IFPE anuncia 4.631 vagas para 2022.1 e seleção por nota do Enem e histórico escolar pelo segundo ano.


 O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (18), o edital do Processo de Ingresso 2022.1. Pelo segundo ano, devido à pandemia, não haverá provas. A seleção será feita por meio de análise do histórico escolar dos ensinos fundamental e médio, a depender da modalidade de curso, e da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, são oferecidas 4.631 vagas em 16 campi, 199 a menos que 2021.1. Não haverá vagas para a modalidade de Ensino a Distância (EAD). As inscrições são gratuitas e começam na terça-feira (19), exclusivamente pelo site do Processo de Ingresso. O prazo vai até 7 de novembro.

De acordo com o professor José Carlos de Sá, reitor do IFPE, neste ano foi incluído um prazo para que eventuais erros no processo de inscrição sejam corrigidos pelos candidatos.

“Verificamos um excessivo número de erros dos estudantes, de encaminhar documento errado, sem assinatura. Havia um problema grande de exclusão por causa disso. Criamos uma nova etapa para retificação de inscrições. Divulgamos uma lista preliminar, apontando os estudantes que tenham problemas com as inscrições, e eles têm dois dias para retificar”, declarou.

Do total de vagas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade subsequente, para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos integrados ao ensino médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja, para qualificação profissional durante a educação de jovens e adultos (EJA).

Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Também há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes que moram no campo (veja vídeo acima).

De acordo com o professor Assis Leão, pró-reitor de ensino do IFPE, para os candidatos às vagas dos cursos técnicos nas modalidades integrado, Proeja e subsequente, a análise será do desempenho escolar nas disciplinas de português e matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.

Os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre a opção da nota geral do Enem ou a do desempenho escolar, esta última também com base no histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota geral do Enem, serão aceitas as notas de uma das cinco últimas edições do exame, de 2016 a 2020.

“As vagas são distribuídas em 62 cursos. Os cursos subsequentes concentram o maior número de vagas e cursos, são nosso carro-chefe. Há escolas que não fazem avaliação em nota, mas em conceitos. Nesses casos, faremos a equivalência”, afirmou o professor Assis Leão.

Quem optar pelo desempenho escolar deverá usar as notas referentes das disciplinas de português, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), matemática, física, química, biologia, história e geografia ou disciplinas equivalentes, do primeiro e segundo anos do ensino médio.

Os campi ficam localizados em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Para esclarecer dúvidas, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.1 disponibiliza o canal virtual através da página da instituição, que ficará ativo durante todo o período do Processo de Ingresso.

Inscrição

O candidato deverá inserir no sistema a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar documentos comprobatórios das notas. No caso de quem optar pelos cursos superiores pelas notas do Enem, é preciso anexar o boletim, de acordo com a edição escolhida.

Os documentos precisam conter o nome completo do candidato, a edição do Enem, número de inscrição, CPF e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame.

O candidato deverá, ainda, inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Quem escolher histórico escolar ou certificação equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. Nesse caso, também é preciso constar no documento carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola.

Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola.

Também é preciso inserir manualmente as médias de português e matemática, de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do ensino fundamental, se integrado ou Proeja; e do Ensino Médio, se for para os cursos subsequentes.

Para os cursos da área de música, haverá uma etapa de avaliação específica. Um vídeo com uma performance poderá ser enviado.

Cronograma do processo

Inscrições: de terça-feira (19) a 7 de novembro, pelo site

Avaliação Específica em Música (Envio ou entrega da gravação): de 10 a 12/11

Lista preliminar de inscrições: 24 de novembro

Retificação de inscrições: entre 25 e 26 de novembro

Lista final de inscrições e resultado preliminar: 7 de dezembro

Prazo para recursos: 9 e 10 de dezembro


Por Pedro Alves, g1 PE