Secretários de Saúde se reúnem e imploram ajuda do Governo do Estado para enfrentar surto de virose

Na manhã desta sexta-feira (13) foi realizada uma reunião com Secretários de Saúde e representantes da pasta de quatro cidades do Polo de Confecções que são atingidas com o surto de virose.
Estiveram presentes o secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe (Brejo Feitosa), de Brejo da Madre de Deus (Vanessa Conceição), de Toritama (Edvânia Tavares) e representantes da área de saúde do município de Jataúba. A ausência registrada foi a do secretário de Saúde de Taquaritinga do Norte, Ronaldo Veiga, que também não enviou representantes a reunião.
O Governo do Estado foi representado pelo Dr. Efraim Naftali, diretor da IV Gerência Regional de Saúde (GERES), que compreende 32 municípios.
Em pauta, a discussão para criação de um relatório contendo dados relacionados ao surto de virose para que seja entregue, em mãos, ao Secretário de Saúde de Pernambuco, José Iran da Costa Junior.
De acordo com o que foi anunciado, o relatório terá dados como a quantidade no número de atendimentos registrados em cada uma das cidades até o momento, fotografias que mostram as unidades de saúde superlotadas de doentes, além de uma pauta de reivindicações por mais apoio por parte do Governo do Estado, já que algumas dessas cidades alegam falta de recursos financeiros, de medicamentos em quantidade suficiente e também médicos e enfermeiros para atender os pacientes.
Santa Cruz do Capibaribe puxa lista de municípios com mais notificações e atendimentos a pessoas com suspeita de virose
Inicialmente, cada um dos secretários e representantes apresentaram dados sobre a quantidade de atendimentos que foram realizados desde o início do surto em cada uma das localidades.
Neste quesito, Santa Cruz do Capibaribe lidera a lista com 2024 casos notificados até então, sendo 261 deles confirmados para casos de dengue.
Já quando o assunto é a quantidade de atendimentos a pacientes com suspeita de virose, o município enfrenta crescimento gradual a cada mês.
No mês de setembro, foram registrados 6138 atendimentos no Hospital Municipal, a maioria deles a pessoas com sintomas da virose. Já no mês de outubro, esse número saltou para 8963 e do dia 01 até o dia 11 de novembro, já foram registrados 4050 atendimentos.
Já no Hospital Materno Infantil, os números apresentados no mês de novembro apontam 2878 atendimentos, mas não foi revelada a quantidade de casos confirmados ou notificados com suspeita de dengue ou virose.
Bairros Nova Santa Cruz, Bela Vista e Pedra Branca lideram lista de pessoas com casos de virose.
Na apresentação do secretário Breno, foram divulgados os locais com maior número de casos de pessoas com sintomas da doença. Puxam a lista os bairros Nova Santa Cruz, Bela Vista e Pedra Branca, seguidos de Santo Agostinho, Neco Aragão / Jaçanã, Armando Aleixo / Acauã, São Cristóvão e Bairro Novo.
Esses locais, de acordo com o secretário, irão receber reforço no combate ao mosquito, através da aplicação de fumacê com a UBV Pesada (carro que faz a aplicação).
Já os bairros com menor incidência de casos e áreas de difícil acesso receberão ações de fumacê através da UBV Leve (bomba carregada nas costas pelo profissional de saúde).
“Estou aqui para pedir ajuda, mas a quem vou gritar?!” – diz Secretária de Saúde de Toritama
A secretária de Saúde de Toritama, Edvânia Tavares, fez uma das falas mais fortes quanto ao surto de virose. De acordo co ela, Toritama se viu em uma situação em que não estava preparada de nenhuma forma para enfrentar o surto, enfatizou que a qualidade da água pode ser um ponto para a disseminação da virose e foi mais além: implorou por ajuda dos municípios envolvidos e do Governo do Estado para enfrentamento do problema.
Larvicida é liberado pelo Governo Federal após três meses de cortes
Uma notícia positiva que foi anunciada na reunião é que o larvicida usado para combater focos do mosquito em áreas residenciais pelos ACE – Agentes de Controle de Endemias – foi finalmente liberado.
Um novo estoque foi destinado a Caruaru na manhã desta quinta-feira e já deverá ser distribuído em mutirões no município e nas cidades de Jataúba, Taquaritinga, Jataúba e no distrito de São Domingos (de Brejo) a partir de segunda-feira (16).
Para Santa Cruz do Capibaribe, de acordo com o secretário, mutirões já devem ser iniciados a partir da mesma data.
População deve colaborar eliminando focos do mosquito – afirma Secretária de Brejo
Um tema em comum foi abordado por todos na reunião: a importância da população o auxílio ao enfrentamento da doença.
De acordo com dados divulgados, 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da Febre Chikungunya e a Zika Vírus, estão concentrados no interior das residências.
Uma das causas, segundo os secretários, é a situação de seca enfrentada nos municípios que fazem com que a população armazene água em locais sem a devida proteção.
“Isso é uma das principais causas que estamos detectando para proliferação dos focos do mosquito” – disse Vanessa Conceição, secretária de saúde de Brejo da Madre de Deus.
Reunião com Secretário de Saúde Estadual pode acontecer já na semana que vem
Ao final da reunião, foi definido que, com a confecção do relatório, a reunião com o Secretário de Saúde de Pernambuco já pode acontecer na semana que vem.
De acordo com o secretário Breno Feitosa, tudo depende de uma disponibilidade da agenda do mesmo, mas que o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), está articulando junto ao Governador a possibilidade.