Porquê a imprensa?

 

Acusada de fazer complô para derrubar candidaturas, atacada por não esconder as verdades de quem pouco mostra proposituras para o município. A imprensa foi escolhida como o adversário errado de quem não consegue nem se sustentar como pré-candidato, e toda hora precisa dos meios de comunicação da cidade para ratificar o seu nome na disputa.

A disputa de uma eleição municipal é sempre muito concorrida, e qualquer coisa por mínima que seja, vira um motivo para grandes discussões, principalmente quando o pleito se passa em cidade do interior, onde o partidarismo inflama os nervos, e deixa as pessoas fora de si.

A desorganização da oposição em Toritama, é um grande reflexo da falta de liderança, que até aqui não foi conquistada, e portanto não atingiu o objetivo de mostrar à quê veio. Sem conseguir unir os grupos por não apresentarem propostas adequadas que convenham à todos os envolvidos na disputa, a oposição têm atirado para todos os lados, na famosa tentativa de achar o boi de piranha.

A imprensa por sua vez, responsável por divulgar o que acontece no meio político diariamente, têm sido alvo de ataques de opositores ao governo, seja na Câmara de Vereadores, ou nas mídias sociais, o discurso de ódio de oposicionistas têm crescido em relação aos meios de comunicação da cidade. O mais engraçado de tudo isso, é que quando precisam divulgar algo, as suas assessorias buscam esses mesmos meios, para publicar o pouco de conteúdo que estes têm apresentado. Pelo menos por esse blog, nunca foi negado espaço para divulgação de material que seja interessante para a sociedade. O problema é que está faltando conteúdo, e creio que isso não seja problema da imprensa tão apedrejada. E antes que o considerem, este não é um texto de vitimização, haja visto que da minha parte, pouco importa a opinião de quem se utiliza de falar mal, por não ter o que mostrar.

E em se tratando da falta de habilidade política, falta também o entendimento do que realmente é imprensa, pois na sua essência, ela é livre, e tem liberdade de expressão para trabalhar de forma respeitosa. Mas parece que os políticos acham que todo comunicador pelo menos em Toritama, faz uso das mesmas negociatas políticas que estes se utilizam e fazem questão de escancarar em entrevistas. Só esquecem que para virarem notícia, precisam dela, seja de ruim ou de bom, mas se não for por ela, eles nem aparecem, que o diga o conteúdo das lives colocadas no ar até aqui.

Este blog como parte da imprensa responsável, e que presta serviço ao município, continua sendo parte importante da liberdade de expressão. Basta que as vezes os impactados pelo conteúdo, observem que aquilo que está escrito e assinado, trata-se de opinião própria, e não generalização da imprensa. O que está faltando mesmo, é saber diferenciar uma coisa da outra. Mas há quem acredite que calando a imprensa ou menosprezando o trabalho dos profissionais que fazem parte dela, vão conseguir esconder as manchas de um passado recente, cujo histórico o povo da cidade sabe de toda a verdade. Boa sorte aos postulantes ao cargo da majoritária e da proporcional, que só precisam entender que na ância de bater, escolheram o adversário errado.

Por Jessé Aciole