De volta à Série D, Santa Cruz precisa de bom Estadual para garantir calendário em 2023; entenda.


 De volta à Série D após dez anos, o Santa Cruz tem o acesso à terceira divisão do futebol nacional como o principal objetivo para a próxima temporada. Porém, em um cenário de insucesso, o Tricolor vai precisar ter realizado uma boa campanha no Campeonato Pernambucano para garantir a disputa do Campeonato Brasileiro no calendário de 2023.

Com exceção dos quatro rebaixados da Série C, todas as outras vagas da Série D são conquistadas via competições estaduais. No caso de Pernambuco, os dois melhores colocados do Estadual, com exceção dos clubes que disputam divisões superiores, garantem a classificação para a quarta divisão.

Sendo assim, o Santa Cruz vai precisar chegar ao menos na semifinal do Estadual. Se dois dos outros três semifinalistas forem Sport e Náutico, o Tricolor terá garantida uma vaga na Série D de 2023, independentemente da campanha na edição de 2022 do torneio. Sem representante na Série C, Pernambuco tem todos os outros times de olho na disputa pela participação na Quarta Divisão.

Com a eliminação na seletiva para a Copa do Nordeste e a não obtenção de um lugar na Copa do Brasil, o Santa só vai ter o Campeonato Pernambucano como competição no primeiro semestre do próximo ano. Com apenas 24 partidas garantidas no ano, o clube coral pode ter o menor calendário numa temporada desde 1967.

Com maior tempo de preparação em relação aos rivais locais, que ainda estão em atividade nas Séries A e B, o Santa Cruz aposta na experiência que o técnico Leston Júnior tem na Série D. Em 2020, o treinador chegou ao vice-campeonato da competição com o Floresta - obtendo um inédito acesso na história do clube cearense. Na decisão, a equipe acabou perdendo o título para o Mirassol.

Por Alexandre Ricardo — Recife