Dom Dino lança livro para lembrar 30 anos de episcopado.


 São trinta anos de vida episcopal que perpassaram da Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, sempre a serviço da Igreja, e um desejo perene de aprender com cada momento. A história de Dom Dino Marchió, Bispo Emérito de Caruaru (PE) é contada na nova obra da Angelus Editora, em co-edição com a Editora Fazenda Esperança.

Conhecido como “o Bispo Alegre na Esperança”, Dom Dino, que é cofundador da Fazenda da Esperança e membro do movimento dos Focolares ressalta momentos da sua formação, destacando sua família, as suas amizades, a Igreja e a humanidade presente nas inúmeras pessoas encontradas ao longo de sua vida e do seu ministério.

O livro, dividido em 7 capítulos e 224 páginas, evidencia a vibração do prelado, mesmo diante dos desafios dos tempos que viveu. “É edificante perceber, ao longo da sua narrativa, uma constante atitude positiva diante dos acontecimentos, até os mais dramáticos, e diante das pessoas as mais diferentes, fruto não de um posicionamento
de neutralidade, mas de uma dialética que inspira toda a sua vida e lhe permite ser livre e autêntico: a dialética da unidade”, descreveu na introdução do livro, Dom Francisco Biasin, Bispo Emérito da Diocese de
Barra do Piraí – Volta Redonda.

Diante de tantas histórias de vida, Dom Dino ainda provoca o leitor a repensar sempre sua trajetória de vida, já que o desejo de compreender as mudanças do mundo é uma de suas características mais marcantes. “Ao longo de minha vida procurei a estrela ou fui atrás de ilusões? E hoje, para onde está voltado o meu olhar? Lembrando
alguns momentos da minha história, estou entendendo melhor o sentido da minha vida”, narra.

A publicação promete ser um convite ao leitor para a reflexão de sua própria trajetória de vida, e uma inspiração a enfrentar os desafios e as inseguranças dos tempos atuais. Como o próprio autor convida, “Viver o Evangelho, confiar em Deus, permitir que Deus seja Deus, eis a solução dos nossos problemas, individuais e sociais! Avança quem sabe valorizar os dons da inteligência e da liberdade recebidos do Criador. Avança quem se deixa guiar pela luz do Deus!”.

A parceria entre a Angelus Editora e Fazenda da Esperança beneficiará mais de 140 casas espalhadas pelo mundo, em 23 diferentes países. Lançamento oficial – Neste sábado, dia 26, a live “Viver com Esperança”, transmitida pela Rede Vida de Televisão, com participação de Dom Dino marcará o lançamento o livro.

O programa tem início às 20h. Também no próximo dia 29 de junho, o projeto Fazenda Esperança celebra seu aniversário, data em que será comemorado o aniversário de 30 anos de ordenação episcopal de Dom Dino.

Sobre o autor –

Dom Bernardino Marchió (Dom Dino), nasceu aos 6 de setembro de 1943 na Itália- Cidade de Busca (Piemonte) – filho de Constantino Francisco Marchió (agricultor) e de Giovanna Giordano (dona de casa e mãe de 6 filhos): com 8 anos ficou órfão do Pai. Estudou na Escola Pública de Busca e, aos 11 anos, entrou no Seminário da Diocese de Saluzzo onde continuou os estudos clássicos e fez os cursos de Filosofia e de Teologia.

Foi ordenado presbítero na Matriz de Nossa Senhora da Assunção em Busca no dia 29 de junho de 1968. Prestou 7 anos de serviço pastoral na Paróquia de Bagnolo Piemonte, na Diocese de Saluzzo. Chegou ao Brasil em Palmares (PE) como missionário “fidei donum” no dia 31 de outubro de 1975, onde atuou como Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese até junho de Eleito Bispo Coadjutor de Pesqueira pelo Papa São João Paulo II, foi ordenado em Palmares em 29 de junho de 1991. Em maio de 1993, foi nomeado Bispo Diocesano de Pesqueira local em que permaneceu
até a nomeação do seu Sucessor, Dom Francisco Biasin, em outubro de Transferido para a Diocese de Caruaru, iniciou a sua missão aos 12 de janeiro de 2003 e ficou até à renúncia, por limites de idade.

O seu sucessor, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, tomou posse no dia 19 de setembro de 2019. Como Bispo, exerceu vários serviços à Igreja. No Regional Nordeste 2, foi Bispo referencial para a Catequese, a Pastoral Juvenil, a Pastoral do
Menor e da Criança e as Novas Comunidades.

Por 8 anos, foi membro do Conselho Permanente da CNBB e Membro da Comissão Nacional da Juventude. Foi também Administrador Apostólico, por 9 meses, da Diocese de Nazaré em Pernambuco. Dom Dino, como Bispo Emérito, reside atualmente em Caruaru (PE) e acompanha o Movimento dos Focolares e a Fazenda da Esperança.

Do Blog do Mário Flávio.