Bancada do PSDB define nesta quarta novo líder na Câmara.

No mesmo dia em o Supremo Tribunal Federal (STF) vai discutir o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a bancada do PSDB se reúne nesta quarta (16) para definir o novo líder do partido na Câmara dos Deputados. Os parlamentares buscam consenso em torno do nome do deputado Antônio Imbassahy, da Bahia. O pernambucano Daniel Coelho (PSDB) chegou a ser cotado para o cargo, mas desistiu da candidatura e vai compor a chapa com o baiano.
"A gente vai votar amanhã e estamos buscando um consenso em torno do nome de Imbassahy. Tinha muita gente defendendo meu nome, mas eu devo ficar como vice-líder dele", explicou Coelho.
A escolha é uma tentativa de evitar atritos dentro do ninho tucano e os parlamentares se articulam para candidatura única. "Nós não queríamos começar o ano com uma bancada rachada , então o nome dele é o que daria maior unidade", afirmou o pernambucano. A votação é secreta.
Para esquentar a disputa, o deputado Jutahy Magalhães, da Bahia, lançou o nome, o que deflagrou uma briga local e levou à entrada no pleito do deputado Antonio Imbassahy. Jutahy é ligado ao senador José Serra, o que não agrada nem o senador Aécio Neves (PSDB) nem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Informações de bastidores sinalizam que Serra vem se movimentando próximo do campo do PMDB. Também está na briga pela liderança o deputado Otávio Leite, do Rio de Janeiro.
O próximo líder da bancada – que é a terceira maior da legislatura com 54 deputados – terá grande visibilidade. Nos últimos os quatro anos, os deputados tucanos adotaram sistema de rodízio e elegeram líderes de São Paulo ou Nordeste na bancada. O atual presidente, Carlos Sampaio, é paulista e tem boa relação com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com o senador Aécio Neves.
VEM PRA RUA
Ao contrário do que foi dito sobre as cobranças do tucano à bancada do PSB na Câmara, Daniel Coelho esclareceu que não queria constranger ninguém. Ele explicou que a lista com os nomes dos deputados pernambucanos que ainda não se posicionaram sobre o impeachment não foi lida por ele, mas por um integrante do Movimento Vem Pra Rua. No domingo (13), o tucano publicou em seu Twitter uma mensagem comentando a ausência dos socialistas no “Fora, Dilma”, que aconteceu no Marco Zero, Recife. O caso gerou reações de socialistas.
“Eu não citei o nome de ninguém e nem falei sobre os que não estavam presentes. É evidente que eu gostaria da presença dos políticos do PSB, mas não tive nenhuma intenção de constranger aqueles que pensam diferente de mim. Sou a favor do impeachment e vou respeitar quem é contra, mas claro que gostaria da presença de todos, só que essa é uma decisão que cada um vai tomar de acordo com a sua consciência”, afirmou.