Centenas de pessoas acompanharam o enterro de mestre Manuel Eudócio.

O enterro do mestre Manuel Eudócio foi acompanhado por centenas de pessoas neste domingo (14), no cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O sepultamento aconteceu no final da tarde. O artesão, de 85 anos, morreu na noite do sábado (13), no Hospital Mestre Vitalino. Ao G1, parentes disseram que ele foi internado com suspeita de febre chikungunya. Em nota, a unidade hospitalar disse que a morte foi causada por complicações de insuficiência renal crônica.
De acordo com a neta do artesão, Ana Karine Rodrigues, "ele já vinha com o quadro de saúde difícil por conta da diabetes e de problemas nos rins". Após a morte do mestre Manuel Eudócio, a prefeitura de Caruaru decretou luto oficial de três dias. Neste domingo, políticos e amigos lamentaram a morte do artesão.
O velório foi realizado na Igreja Congregação Vale da Benção, que era frequentada pelo artesão, no Bairro Alto do Moura. Pela manhã, políticos, amigos, artesãos e admiradores da arte do mestre prestaram a última homenagem ao artesão.
Manuel Eudócio foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Ele nasceu em Caruaru em 28 de janeiro de 1931 e tinha mais de 70 anos de carreira. Iniciou os primeiros passos na arte de modelar o barro aos 8 anos de idade, com ajuda da avó, e o tempo não permitiu que perdesse o tato e o manejo para a execução do ofício. Foi um dos homenageados na edição 2015 do São João de Caruaru.
Fonte: G1 Caruaru.