Invicto na Série B, Náutico é o time com menos derrotas entre todas divisões do futebol brasileiro.


 Eu acredito que (o Náutico) seja a equipe que menos perdeu no futebol brasileiro nesta temporada.

A declaração acima é do técnico do Náutico, Hélio dos Anjos. E ele tem razão. Não há, entre os 124 times que disputam o Campeonato Brasileiro – considerando as quatro divisões -, quem tenha perdido menos do que o Timbu na temporada 2021, que sofreu apenas um revés. No máximo, há quem empate.

Entre as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, apenas São Raimundo-RR e Cascavel tem a mesma quantidade de derrotas na temporada. Ambos disputam a Série D.

Na vice-liderança do Grupo 1, o time de Roraima perdeu apenas para o GAS, pelo estadual. Foram 19 partidas até o momento, com 12 vitórias e seis empates. O clube paranaense, por sua vez, ocupa a primeira posição do Grupo 8 e a sua única derrota foi diante do Avaí, pela Copa do Brasil. Na temporada, são 22 jogos, com 13 vitórias e oito empates.

O único revés timbu

Em toda a temporada, a equipe liderada pelo experiente Hélio dos Anjos tem um único resultado negativo - contra o Sport, pela primeira fase do Campeonato Pernambucano.

Na ocasião, o time alvirrubro preservou jogadores que estavam pendurados com dois cartões amarelos, de olho na semifinal do estadual, e acabou sendo superado por 3 a 0. Foi a única derrota do Náutico no título pernambucano e na temporada até o momento - ao contrário da maior parte dos rivais, o Timbu não disputou Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Entre Pernambucano e Série B, o Náutico disputou 25 jogos e soma 16 vitórias e oito empates - num aproveitamento de 74,6%. Na comparação com os clubes da Série A, os números ficam acima de Atlético-MG (73,8%), Fortaleza (72,3%) e Flamengo (70,3%).

Entre os 20 times da elite do futebol nacional, o Bragantino é o único que ainda não perdeu no Brasileiro. Porém, os paulistas foram superados em dois jogos da Copa Sul-Americana e do Campeonato Paulista, além de um resultado negativo na Copa do Brasil.

Na Série B, o Náutico coleciona oito triunfos e cinco empates. Com 29 pontos, surge como um dos candidatos não só ao acesso à Série A, que não acontece desde 2011, como também ao título de uma edição que conta com gigantes do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Botafogo e Vasco.

Por Alexandre Ricardo — Recife