30º Festival de Inverno de Garanhuns Quinta-feira, 21 de julho de 2022.


O 30º Festival de Inverno de Garanhuns nos brinda, nesta quinta-feira (21.07), com muitas possibilidades. Dentre elas teatro, performance e música erudita. O FIG tomou conta da cidade disponibilizando 25 polos localizados em diferentes pontos, apresentando atrações das mais variadas linguagens artísticas.

Nesta quinta-feira (21.07), às 18h, o Palco Estação apresenta Um copo de Veneno, com a cantora, atriz e pianista Cida Moreira, criadora da personagem Dama Cabaré que surgiu nos palcos, migrou para a televisão e agora segue na música.

Já o Palco Conservatório conta com dois momentos: às 16h sobem ao palco o violinista, músico, produtor musical, compositor e arranjador Rogério Caetano no violão 7 cordas e o compositor, pianista e arranjador carioca Cristóvão Bastos no piano. Às 21h é a vez de prestigiar Hercules Gomes no piano e o Regional de Choro com o show Tia Amélia para sempre, que homenageia a pianista Amélia Brandão Nery (1897-1983), a Tia Amélia.

O CPC/SESC apresenta, às 20h, o monólogo Tragam-me a cabeça de Lima Barreto, com interpretação de Hilton Cobra, criador da Cia dos Comuns, do Rio de Janeiro. O espetáculo apresenta uma sessão imaginária de uma autópsia realizada na cabeça do escritor Lima Barreto, conduzida por um Congresso de Eugenistas no Brasil, no início do século XX, com o intuito de investigar como um cérebro como o do escritor, que era considerado inferior por eles, poderia ter produzido e publicado trabalhos de tamanha qualidade. A partir de conflitos íntimos a peça nos apresenta facetas de Lima Barreto atravessando temas como loucura, racismo e outros enfrentamentos políticos e literários da sua época.

Uma das características mais marcantes do FIG é a pluralidade artístico cultural que engloba atrações locais e nacionais. Sendo assim, a trigésima edição do evento não poderia ser diferente. Após uma pausa de dois anos devido a pandemia de COVID-19, o festival está de volta com mais de 800 atrações das mais variadas linguagens artísticas. O festival segue até o dia 31 de julho.

Da Assessoria.