Estado espera para esta sexta-feira resposta sobre acesso a operações de crédito.

As queixas do governo estadual sobre o impedimento para obter acesso a operações de crédito continuam, mas o governador Paulo Câmara (PSB) crê que poderá ter novidades ainda este mês. “Nelson Barbosa (ministro da Fazenda) ficou de dar uma notícia até o dia 5 e não deu, mas avisou que deve dar até sexta-feira desta semana”, falou.
De acordo com o governador, o ministro se comprometeu a apresentar os limites que cada Estado terá disponível este ano para as operações de crédito. “Essa é a primeira etapa”, afirmou Paulo. Nas contas do governo estadual, há condições de alavancar cerca de R$ 2 bilhões em projetos que já estão prontos por meio do acesso a empréstimos junto a instituições nacionais e internacionais de financiamento.
A partir do limite estipulado pelo Ministério da Fazenda, o governo estadual vai decidir que projetos serão “engatilhados” para que se busquem os financiamentos. A leitura do governador é de que o ideal para o Estado é ter, no mínimo, autorização para acesso a R$ 500 milhões em operações de crédito.
Nesta quinta-feira (18), o secretário estadual da Fazenda, Márcio Stefanni, participará, em Brasília de uma reunião no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A expectativa é que nesse encontro já ocorra algum tipo de sinalização do governo federal para os Estados.
Paulo Câmara passou o ano de 2015 cobrando mais atenção da União em relação às operações de crédito. Com a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda para dar lugar a Nelson Barbosa, o otimismo aumentou. “Está caminhando melhor. Ele (o atual ministro) tem a compreensão do que a gente está vivendo”, avaliou o governador.
O socialista quer uma resposta urgente do governo federal sobre as operações de crédito devido aos trâmites para ter acesso, de fato, aos recursos. “Operações de crédito não se destravam em menos de seis meses apesar de toda a expertise que a gente já tem”, comentou.