Auditoria feita em Hospital de Toritama aponta prejuízo de R$ 300 mil com falhas em documentação

Uma auditoria foi realizada no Hospital Nossa Senhora de Fátima na Capital do Jeans. Documentos de AIH (autorização de internação hospitalar) foram encontrados abandonados e sem preenchimento correto das informações necessárias a serem repassadas ao SUS.
Esse documento deve conter as informações e dados do paciente atendido, medicação, despesas, deslocamentos, entre outros. Essas informações devem ser transmitidas ao SUS, que contabilizavam os custos e gastos com atendimentos e, repassar os valores de volta ao Hospital. Mesmo sendo um dos mais movimentados da região, o Hospital Municipal perdeu investimentos durante esse período. Sem a devida comunicação, o SUS entende que não houve atendimentos e descarta a necessidade de investimentos em novos leitos.
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo nosso correspondente em Toritama, cerca de 150 fichas de AIH apresentam escassez de informações e não foram transmitidas ao SUS gerando um prejuízo em torno de R$ 300 mil, que deixaram de ser aplicadas na saúde. As falhas na documentação ocorreram no período de 2013 a 2015, segundo o Hospital.
Após o rompimento do Prefeito Odon Ferreira (PSB) com a vice Lucinha, que comandava a pasta, o secretário Alex Sandro, ligado diretamente a Lucinha foi afastado do cargo para chegada da nova secretária Edivânia Tavares, que foi notificada da auditoria.
Prejuízo mais que financeiro
Politicamente a notícia surge como uma arma, podendo ser usada pela gestão atual e demais grupos de oposição contra o PSDB, já que o grupo da vice-prefeita utiliza sua gestão á frente do hospital como principal parâmetro e exemplo de administração. A fama de “Elefante Branco” começa a ser utilizada, mesmo com a modernização, problemas crônicos insistem em permanecer, seja na antiga ou atual gestão, a falta de um Gerador, aparelho de Raio X e os erros em documentação.
Por Ney Lima.