Paulo Câmara, João Paulo e o PT

No início da noite da quarta-feira, João Paulo (PT), superintendente da Sudene, teve o primeiro encontro com o governador Paulo Câmara (PSB), depois de sua posse na autarquia. Conversaram sobre ações conjuntas para estimular o desenvolvimento econômico e humano no estado e a integração de programas. O próximo passo será montar uma agenda de trabalho do governo de Pernambuco com a Sudene. Esse encontro havia sido acertado por ocasião da posse do petista na Sudene, mas só foi agendado pelo Palácio nesta semana.
A reunião com João Paulo precedeu a outros encontros do governador com petistas. Ontem, em Brasília, Paulo reuniu-se com Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, o petista do governo Dilma mais próximo do ex-presidente Lula, além de ter ido, junto com Humberto Costa, líder do PT no Senado, a uma audiência com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo (PCdoB), tratar de questões relativas ao hub da Latam. Por fim, Paulo estará hoje em Fortaleza a convite do governador do Ceará, Camilo Santana (PT) para mais conversas.
Os seguidos encontros com petistas foram justificados pelo Palácio das Princesas como “coincidência”, embora se saiba que na política nada acontece por acaso.
Bem, João Paulo, além de superintendente da Sudene, é potencial candidato do PT a prefeito do Recife, valendo lembrar que Humberto há muito demonstra um perfeito entrosamento com o governador, mesmo sendo adversário. E o PSB, que ameaçava ir para a oposição contra Dilma, decidiu, há 15 dias, permanecer independente, justo para não se aliar ao PSDB. O PSB e PT tornaram-se adversários em Pernambuco a partir de 2012, com a eleição de Geraldo Julio para prefeito do Recife, e, a nível nacional, em 2013 quando Eduardo se tornou pré-candidato a presidente da República.