E falou que ama cuidar das pessoas, principalmente os mais pobres.
E criticou a postura de alguns edis que se puseram contrário as ações do atual governo pela periferia.
Arimatéia - A princípio fez votos de pesar as Famílias da Sra. Nanú e do ex Vereador Chico de Lagoa.
Fez votos de aplausos as ações do diretor de agricultura Jackson Teixeira, pela conquista da distribuição de água na zona rural através da Operação Pipa do Exército Brasileiro.
Fez reconhecimento as ações feitas pelo Diretor de Obras Jean Caldas pelo trabalho e pelas ações de obras e pavimentações.
E disse que a atual gestão tem realizado grandes obras, como saneamento, calçamento, pavimentações e etc.
E citou algumas localidades atendidas pelo o executivo municipal.
Também falou da crise que o país está passando, tem atrapalhado a administração municipal, mas mesmo assim o governo tem cumprido as suas obrigações.
E citou os pagamentos dos salários de acordo com a lei e sem atrasos.
Citou o sucesso na saúde como exemplo da administração atual.
E lembrou que o atual governo recebeu o município sucateado com uma herança maldita deixada pelo ex-prefeito.
E citou que as obras de última hora, (como estão sendo chamadas as ações do atual gestor em seu ultimo ano de mandato), continuaram sendo realizadas.
Nilton de Enoque - Lamentou a perseguição aos funcionários públicos. E citou como exemplo a obrigatoriedade da colocação de adesivos do partido do prefeito em seus veículos. E voltou a chamar o mesmo de perseguidor.
Disse que só agora depois de quase quatro anos, o prefeito voltou a lembrar daqueles que lhe deram a vitória. Mas o povo lhe dará a resposta certa. E disse que o prefeito está rodeado de lobos ferozes.
Parabenizou a todos os que fizeram o campeonato municipal de futebol, que encerrou - se no último domingo tendo o Esporte Santa Maria como a grande campeã. E citou o apoio obtido pelos companheiros Fábio Araújo, Morica, George, Ferrinho, Mário, a Vice - Prefeita Lucinha e todos que contribuíram para a realização do mesmo.
E acusou o prefeito de ter acabado as práticas esportivas no município.
Disse que o governo diz que é trabalho, trabalho e trabalho, mas o trabalho é muito pouco em se comparado com o que foi prometido.
Acusou o prefeito de ter imóveis próprios alugados a prefeitura. Desvio de verbas. Como também outras irregularidades e benefícios próprios.
Cobrou as obras do campo, do lixão e outras mais, que foram prometidas e não cumpridas pela atual gestão.
E por fim disse que o povo dará a resposta que o prefeito merece.
Vereador Fábio Araújo - No início de sua fala o nobre parlamentar fez "Votos de Pesar" as famílias da Sra. Nanú e do ex - Vereador Chico Lagoa, pelo falecimento dos mesmos.
Em seguida o mesmo parabenizou os que fazem a "Caravana do Jeans" pela participação na 17° edição da Feira de Negócios e Exposição de Serra Talhada, denominada de ExpoSerra. O parlamentar, reconheceu a importância da Associação dos Lojistas do Parque pela realizaçãoda Caravana do Jeans.
Ele lembrou do encontro que ele chamou de proveitoso que ele e a Vice – Prefeita Lucinha tiveram com o Sr. Prudencio Gomes (Presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras) e os Srs. Reginaldo Souza (CDL Serra Talhada) e FranciscoMourato (Sindiloja/Fecomércio) e Pedro Lira (Sebrae Regional). Estes últimos responsáveis pela realização do evento.
Fábio também aproveitou para parabenizar a todos que colaboraram e participaram da Caravana do Jeans.
Parabenizou Prudêncio pela iniciativa, como também os lojistas e patrocinadores que também se fizeram presente ao evento.
O Vereador também fez indagações ao Diretor de Obras, quando em uma emissora de Rádio local, o mesmo reconheceu que as suas cobranças e as chamou de pertinentes e importantes. E citou como exemplo, as suas reivindicações quanto às obras do campo.
Mas disse que o Diretor se equivoca e se altera quando diz que os vereadores não tem direito de cobrar explicações quanto ao detalhamento das obras.
E se não há irregularidades e nem nada a se esconder, por que tanta alteração por conta de uma simples explicação? Indagou o mesmo.
