Dilma escolhe diplomata como porta-voz da Presidência

A presidente Dilma Rousseff escolheu nomear o diplomata Carlos Villanova como novo porta-voz da Presidência da República. A nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, Villanova gerencia, há cerca de dois meses, o departamento de imprensa internacional, vinculado à Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), cargo já ocupado por ele durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde o início do ano passado, quando Dilma trocou parte do primeiro escalão do governo, o Planalto ficou sem um porta-voz oficial – na ocasião, o jornalista Thomas Traumann, que exercia a função, assumiu a Secom no lugar da também jornalista Helena Chagas.
Ao longo desse período, o ministro da Secom, atualmente chefiada por Edinho Silva, ficou responsável por repassar à imprensa de forma oficial avaliações do Planalto e da presidente Dilma sobre temas discutidos internamente no governo.
Na manhã desta terça, por exemplo, Edinho Silva convocou jornalistas a um dos salões do Palácio do Planalto para apresentar à imprensa as conclusões às quais chegou a coordenação política do governo (formada por Dilma, pelo vice Michel Temer e por 11 ministros de sete partidos) na reunião de mais cedo.
Na ocasião, ele afirmou que, diante da defesa de setores da oposição pelo impeachment de Dilma, o governo avalia que não há fundamentos jurídicos para essa tese, que não se resolve divergências políticas no país com "ruptura institucional" e que o governo quer "paz política".