Figueirense e Náutico querem apagar campanhas frustradas nos estaduais Figueira, vice-campeão catarinense, e Timbu, 4º lugar no Pernambucano, estreiam no Brasileirão neste sábado, às 21h, no estádio Orlando Scarpelli
Depois do insucesso nos campeonatos Catarinense e Pernambucano, Figueirense e Náutico estão prontos para dar o pontapé inicial na Série A. Os dois times irão estrear no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 21h (de Brasília), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Para o Figueirense, o Brasileirão é a chance de apagar a desilusão que a equipe teve no primeiro semestre deste ano, com a perda do estadual. Após vencer dois turnos no Campeonato Catarinense, o Alvinegro foi derrotado nas finais pelo Avaí e deu adeus ao título. O vice-campeonato causou uma mudança no comando do time: Branco saiu, e Argel Fucks fará sua estreia em menos de uma semana no clube.
Já o Náutico também terá um "recomeço" após ser eliminado do Pernambucano nas semifinais, pelo rival Sport. O Timbu terminou em quarto lugar e chegou ao oitavo ano seguido sem conquistar o título do estado. O técnico Alexandre Gallo, contratado na reta final do torneio, foi mantido no cargo para o Brasileiro.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A partida terá transmissão ao vivo pelo Premier Futebol Clube.
Figueirense: Recém-contratado, o técnico Argel Fucks teve pouco tempo para treinar a equipe, e a tendência é manter a mesma base do time vice-campeão estadual, com a exceção dos desfalques. Com a dupla de ataque titular sem condições de jogo, o atacante Caio, emprestado pelo Botafogo, foi relacionado e deve fazer sua estreia. O Figueirense deve ir a campo com: Wilson, Pablo, Canuto, Sandro, Guilherme Santos; Ygor, Túlio, Toró, Luiz Fernando; Roni e Caio
Náutico: O Timbu entra em campo com um time totalmente diferente do que disputou o Pernambucano. Entre as novidades, o zagueiro Márcio Rosário, o meio-campo Cleverson e o atacante Araújo. Dessa forma, a equipe que vai a campo será formada por: Gideão; Auremir, Ronaldo Alves, Cesinha e Márcio Rosário; Elicarlos, Derley, Souza, Cleverson; Ramon e Araújo.
Figueirense: O Figueira entra com três baixas para o setor de ataque, incluindo a dupla titular, formada por Júlio César e Aloísio. O primeiro, expulso na última rodada do Brasileirão do ano passado, cumpre suspensão automática na estreia, enquanto o segundo está machucado. O atacante Héber e o meia Botti, lesionados, também não jogam.
Náutico: O maior destaque do Náutico para o jogo contra o Figueirense é o atacante Siloé, que torceu o tornozelo durante os treinamentos desta semana. Além dele, o lateral Alessandro, contratado este ano, ficará fora do jogo por conta de um incômodo na virilha.
Figueirense: Não há nenhum jogador pendurado para a estreia do Figueirense na Série A
Náutico: Não há nenhum jogador pendurado para a estreia do Náutico na Série A
Arilson Bispo da Anunciação (BA) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Adson Marcio Lopes Leal (BA). Ao todo, Arilson participou de cinco jogos no Brasileiro de 2011, aplicou um cartão vermelho (média de 0,2) e marcou quatro pênaltis e 178 faltas (média de 35,6) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.
Figueirense: Apresentado pelo clube nesta sexta-feira, o atacante Caio, emprestado pelo Botafogo, já tem condições de fazer sua estreia. Com Júlio César e Aloísio, dupla de ataque titular do time no estadual, suspensos, o jogador deve ganhar uma vaga no setor. Aos 21 anos, Caio foi tratado como jóia quando surgiu no Rio de Janeiro, em 2010. Porém, no ano seguinte, perdeu espaço. Nesta temporada, marcou dois gols pelo clube carioca.
Náutico: A contratação mais badalada do Náutico para o Brasileiro, o atacante Araújo retorna à sua terra natal para tentar fazer história. Como saiu muito jovem do Porto-PE, Araújo quer mostrar aos conterrâneos o futebol que o consagrou Brasil afora. Veloz, com faro de gol, Araújo chegou esta semana ao Timbu e já começa como titular de Alexandre Gallo. Vestindo a camisa alvirrubra, ele quer apagar a passagem pelo Flumimnense, seu ex-clube, onde muitas vezes nem foi relacionado e mostrar que ainda tem valor aos 34 anos.
Argel Fucks, técnico do Figueirense: "Sabemos que é um jogo difícil, complicado, uma estreia nossa. Temos que dar uma resposta diferente, uma atitude diferente, sendo um time competitivo e aguerrido. E, acima de tudo isso, jogar futebol e buscar o resultado, que é a vitória em casa. Esperamos que o torcedor possa vir dar um voto de confiança a esses jogadores. Não é de uma hora para outra que esses atletas desaprenderam a jogar futebol"
Alexandre Gallo, técnico do Náutico: "Somos um time em formação, mas esperamos estar bem nesse início de Brasileiro. Estamos entrosando o time e reforçando o elenco. Espero que o Náutico tenha uma boa atuação em Florianópolis e conquiste bons resultados nessa largada,pois será importante lá na frente"
* O Figueirense estreou com vitória no Campeonato Brasileiro do ano passado. Jogando em casa, o Figueira venceu o Cruzeiro por 1x0, voltando a vencer a na primeira rodada de um Brasileiro Série A depois de 7 anos.
* O Náutico não costuma obter bons resultados em estreias de Campeonato Brasileiro da 1ª divisão. Em suas 24 partidas de estreia na competição, o Timbu obteve 8 vitórias, 5 empates e 11 derrotas, com 27 gols a favor e 31 contra.
* Pela Série A do Campeonato Brasileiro, Figueirense e Náutico se enfrentaram em 5 oportunidades. A vantagem é dos catarinenses, que venceram 3 (2x0/07; 2x1/08; 4x3/08), empataram uma (1x1/75) e perderam uma (2x4/07), marcaram 11 gols e sofreram 9.
* Figueirense e Náutico voltam a se enfrentar pela Série A do Brasileiro depois de 4 anos. A última partida entre as equipes pela 1ª divisão aconteceu dia 20/11/2008, no Orlando Scarpelli, com vitória catarinense por 4x3
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
Figueirense e Náutico se encontraram pela última vez em 2010, em jogo válido pela Série B daquele ano. No dia 29 de setembro, o Figueira esteve no estádio dos Aflitos, no Recife, e perdeu por 1 a 0. O gol alvirrubro foi marcado por Zé Carlos, aos 27 minutos do primeiro tempo. Coincidentemente, o Timbu foi comandado nesse jogo pelo atual técnico do time, Alexandre Gallo.
O Náutico foi formado por Gledson; Wilton Goiano, Diego Bispo, Walter e Zé Carlos; Wescley, Rodrigo Pontes (Erick Flores), Hamilton e Giovanni; Anderson Lessa (Bruno Veiga) (Thiaguinho) e Max.
O Figueirense, comandado por Márcio Goiano, teve em campo Ricardo; Lucas, João Felipe, João Paulo e Juninho; Jeovânio (Roberto Firmino), Coutinho (Bruno), Túlio e Fernandes; Reinaldo (Tácio) e Willian.