Sobre o campo. O nobre disse que ia entregar só o campo de jogo. E as obras ao redor do mesmo serão entregues aos poucos. Quem garante que após entregar o campo de jogo. Se o restante da obra será concluído. Pois já se expiraram várias datas previstas e anunciadas para a entrega da mesma?
E citou mais as declarações do Diretor de Obras, quando nos meios de comunicação volta a afirmar que já foram feitos mais de 17 mil metros de saneamento básico. Quando ainda falta a conclusão do Moriá e tantas outras.
Seja mais claro em suas declarações.
E não tente enganar o povo com declarações em vão.
"Aí eu me pergunto: “Quem está falando a verdade? Pois o Diretor Jean informa que é um número, enquanto as informações que eu obtive por parte do Secretário Paulo Lima é outra totalmente diferente. Quem na verdade está certo: Paulinho ou Jean?”. O povo quer saber!" disse o Vereador. E voltou a cobrar as informações verdadeiras, quanto ao número exato de saneamento feito pela atual gestão. Pois o secretário de obras passou um número e o diretor apresenta outros números.
Falou das falhas existentes na obra de pavimentação na Avenida Vereador Romeu Simplício, que se não houver um trabalho adequado de tubulação para escoar as águas, principalmente no período de chuvas, a obra será danificada e ocasionará em mais um prejuízo para a nossa população. Disse ele que tal cobrança não é de cunho pessoal, mas de quem conhece a área citada e em conformidade com o que viu durante a sua visita a referida obra.
E citou que a obra na Avenida Romeu Simplício deve ser revista antes da conclusão da mesma. Para evitar problemas futuros.
Ele também lamentou e repudiou as colocações de alguns edis que hoje defendem o atual gestor, e julgam o ex prefeito. Porem segundo Fábio Araújo esses mesmos vereadores estiveram com o ex - gestor e o defenderam até o final de seu mandato. Ou seja estiveram e foram reeleitos com o ex - prefeito na campanha passada, mas hoje o criticam ferrenhamente como se nunca tivessem sido aliados.
Ele também lembrou das suas reivindicações a todas as esferas da COMPESA, quanto a inclusão de nossa cidade nas ações de abastecimento da mesma á nossa região. Como também que seja revista toda a tubulação de Tabocas, para que não haja desperdício de água quando formos contemplados com o precioso líquido. Informo que além das esferas da COMPESA, eu também enviei tal pedido aos gabinetes do Deputado Estadual Diogo Moraes e do Ministro Bruno Araújo. Para que eles intercedam por mais essa melhoria para nossa região.
Fábio Florentino - Fez votos de pesar a família do ex Vereador Chico de Lagoa.
Fez menção de aplausos a família Torres por mais um empreendimento no município.
Fez votos de agradecimento ao prefeito por ter sido atendido por ele em alguns pedidos e citou alguns desses pedidos. Falou da aquisição de merenda escolar, brinquedos para as escolas, ruas calçadas e etc.
Ele fez duras criticas ao grupo de oposição, dizendo que os mesmo não reconhecem as virtudes da atual gestão e que só mostram as falhas das obras. Mostrando (segundo o vereador) que há grandes obras executadas no município.
José Severino - Disse que o chefe do executivo municipal não se importa com a falta de água no município. E segundo ele nem busca ações junto ao governo do estado. Pois não houve nenhum comunicado por parte do prefeito para a população quanto a saída para o abastecimento de água na cidade.
Pediu ao gestor mais responsabilidade com a nossa população, principalmente na área da segurança pública. E que possa tomar providências o mais rápido possível, pois estamos vivendo um momento muito crítico, pois os assaltos são constantes em nossa cidade.
E que o prefeito tome as providências cabíveis para que a nossa população tenha segurança.
Reclamou da falta de estrutura e efetivo na delegacia civil. Como também um apoio maior as polícias em nossa cidade.
Também voltou a cobrar mais seriedade e agilidade nas conclusões das obras, como também uma fiscalização mais eficaz, pois em todas as obras visitadas falhas foram vistas. E se não fosse essas fiscalização dos vereadores de oposição as obras teriam seguido normalmente cheias de falhas.
