Sport se agarra ao retrospecto para chegar ao 40º título pernambucano Leão esteve presente em 15 das 20 decisões de 1992 para cá
Por GLOBOESPORTE.COM
Recife
Se depender do retrospecto dos últimos 20 anos, o Sport já está com uma mão na taça do Pernambucano. Garantido na final, o Leão foi vice em apenas uma oportunidade das 14 em que disputou o título de 1992 para cá - justamente na derrota do ano passado, quando perdeu o hexa estadual para o Santa Cruz. O rendimento garante um ótimo aproveitamento de 92,8%.
O Sport espera o vencedor da outra semifinal entre Santa Cruz e Salgueiro para conhecer o seu adversário. Das 14 vezes que decidiu o campeonato, seis foram contra o Santa Cruz, incluindo o seu único vice. Só em apenas três oportunidades um clube do interior tentou desbancar o Sport. Duas vezes o Porto ( 1997 e 1998) e o Central em 2007 - este o Leão ganhou os dois turnos e ficou como segundo colocado pela pontuação.
Desde 1992, apenas seis edições do Pernambucano não contaram com o Sport na decisão, resultando em 65% de participação do Leão na disputa pelo título. Náutico e Santa Cruz decidiram o estadual todas as vezes que os rubro-negros ficaram de fora.