Governador espera que mudança de ministro da Fazenda agilize liberação de operações de crédito.

Crítico da política econômica do governo federal, o governador Paulo Câmara (PSB) viu de maneira positiva a entrada de Nelson Barbosa no lugar de Joaqum Levy no Ministério da Fazenda. O novo ministro foi empossado no cargo nesta segunda-feira (21) pela presidente Dilma Rousseff (PT). O socialista espera que a principal mudança a partir de agora seja em relação à liberação de operações de crédito para Estados e municípios.
“O ministro Nelson é um sujeito capaz, conhece as instituições, já trabalhou no ministério da Fazenda e foi ministro do Planejamento em 2015. Na útima vez que estivemos com a presidente, ele estava presente e colocamos que foi um equívoco não conceder as operações de crédito. Ele já tinha essa sensibilidade, já estava concordando. Tanto é que a presidente orientou que nossos pleitos de operações de crédito passassem para o ministério do Planejamento. Agora ele vai formatar isso como ministro da Fazenda. Pode facilitar a agilização da tramitação desses processos”, defendeu Paulo Câmara.
Ao longo do ano, o governador reclamou que a suspensão das operações de crédito afetou o caixa do Estado e agora ele torce para o cenário seja mais amistoso com o novo ministro. “Vai precisar de esforço grande dele e de sua equipe para que a gente possa aproveitar essas operações de crédito ainda em 2016. Vão ser importantes por nosso Estado, principalmente para as obras hídricas”, declarou durante entrevista à Rádio CBN.
Na avaliação do governador, o novo ministro da Fazenda terá uma difícil tarefa por assumir o posto em um período de instabilidade política e econômica. “O momento é muito delicado. O ministro está assumindo em condições adversas, com o Brasil desequilibrado, as contas não fechando, havendo muito desemprego, um conjunto de incertezas e ausência de confiança. O desafio principal vai ser o de transmitir confiança ao mercado. Tem que dizer o que vai ser feito em 2016, fazer um plano de ajuste fiscal consistente e realista e mostrar o desdobramento desse plano”, opinou o governador.
Paulo estará reunido hoje com a presidente Dilma em Floresta, no Sertão, na cerimônia de entrega da segunda estação de bombeamento EDV II, do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ontem, ele fez uma reunião com o secretariado para traçar as primeiras metas para 2016 e fazer um balanço de 2015. “Terminamos o ano com o Estado equilibrado. O próximo ano, por tudo o que está posto, talvez seja mais desafiador do que 2015’, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, que falou em nome dos demais auxiliares do governador.