Maviael Leite - Falou da sua ida juntamente com o Prefeito, à uma reunião na superintendência da Polícia Rodoviária Federal, onde ambos foram em busca de melhorias para o trânsito da nossa cidade.
Voltou a frisar o sucesso que é o evento de lazer aos domingos. Mas também repudiou as ações negativas de algumas pessoas de não respeitarem o espaço reservado para as famílias. E citou que algumas pessoas não respeitam o local levando animais como cachorros tipo Pit-Bull, como também outras pessoas quererem passar com carros e motos no local designado para lazer. E pediu a compreensão de todos e falou que o efetivo de homens para ajudar na organização do espaço.
Falou de suas cobranças junto ao Exército e a Compesa para que a cidade possa ser abastecida. E citou a obra do Sirangí que vai a Surubim e que de lá poderia ser distribuída para Toritama.
Dentre outras ações tem buscado para melhorar a vida dos Toritamenses.
Birino - Repudiou as declarações do Diretor de Obras referente a sua pessoa. E disse que o mesmo mente para a população, dizendo coisas que não estão acontecendo.
E disse que continuará cobrando ações e fiscalizando.
Falou de falhas na saúde e citou um atendimento médico a um cidadão, que chegou com uma dor e só passaram dipirona, quando o quadro era um pouco mais delicado.
Disse que o diretor mente para a população, quando o mesmo se utiliza das emissoras de rádio para dizer que o Vereador quer embargar a obra. Não é verdade, mas sim estamos querendo as informações corretas das obras e não embargar as obras.
Mas segundo o vereador, não entende o porquê, dele o diretor de obras se alterar quando é solicitado as informações referente as obras do município.
Reclamou da falta de exames considerados de rotina que deveriam está sendo feito no município e não são. E isso tem acarretado prejuízos a nossa saúde.
Voltou a falar das possíveis falhas na obra de pavimentação da Avenida Vereador Romeu Simplício.
E disse que se não receber as informações devidas quanto as obras, ele irá recorrer as esferas maiores da justiça. E disse que apesar das críticas não calará e nem se intimidará com as ameaças recebidas.
Morica - Falou do montante de mais 158 milhões de reais em verbas recebidos pelo município. E questionou quais os destinos das verbas.
Disse que durante todo o mandato o atual gestor em nada se preocupou para atender a população.
Disse que o mesmo não esclarece pra onde foi parar esse montante.
E criticou que nada de relevante foi construído, tipo, escolas, creches, praças, dentre outros.
Disse que as poucas obras feitas pela atual gestão, foram através dos recursos do FEM.
Disse que o atual gestor perdeu a grande chance de se fazer algo marcante para o povo. E indagou dizendo com que cara o prefeito baterá na porta do cidadão pedindo mais um voto de confiança, para continuar a frente do governo.
Disse que o prefeito nada tem a falar para a população, pois prometeu muito e cumpriu pouco.
E pediu que a população possa cobrar do prefeito quando o mesmo for no porta a porta pedir mais um voto de confiança.
Rossana - Saiu em defesa do Diretor de Obras Jean Caldas pelos serviços prestados ao município.
Disse que há contradições nas falas dos vereadores opositores.
Disse que muito tem sido feito, mas reconhece que se faltou fazer algo a mais. Mas que o governo atual, recebeu um município sucateado e que precisou de um tempo para reorganizar a máquina pública.
Disse que hoje quem critica a atual gestão, até ontem o apoiaram e hoje por está fora do governo o criticam.
Disse que é normal que o governo peça para seus aliados coloquem adesivos.
Lembrou que metade das verbas é investido nas áreas de saúde e educação. E que Toritama tem hoje uma saúde e uma educação de qualidade. Segundo a vereadora.
Lembrou que o atual gestor tem investido parte das verbas no pagamento de acordos com INSS e outros órgãos, para que o município não deixe de receber suas verbas não sejam bloqueadas. E os compromissos assumidos pela atual gestão sejam cumpridas normalmente.
E que hoje ver pessoas que antes o apoiava, hoje fazendo duras criticas, mas que entende e sabe que isso é natural no mundo da politica. E pediu que o povo analise todas as falas, colocações e ações de cada um para que depois possa dar - lhes as respostas devidas.
E com a fala da Vereadora Rossana encerra - se mais uma Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Toritama.
Por Wendell Galdino.