Declaração de Marin sobre Recife anima Governo de Pernambuco Presidente da CBF afirmou nesta terça-feira que a capital pernambucana participará da Copa das Confederações
Por Daniel Santana
Recife
A notícia de que o Recife estará na Copa das Confederações de 2013 foi recebida com ares de confirmação oficial pelo Secretário Extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão. Segundo ele, o contexto em que a declaração foi dada justifica o otimismo do Governo de Pernambuco.
- A notícia veio da boca do presidente do Comitê Organizador da Copa no Brasil (e também da Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, logo após sair de uma reunião com o presidente da Fifa, com o Secretário Geral da Copa e com o ministro Aldo Rebelo. Não podemos desconsiderar o peso de uma afirmação dessas.
Ao mesmo tempo que mostrou tranquilidade com a notícia, Leitão fez questão de reforçar o compromisso do Estado em cumprir com os cronogramas acertados com a Fifa na última vistoria, realizada em abril.
- A responsabilidade é grande, mas ajustamos o cronograma das obras de modo que tudo - arena, sistema viário, obras de segurança, saúde e turismo - esteja pronto em fevereiro do ano que vem, talvez antes - destacou.
Apesar de destacar que os prazos estão sendo cumpridos, o secretário entende que a responsabilidade cresce com o “anúncio extraoficial”.
- Estamos ainda mais confiantes com a realização do evento, mas estamos conscientes que se as obras não andarem como o planejado a Fifa pode muito bem cancelar a participação do Recife. Por isso trabalharemos forte nestes nove meses para que tudo saia conforme o planejado e façamos da Copa das Confederações aqui no Recife um dos maiores eventos esportivos da história do Brasil.
A declaração de José Maria Marin foi dada em Zurique, na Suíça. No entanto, a confirmação oficial só deve ocorrer na segunda metade de junho, no Rio Janeiro, quando haverá nova reunião do Comitê Geral da Copa.