"Eu não vejo propostas para nossa cidade infelizmente" Diz Andson Nunes sobre o contexto político de Toritama.

 Educação e pandemia, gestão pública e a opinião sobre o ambiente político como reflexo para o futuro educacional no município, foram temas do primeiro Conteúdo em Pauta.



"As preocupações muitas vezes estão no material, estão no tijolo, e educação é muito mais do que tijolo... Educação transforma".

Na estréia do programa Conteúdo em Pauta, que é uma parceria entre os Blogs Informativo Toritamense e Blog do Jessé Aciole, o assunto foi educação em tempos de pandemia com o Professor Andson Nunes. Entre os assuntos abordados, estiveram a educação pública, sua gestão na pasta da educação em 2011, e o contexto político voltado para o futuro da educação na Capital do Jeans. 


Entre os variados pontos levantados pelo entrevistado durante a conversa, algumas questões chamaram atenção com relação ao momento atual da cidade. O Professor Andson, colocou como continuidade a questão do IDEB, algo que é muito lembrado porque em sua gestão na pasta da educação, o município atingiu a meta, e ele lembra que não foi uma questão dele, mas sim uma construção de todas as pessoas que o antecederam, e também de todos os profissionais e estudantes, os quais o professor lembra com muito destaque.

Ainda sobre a continuidade dos trabalhos em educação no município, Andson cita que cada governo trabalha com uma metodologia, mas que é preciso ser coerente pela manutenção dos trabalhos, para que o ensino e os números de qualificação apareçam. Ele ainda faz questão de lembrar que não adianta apenas estruturar o ambiente, quando se faz necessário cuidar com maior zelo dos profissionais, e cita o método Paulo Freyre de educar, pois quando há interesse das duas partes, aluno e professor em um foco comum, as coisas acontecem.

O Professor lembrou da sua gestão à frente da educação como algo que ele considera nada anormal, pois segundo ele "não construí escolas, eu não fiz nada de muito grandioso, mas eu respeitei as pessoas, eu ouvi as pessoas atentamente, e provei do que era oferecido aos meus alunos para garantir que estava tudo bem". E completa falando sobre a grande obra de sua gestão. "A grande obra de 2011 foi uma construção que não foi de tijolos, foi uma construção de respeito, construção de diálogo, que é uma característica de minha pessoa".

Sobre o âmbito político atual, Andson é enfático em dizer, "vejo com tristeza, porque eu não vejo propostas para nossa cidade infelizmente. O que nós vemos de um lado e de outro, são questões pessoais vindo à tona, demostrando apenas projetos particulares. Infelizmente nós não vemos as pessoas sentando para definirem metodologias que possam ser mais efetivas para nossas crianças, a gente não vê ninguém propondo situações que junto com a educação constroem a personalidade, constroem o ser humano... As preocupações as vezes estão no material, no tijolo, e educação é muito mais que tijolo.

O programa teve duração de uma hora, e contou com a participação dos internautas que representados pelo comunicador Éder Tenório puderam expressar suas opiniões dentro da programação. O próximo programa vai ao ar na terça-feira (18).

Confira o vídeo clicando o link Programa Conteúdo em Pauta

Por Jessé Aciole.