Única vez nos últimos 10 anos que Náutico conseguiu seis vitórias seguidas na Série B foi em 2016.


 Para chegar a 63 pontos, uma margem segura para o acesso à primeira divisão, o Náutico precisa de um feito raríssimo: conquistar seis vitórias seguidas na Série B. A única vez que o time conseguiu tantos triunfos em sequência nos últimos 10 anos - quando disputou a competição sete vezes (incluindo a atual) - foi em 2016.

Naquela edição, o Náutico conseguiu ganhar seis partidas seguidas entre a 26ª e a 31ª rodadas:

Náutico 3 x 1 Paysandu (26ª rodada)

Paraná 1 x 2 Náutico (27ª rodada)

Náutico 3 x 1 Vasco (28ª rodada)

Bragantino 0 x 1 Vasco (29ª rodada)

Náutico 2 x 0 Brasil de Pelotas (30ª rodada)

Náutico 1 x 0 Ceará (31ª rodada).

Na edição de 2016, mesmo com uma sequência tão boa de resultados, o Náutico não conseguiu subir. Por muito pouco. Ficou na quinta posição, com 60 pontos, três atrás do Bahia, o quarto colocado. Se houvesse vencido a última partida, contra o Oeste, em casa, teria subido (ficaria com uma vitória a mais do que o Esquadrão de Aço).

Marca difícil

É importante ressaltar que o Náutico não conseguiu seis vitórias seguidas nem em temporadas em que foi muito bem na Série B. Em 2011, por exemplo, quando subiu como vice-campeão, o Timbu não fez mais do que três vitórias em fileira (entre as rodadas 9 e 11, contra Guarani, Icasa e Guaratinguetá).


Neste ano, quando teve uma sequência de 14 jogos sem perder, o Náutico também não fez seis vitórias seguidas. O máximo que conseguiu foram cinco resultados positivos, nas cinco primeiras rodadas da competição, quando derrotou CSA, Vitória, Guarani, Vila Nova e Botafogo.

Na temporada, porém, o time de Hélio dos Anjos já conseguiu o feito de seis vitórias seguidas. Ou melhor: superou-o. Nas sete primeiras rodadas do Pernambucano, a equipe ganhou sete jogos consecutivos (contra adversários que jogam divisões inferiores ou que não participam do torneio nacional):

Náutico 5 x 0 Central (1ª rodada do Pernambucano)

Sete de Setembro 0 x 1 Náutico (2ª rodada do Pernambucano)

Náutico 3 x 1 Vera Cruz (3ª rodada do Pernambucano)

Náutico 4 x 1 Vitória-PE (4ª rodada do Pernambucano)

Retrô 1 x 4 Náutico (7ª rodada do Pernambucano)*

Náutico 2 x 1 Santa Cruz (6ª rodada do Pernambucano)

*O jogo, da sétima rodada, foi antecipado.

Por Redação do ge — Recife