FIG 2022 tem abertura marcada pelo reencontro dos amantes da cultura.


Está oficialmente aberta a programação do 30º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2022) que, nesta sexta-feira (15), proporcionou um grande encontro de quem faz cultura em Pernambuco e no Brasil. Além das atrações de peso que deram o tom artístico da primeira noite, houve uma solenidade de abertura no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Sesc-PE, parceiro do Festival, com participação de autoridades, artistas, produtores culturais e um público apaixonado que se reuniu para celebrar o retorno deste que é um dos maiores festivais de cultura e arte do País.

Participaram da solenidade de abertura do FIG 2022 o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino; o presidente da Cepe, Ricardo Leitão, o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, além de secretários municipais, gestores estaduais, fazedores de cultura e artistas. “Vamos iniciar mais um festival tendo a certeza de ser um evento a favor da cultura, da arte, do nosso povo e celebrando a vida”, celebrou o governador Paulo Câmara.

 

"Quero dizer que esse FIG é feito por muitas mãos, com muita gente que vem há um período construindo essa ideia, por meio da equipe da Secult-PE e da Prefeitura de Garanhuns, um parceiro constante na formulação do FIG que é um projeto de cultura pública. Nossa ideia é construir de fato um investimento que fique na cidade, mas que fique para o Brasil e para o mundo. Esse ato é, portanto, para celebrar a vida, celebrar as pessoas juntas e participando de algo fundamental que é a cultura", falou Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura.

 

 “Teremos a oportunidade de, durante 17 dias, conhecer mais do FIG, para poder vivenciar, curtir e aproveitar o clima maravilhoso que Garanhuns tem, de um povo belíssimo e acolhedor. A expectativa é de um milhão e 300 mil pessoas movimentando a cidade, trazendo desenvolvimento e renda”, destacou o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

 

SHOWS - A programação teve início com um show para convidados de Mariene de Castro, no Teatro Reinaldo de Oliveira, no CPC/Sesc. Além disso, o Palco Mestre Dominguinhos receberá um espetáculo de dança em celebração ao FIG 2022 e apresentações dos artistas Amor Eterno, Karynna Spinelli, Diogo Nogueira e Mumuzinho.

Mariene de Castro apresentou o repertório do show “Povo de Santo”, projeto que fala da ancestralidade afro-indígena, dos pontos de caboclo, dos cânticos sagrados e das músicas lançadas durante o período de isolamento, gravadas de dentro da sua casa. A artista faz nova apresentação neste sábado (16), às 18h e no mesmo local, com distribuição de ingressos uma hora antes do show.

 

Na sequência, o Palco Mestre Dominguinhos abriu com uma apresentação do espetáculo “Celebração - FIG 30 anos”. “O conceito da apresentação foi de celebração por estarmos todos vivos e pelo retorno das atividades culturais. É um espetáculo rápido e intenso, que tem como base a poesia de Luna Vitrolira falando das belezas das terras de Pernambuco, de seu povo e da beleza que o FIG é”, explicou Maria Paula Costa Rêgo, assessora de Dança da Secult-PE e quem assina a direção artística da montagem.

 

Ainda no Palco Mestre Dominguinhos, um grande público foi matar a saudade do Festival com uma noite de samba com shows de Amor Eterno, de Garanhuns; Karynna Spinelli, do Morro da Conceição, no Recife; e Diogo Nogueira e Mumuzinho, ambos do Rio de Janeiro.

 

Para mais informações e detalhes sobre a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, acesse www.culturape.gov.br/fig2022. Clique AQUI e confira a programação completa do Festival.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FIG 2022 NESTE SÁBADO (16)

 

TEATRO REINALDO DE OLIVEIRA (CPC – SESC GARANHUNS)

18h – Abertura oficinal do 30º FIG: Mariene de Castro, show “Povo de Santo”

(Ingressos distribuídos uma hora antes do show)

 

PALCO MESTRE DOMINGUINHOS

20h – Pedrinho Pontes

21h – Baião Granfino – Jorge Du Peixe

22h – Jorge Vercillo

23h30 – Marina Elali

1h30 – Odara Ôdesce

Mais fotos da cobertura do FIG 2022 no www.flickr.com/photos/fundarpe


Assessoria de Comunicação