Técnicos da Fifa deixam PE otimista para Copa das Confederações Comitiva realiza última vistoria antes do anúncio final das sedes, em junho, e diz que andamento das obras está dentro do cronograma desejado

Por Tiago Medeiros Recife Pernambuco teve, nesta sexta-feira, um dia decisivo para a participação na Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho de 2013, e servirá de teste para o Mundial. A sexta, e última, vistoria técnica de representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 foi realizada com a participação de oito técnicos da entidade, sendo encabeçada por Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil. A visita aconteceu um dia após acompanharem o andamento das obras em Salvador, que também aguarda uma definição para sediar os jogos em 2013. Em Pernambuco, a comitiva sobrevoou as obras da arena e depois participou de uma reunião com representantes do Governo do Estado. O objetivo da visita era acompanhar o andamento das obras.
O grupo de técnicos foi dividido em dois com uma parte (formada por engenheiros) realizando uma visita às obras e a outra indo direto para a reunião. Era prevista uma caminhada pelo local, mas todo o monitoramento foi realizado do alto, num sobrevoo de helicóptero. Agora, Pernambuco espera o resultado do relatório técnico que será encaminhado à Fifa. O anúncio das sedes da Copa das Confederações acontece no final de junho, mas os representantes da Fifa estão otimistas quanto à presença de Pernambuco na competição. - A decisão não é nossa, mas pelo que vimos no local e pelo esforço do Estado, acreditamos que Pernambuco irá receber a Copa das Confederações. Antes mesmo do anúncio, aqui deixo meus parabéns a Pernambuco pelo esforço e comprometimento – disse Ricardo Trade diretor executivo de operações do COL.
O secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, também demonstrou otimismo após a visita dos técnicos da Fifa. - Fizemos nossa parte e acreditamos que convencemos a Fifa que vamos atender aos prazos estabelecidos (fevereiro de 2103) para entregar a Arena. A Fifa está preocupada com algumas obras de acessos viários, mas esclarecemos que essas obras estão sendo feitas. A mobilidade tanto para a Copa do Mundo como para a Copa das Confederações não será problema. Além disso, os jogos devem acontecer em dias de feriados, o que facilitará bastante. O secretário aproveitou ainda para informar que uma vez confirmada a participação de Pernambuco, o número de operários na obra (que hoje é de 3.015) será acrescentado para 5 mil. Arena Pernambuco A Arena Pernambuco está sendo erguida na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, e terá capacidade para 46 mil espectadores e está com 35% das obras concluídas. Serão gastos R$ 532 milhões na construção do complexo. Toda terraplanagem foi concluída, assim como 99% da fundação. O sistema viário e o estacionamento estão 61,3% concluídos. Os 3.015 funcionários estão trabalhando em dois turnos (um das 7h às 18h e outro das 18h às 4h25 da manhã). A construção já alcançou o pavimento mais alto da estrutura. Na ala sudeste do estádio, é possível observar a laje do terceiro piso onde estarão situadas as arquibancadas para o público geral, além de bares e banheiros. Ainda neste setor, a estrutura das duas rampas de acesso está praticamente concluída.