O AUTORITARISMO DA IMPRENSA.

O poder da comunicação numa sociedade sem instruçao é uma arma altamente perigosa quando posto em mãos erradas. Em Toritama o rádio é um dos principais meios de comunicação, que penetra nas casas, nas lojas, nas facções, lavanderias e no comércio em geral. O povo tende à influenciar-se, muitas vezes, pelos discursos demagógicos de muitos comunicadores que fazem um desserviço à sociedade quando não cumprem com a devida imparcialidade, principalmente nas questões políticas.
Na última sexta-feira (19), o Presidente do PMDB Toritama e pré- candidato à Prefeito Edílson Tavares foi entrevistado na rádio Líder FM. A entrevista inicialmente deveria ter apenas cunho político, sobre sua candidatura, estratégias de campanhas e eventuais projetos, enfim, Edílson falaria como pré-candidato. De forma tendenciosa e parcialista, os comunicadores envolveram outros temas totalmente desnecessários para a ocasião, tentando ofuscar o teor da conversa que deveriam tratar, de modo que Edílson respondeu todas as perguntas minuciosamente. O programa tem um âncora e outros comentaristas e no papel de entrevistado, Edílson cumpriu seu papel ao responder todos os assuntos, mesmo sabendo que não estava ali na condição de Presidente do Núcleo Gestor e muito menos como Presbítero da Igreja, mas como pré-candidato à Prefeito à qual os radialistas faziam questão de diminuir-lhe essa questão. Tamanha falta de responsabilidade desses informadores com a informação.
A Líder FM é a emissora mais partidária da cidade e desse modo, nada mais normal que tendenciem em todas as formas de expressão. Pois bem, sabendo-se que Toritama possui um eleitorado diversificado entre liberais e conservadores, entre católicos e evangélicos, os radialistas tratam Edílson Tavares não o chamando pelo próprio nome, mas pelo cargo religioso, de forma pejorativa e preconceituosa com a pessoa do candidato que sempre os tratam de maneira cordial. Não se ver o mesmo tratamento deles com a Vice-Prefeita da cidade que congrega na mesma igreja de Edílson e não é tratada por codinomes manipuladores como "irmã Lucinha", à título de exemplo. Para o desconhecimento desses informadores, 68% do eleitorado de Toritama já declararam que votariam num evangélico para ocupar um cargo de Prefeito.
Além deles misturar a política e religião, tentam à todo momento transmitir aos ouvintes a ideia de que 3° via na política é 3° lugar. Não sei se por falta de conhecimento ou por tendência maquiavélica, sabendo-se a confortável posição de Edílson nas pesquisas de intenção desde 2015. Terceira via é uma oportunidade quando as duas vias que aí estão não atendem as espectativas da população.
Toritama segue às avessas, sendo manipulada por pessoas que vendem a verdade pela mentira, trocam o correto pelo mais fácil e fazem a política do "quanto pior melhor", num jogo de morde e assopra, em que o povo é quem mais sofre. É preciso refletir, e se os resultados forem favoráveis é porque o povo saberá distinguir verdadeiramente quem olha pra essa cidade com sensibilidade e nem individualismo.
FILIPE LUCENA acadêmico de direito